1 - Estudar e dimensionar todo o espaço disponível
Normalmente quem vai o local onde se vai implantar a cozinha vai já com um projecto em mente e esse é o grande erro que pode cometer antes até de avançar para a criação do projecto em 3D. Tire as medidas a ABSOLUTAMENTE TUDO, todas as paredes, portas e janelas (interiores e exteriores) e se a cozinha se prolongar para outro espaço (como uma sala de estar ou de jantar) meça também esses espaços para que as imagens 3D da sua cozinha não terminem num espaço vazio ou numa parede sem nexo.
Não se esqueça de medir o pé-direito da cozinha para, se possível, idealizar um tecto falso em conformidade com a cozinha que pretende apresentar.
Outros elementos que não pode negligenciar é a localização dos pontos de água e de electricidade, assim como a localização dos tubos de desenfumagem que vão acabar por determinar onde é que se vai localizar a banca e o fogão da cozinha. Também não se pode esquecer de todo de obter as dimensões de elementos estruturais muito importantes como pilares e vigas para perceber se vão interferir com o mobiliário. O KDMAX permite-lhe recortar os módulos e até idealizar folgas para que os módulos de cozinha se adaptem com perfeição a pilares e vigas existentes.
Se a cozinha for demasiado grande, crie alturas diferentes de tectos falsos, provavelmente com luz indirecta, para quebrar a monotonia de um tecto plano demasiado extenso.
Tire fotografias à vista exterior da cozinha e apresente essas vistas no seu projecto 3D. Os seus clientes vão adorar porque torna o projecto extremamente pessoal.
2 - Esteja preparado para escolher os materiais
Na grande maioria das situações o cliente pede-lhe o projecto quando a casa onde ela se integra ainda está em construção e os revestimentos da cozinha ainda não estão definidos.
Contacte fornecedores de revestimentos cerâmicos e peça-lhes as imagens das texturas dos seus revestimentos cerâmicos para os adicionar no KDMAX. Depois de ter as imagens todas, a colocação nos pavimentos e paredes é extremamente simples, conforme pode ver neste vídeo. 3 - Defina como pretende revestir a parede da área de trabalho
Utilizar um material adequado para o revestimento das paredes na bancada de trabalho é extremamente importante para a durabilidade e higiene sobretudo do espaço de confecção dos alimentos. Escolha materiais fáceis de limpar e, se possível, uniformes. Neste vídeo explicamos-lhe como revestir uma parede de uma bancada de trabalho de uma cozinha com o mesmo material do tampo que é actualmente a solução mais comum.
4 - Escolha o tipo de exaustor mais adequado para a cozinha
Até há uns bons anos, o exaustor era um elemento secundário na decoração de uma cozinha e, por esse motivo, normalmente eram ocultados nos móveis de cozinha ou eram uma peça executada com os mesmos materiais dos restantes módulos. No entanto, actualmente os extractores são peças que podem ser bastante bonitas e muitas vezes o principal foco de atenção de um visitante. O KDMAX tem uma vasta biblioteca de extractores à sua disposição para serem utilizados nas suas cozinhas em 3D, conforme pode averiguar neste vídeo.
Por outro lado, quando o extractor está sobre uma ilha, devemos ter em consideração que os modelos disponíveis são substancialmente diferentes e a forma de os colocar sobre a ilha impõe alguns cuidados explicados neste tutorial.
Se a cozinha tiver pouco espaço, o que normalmente se faz é optar por uma solução mais tradicionalista, embutindo um exaustor "de gaveta" sob um módulo de cozinha e, desta forma, obter mais um espaço de arrumação imprescindível quando este escasseia. Também aqui devemos ter alguns cuidados conforme lhe explicamos neste vídeo.
5 - Iluminação da cozinha
Cada vez mais se generalizou o uso dos projectores nas cozinhas. No entanto, é muito importante ter em conta a cor e a temperatura das lâmpadas para se poder obter a melhor luz para efeitos de trabalho.
Por outro lado, apesar de serem de mais difícil limpeza e higienização, há quem prefira a colocação de candeeiros pendentes, sobretudo sobre as zonas de refeição, gerando espaços melhor iluminados, porque a luz está extremamente próxima do plano das refeições, tornando também este espaço mais acolhedor e íntimo. Para dar um toque ainda mais acolhedor, uma cor amarela ajuda nesse sentido.
Um truque muito utilizado para maximizar a iluminação de uma bancada de trabalho consiste na colocação de elementos de iluminação debaixo dos módulos de parede das cozinhas, sobre a bancada de trabalho. Desta forma a luz fica mais próxima da área de trabalho (diminuindo a exigência de uma luz muito intensa), não encandeia a pessoa que está a cozinhar e também não projecta a sombra da pessoa que está a cozinha na bancada de trabalho, facilitando, desta forma, a ampla visibilidade.
6 - Subverta as regras impostas pelo seu cliente
Muitas vezes o cliente quer impor as suas regras e ideias a quem executa o projecto de uma cozinha. Porque há-de você conformar-se com as ideias do seu cliente se entre os dois quem percebe mais de cozinhas é você? Se o seu cliente pretende uma cozinha com uma determinada estética, pois faça-lhe a vontade. Mas nada o impede de apresentar uma versão mais pessoal do seu projecto. E mesmo que o seu cliente a rejeite liminarmente, esta segunda versão não lhe ocupará muito tempo de trabalho, porque o KDMAX tem ferramentas que lhe permitem modificara o aspecto e estilo de uma cozinha num piscar de olhos conforme pode ver neste vídeo.
Concorda com estas sugestões? Tem alguma sugestão ou questão que nos gostaria de colocar?
Dê-nos a sua opinião...
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Janeiro 2025
Categorias
Tudo
|