Anders trabalhou na Ramboll, uma das maiores empresas de AEC da Dinamarca e a nível mundial. Ele cria pequenos e grandes projetos, modela maioritariamente no SketchUp, e produz fotos renderizadas de alta qualidade, vistas aéreas e percursos animados recorrendo ao Lumion.
1. Planear com antecedência
Antes de começar, interrogue-se: "O que defino como projecto central e o que constitui o contexto?". Tente reduzir os detalhes do terreno na área definida como contexto ao utilizar grandes triângulos/polígonos. Coloque o contexto numa TAG SEPARADA uma vez que os modelos funcionam mais harmoniosamente quando a camada de contexto está congelada. Quando visualiza o seu projecto num software de renderização externo, como o Lumion, é boa ideia exportar a geometria do contexto num ficheiro de SketchUp separado. Pode então importá-la na sua renderização mas lembre-se de manter as localizações originais dos ficheiros do SketchUp.
VEJA TAMBÉM: Está na hora de aprender a trabalhar no SketchUp2. Baixa e Alta Resolução
Tenha consigo as imagens aéreas de baixa e alta resolução, em camadas separadas. Pode trocar as imagens de baixa resolução por alta resolução quando necessário no editor de textura. Tente guardar imagens aéreas grandes utilizando um editor de imagens como o Photoshop. Lembre-se de reduzir a qualidade de imagem do seu ficheiro .jpg para reduzir o tamanho sem comprometer a qualidade da imagem. Uma vez que o SketchUp já não pertence à Google, deixou de ser possível aceder às imagens de alta resolução fornecidas pelo Google Earth. No entanto, elaboramos um vídeo onde lhe explicamos como georreferenciar essas imagens através de um pequeno truque...
3. Acordar e coordenar o modelo antecipadamente com cada colaborador
Arquitectos e engenheiros privilegiam softwares especializados para realizar as suas tarefas. Antes de qualquer trabalho de modelação, execute as exportações e importações dos respetivos softwares para o SketchUp. Isto permitirá que cada esforço seja sintetizado num modelo principal enquanto o projecto se desenvolve e nenhum trabalho é desperdiçado.
VEJA TAMBÉM: Saiba como a VMArquitectura usa o SketchUp para a elaboração de casas de sonho
Tente colocar o eixo do seu modelo na origem do SketchUp para melhorar a estabilidade visual e reduzir o recorte geométrico ao fazer zoom. Trabalhar com detalhes mais pequenos num modelo de cidade grande pode ser um grande desafio, e o recorte irá ocorrer. Normalmente soluciono esta questão copiando a geometria que gostaria de desenvolver e colando (Edit > Paste in place) num novo ficheiro SketchUp. Uma vez terminada a preparação dos detalhes, copio e volto a colar no modelo da cidade, uma vez mais utilizando a função de colar no local (Paste in place).
4. Agrupar objectos de forma sensata
Tente agrupar objectos, por exemplo, edifícios em blocos de cidades, e criar um sistema que seja aplicável em todo o modelo. Se mantiver todos os objectos modelados como peças ou geometria "explodida" num único grupo em vez de pequenos grupos, a sua substituição levará muito tempo a carregar. Como no exemplo, é muito mais eficiente substituir apenas certos blocos de cidades depois de alterados. Aproveite o Outliner do SketchUp para ver os seus grupos, componentes e planos de secções como uma árvore hierárquica. Encontre-o na Barra de Menu > Janelas > Outliner. A capacidade de reorganizar, renomear e esconder elementos torna a gestão de grandes modelos muito mais fácil. Para perceber melhor como funciona a ferramenta OUTLINER, por favor, veja este vídeo.
VEJA TAMBÉM: PreDesign - "Oiça" o Sítio antes de começar a projectar5. Optimizar a vista de renderização
Guarde o pó mágico para mais tarde e melhore a velocidade de desenho fechando elementos desnecessários tais como Perfis, Depth Cue, Extensão, Endpoints, Jitter, Sketchy Edges, e sombras.
Para melhor perceber como funcionam os estilo no SketchUp, aconselhamos que dê uma vista de olhos neste tutorial onde lhe mostramos alguns dos estilos disponíveis.
Os Estilos Rápidos do SketchUp têm estas características desactivadas automaticamente e são fáceis de detectar com o ícone do relógio verde. Considere a redução da qualidade da textura de visualização e o anti-aliasing (uma técnica para fazer com que as linhas dentadas nos gráficos pareçam mais suaves) ao modelar. Para além disso, a selecção da definição Fast Feedback irá melhorar o desempenho do SketchUp, especialmente com modelos grandes. A performance do Sketchup pode ser melhorada alterando a configuração da placa gráfica, conforme é explicado neste tutorial.
Defina a prioridade da sua Unidade de Processamento Gráfico (mais sobre isto a seguir) para optimizar o desempenho em detrimento da qualidade - terá de ver o que o fabricante do seu dispositivo aconselha.
VEJA TAMBÉM: Conheça a Poliwork a empresa que remodela casas de banho com a ajuda do SketchUp Pro6. Escolha criteriosamente o seu renderizador
Um renderizador é simplesmente um software que cria imagens fotorrealistas e não fotorrealistas a partir de um modelo 3D. Há muitas extensões de renderização que funcionam em combinação com o SketchUp. Clarifique as propriedades dos resultados desejados com base no que é mais apropriado para a sua fase de trabalho e tipo de projecto. Precisa de fotografias (desenhos 2D ou imagens 3D) ou animações (3D com movimento)? Exportações de alta, média ou baixa resolução? Resultados conceptuais ou fotorrealistas? "No meu trabalho, costumo utilizar o Lumion ou o ARCHLine.XP Live que funcionam bem tanto para animações (3D com movimento) como imagens estáticas", diz Folkedal.
Tenha em conta que o Lumion LiveSync para SketchUp - uma ferramenta de renderização em tempo real semelhante à Enscape - é bastante complexo e irá colocar uma grande pressão sobre o desempenho das suas máquinas. Para melhorar a sua experiência, utilize o renderizador sem Livelink e volte a carregar o seu modelo SketchUp em intervalos. Basta preparar numa chávena de café enquanto espera.
7. Limpe, limpe, limpe
SketchUp armazena os componentes, estilos e materiais que acrescentou ao seu modelo, mesmo que os tenha apagado ou substituído, para o caso de precisar deles mais tarde. Para se livrar deles, terá de dizer ao SketchUp para os eliminar. Purge Unused, uma funcionalidade nativa do SketchUp, pode reduzir consideravelmente o tamanho do seu ficheiro e reduzir o tempo necessário para guardar e carregar o seu modelo. Veja como fazer isso neste vídeo.
8. Ajustar as definições de Auto-save
Isto pode não lhe ocorrer com frequência, mas vale a pena ponderar. Gravar automaticamente um modelo grande a cada cinco minutos raramente vale a pena. Aumente o tempo entre as gravações automáticas para reduzir o tempo de processamento. Por outro lado, não se pode dar ao luxo de perder demasiadas horas de trabalho, por isso encontre um equilíbrio e grave automaticamente a cada 20 - 25 minutos.
VEJA TAMBÉM: Como utilizar o SketchUp como ferramenta BIM9. Mude o aspecto do seu modelo
Alavanque os estilos de visualização do SketchUp e alterne entre a textura completa, o modo de raio X e a modo de caixa branca (usando o estilo monocromático do SketchUp) para manter o seu modelo a carregar tranquilamente.
Modele elementos existentes, mesmo que não seja estritamente necessário. Acrescentar familiaridade ao modelo, tanto em geometria como em texturas, ajudá-lo-á a comunicar melhor com o seu cliente e equipa. Veja as dicas que partilhamos consigo este vídeo. Não se esqueça de se divertir!
10. Leve sempre o modelo às reuniões
Para além das renderizações e desenhos, faça sempre do seu modelo a peça central das conversas com o cliente e a equipa. Muito esforço e ponderação foram investidos nele, por isso tire o melhor partido possível. Descobri que ajuda a alinhar os diferentes intervenientes em torno do contexto e elimina a ambiguidade durante as discussões. Coloque-o na parede ou num ecrã e faça dele a âncora para as discussões da sua equipa.
Dica Bónus - Tenha um computador potente
Alguns minutos poupados podem somar horas preciosas que poderiam ser gastas em outros trabalhos. Sabe melhor que tipo de trabalho faz, como os seus modelos precisam de ser construídos e o que procura alcançar. Considere a renderização em nuvem para projectos maiores, aproveite o armazenamento em nuvem com soluções como a Trimble Connect para libertar espaço no seu computador.
Algumas especificações a ter em conta: Unidade Central de Processamento (CPU): O cérebro do computador efectua a maioria das operações de entrada e saída. Tem um impacto no processamento dos seus comandos como cliques do rato ou instruções do teclado, e neste cenário, a sua facilidade de modelação. Note que a modelagem 3D é um processo lógico, onde, por exemplo, o passo 2 depende da existência do passo 1. Não pode tirar partido de múltiplos núcleos para dividir e triturar tarefas em simultâneo (multithreading). Unidade de Processamento Gráfico (GPU): Como o nome indica, esta unidade de processamento é dedicada à renderização, retira a carga do CPU, e permite uma renderização mais rápida da imagem e melhores resultados visuais. Memória de Acesso Aleatório (RAM): A memória de curto prazo do seu computador guarda a informação de que o seu CPU necessita para executar tarefas que requerem muita memória. Uma RAM maior e melhor irá melhorar a velocidade da modelagem e permitir mais multitarefas. Tudo considerado, pesquise as especificações e requisitos necessários para o software que utiliza frequentemente e tome uma decisão informada sobre o que funcionará melhor para si.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|