E em que é que o nosso Software de desenho de cozinhas e roupeiros o pode ajudar nessa eficácia? Providenciando ferramentas que permitam a criação de bibliotecas pessoais em que, na hora de criar uma cozinha, você não seja obrigado a criar tudo de novo. "Nada se cria, tudo se transforma"....
1. Crie o espaço da cozinha rapidamente
No KDMAX existe uma ferramenta que lhe permite desenhar num ápice não um mas vários espaços de uma forma muito expedita. Apenas tem de especificar qual a forma base da cozinha e dos espaços complementares e definir as medidas de cada uma das paredes que lhe é solicitada. Veja como é rápido e simples, neste vídeo...
2. Acrescente rapidamente linhas de projectores de iluminação
Em vez de adicionar projectores de iluminação num tecto, uma a um, o KDMAX possui uma ferramenta que lhe permite criar alinhamentos com projectores equidistantes. Basta definir um alinhamento, indicar quantos projectores pretende criar e "explicar" ao KDMAX se pretende colocar um projector no primeiro ponto do alinhamento, ou no último, ou em ambos ou em nenhum e este Software de desenho de cozinhas e roupeiros irá proceder de acordo com as suas preferências.
3. Crie o seu catálogo de modelos de cozinha
Porque não cria as suas próprias linhas de mobiliário, com os puxadores que mais habitualmente vende, os materiais que os clientes mais lhe pedem e demais características de cada um dos elementos das cozinha que fabrica? Com esta medida, não só você consegue mais facilmente expor as suas ideias ao cliente e realizar o projecto em 3D em menos tempo, como também consegue facilitar o fabrico, uma vez que se geram rotinas no fabrico industrial que simplificam processos e reduzem custos consideravelmente. Crie os seus próprios estilos de cozinha e adicione-os, com um nome, à biblioteca do KDMAX e poupe tempo a configurar a cozinha. O processo é muito simples conforme pode ver neste vídeo.
4. Adicione revestimentos cerâmicos à biblioteca do KDMAX
Se tem as texturas dos revestimentos cerâmicos providenciados pelos seus fornecedores, porque não os adiciona à biblioteca de revestimentos cerâmicos do KDMAX? É extremamente simples e permite-lhe poupar imenso tempo na hora de decorar o espaço da cozinha conforme pode ver neste vídeo. Além da textura, defina parâmetros como o reflexo, a rugosidade e o "bump map" (saliência das peças cerâmicas), além de, obviamente, a dimensão do mosaico cerâmico de acordo com as dimensões reais.
5. Adicione texturas à biblioteca de balcões de cozinha
Também no caso dos materiais utilizados nos balcões de cozinha, quer sejam granitos, quer sejam mármores ou pedras artificiais, é possível adicionar as suas texturas à biblioteca do KDMAX. Neste vídeo utilizamos como exemplo a obtenção de texturas de vários granitos sobejamente conhecidos, a criação de uma pasta no computador com todas as suas imagens de textura e a criação de uma biblioteca de materiais de balcões de cozinha no KDMAX.
6. Crie os seus próprios módulos de cozinha
Se o módulo de cozinha que pretende adicionar não está incluído na biblioteca do KDMAX, existe a possibilidade de criar você mesmo os seus próprios módulos a partir de outros já existentes na biblioteca do nosso Software de desenho de cozinhas e roupeiros. A grande vantagem é que pode adicionar esse mesmo módulo à sua própria biblioteca e, desta forma, já não terá refazer repetidamente o mesmo trabalho.
7. Altere o catálogo de módulos de cozinha do KDMAX
O trabalho que lhe vamos propor de seguida é bastante meticuloso e demorado, mas pode trazer muitas vantagens se as dimensões dos módulos de cozinha que fabrica são muito diferentes das que são disponibilizadas na biblioteca de catálogo do KDMAX. Seguindo as instruções deste vídeo, você pode editar as dimensões de todos os módulos da biblioteca deste Software de desenho de cozinhas e roupeiros para as ajustar exactamente às dimensões que normalmente utiliza. Não é o trabalho mais interessante desta série, mas trará óptimos frutos a médio-longo prazo.
8. Está com falta de ideias? Deixe o KDMAX criar uma cozinha por si
Uma forma interessante de começar a desenhar uma cozinha em 3D é utilizando a ferramenta de desenho de "cozinha automática" do KDMAX, explicada neste vídeo. Apesar de na maioria das vezes o modelo não ter nada a ver com aquilo que pretendemos apresentar ao nosso cliente, o facto de o sistema de criação da cozinha obedecer a um algoritmo que introduz módulos de cozinha de forma aleatória, pode-nos ajudar a obter ideias para quebrar a monotonia em que as cozinhas muitas vezes caem ao utilizarmos sempre o mesmo tipo de módulos. É uma ferramenta muitíssimo simples de utilizar e que gera resultados em segundos.
9. Grave pontos de vista das suas cozinhas
Ao desenvolver o projecto de uma cozinha em 3D, o seu trabalho passa por testar, através da renderização, várias perspectivas da mesma cozinha. Se gostou de uma determinada perspectiva e quer realizar uma renderização de maior qualidade desse ponto de vista, o KDMAX permite-lhe gravar esse mesmo ponto de vista para mais tarde ser restaurado e assim ser-lhe-á mais fácil e expedito continuar a trabalhar na cozinha, tendo a certeza que a dada altura pode voltar a renderizar com o mesmo ponto de vista depois de ter feito alterações ao projecto, conforme pode compreender neste vídeo...
10. Altere a cozinha por completo, escolhendo outro modelo do catálogo
Depois de ter seguido todas as dicas que lhe apresentamos, porque não surpreende o seu cliente apresentando-lhe diversas propostas para a mesma cozinha, apenas alterando o modelo de cozinha que já criou no seu catálogo? Em apenas alguns cliques altera radicalmente o aspecto da cozinha, altera os materiais da biblioteca, volta a renderizar utilizando os pontos de vista que gravou (para o cliente ver a diferença) e com esta operação aumenta largamente a sua chance de ver uma das suas propostas escolhidas pelo seu cliente.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Fevereiro 2025
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