A empresa Steelcase foi criada em 1912. A sua primeira patente foi para uma cesta de lixo de metal; substituir o vime pelo aço era uma inovação que salvava vidas naquele tempo em cidades lotadas, onde os incêndios se espalhavam rapidamente. Desde então, a empresa estabeleceu raízes como um dos principais fabricantes de móveis de escritório. No entanto, eles não são apenas fabricantes de móveis. A Steelcase diferencia-se pelo seu profundo conhecimento na indústria de interiores comerciais, bem como pelo seu departamento especial de colaboração visual. Esse departamento ajuda a comunicar produtos sob medida antes de serem fabricados. Ao longo dos anos, a Steelcase esteve na vanguarda na transformação de interiores comerciais. Entre a transformação digital e as exigências regulatórias, Kanoza viu a indústria crescer e transformar-se. Essas mudanças impulsionaram o design do produto, bem como a maneira como a Steelcase trabalha com os seus clientes. Em vez de fabricar apenas móveis de trabalho de tamanho único, eles tiveram que se adaptar aos requisitos personalizados e às necessidades de consulta. No sector de móveis para o escritório, sempre houve a necessidade de produzir o que é conhecido como "especial". Produzir ideias e comunicá-las num formato visual rápido para o software de projecto é fundamental. Tendências, tendências e mais tendências...O ambiente de trabalho é agora mais complexo que nunca. As pessoas estão a trabalhar mais horas e, nos últimos anos, viram o aumento do trabalho à distância. Alguns funcionários beneficiam por estar no escritório (segunda opção), enquanto outros preferem trabalhar em casa (primeira opção) ou numa cafeteria (terceira opção). Então, quais são exactamente a primeira, segunda e terceira opções? Segundo o sociólogo Ray Oldenburg, trabalhar num ambiente doméstico é considerado a "primeira opção", enquanto trabalhar num café ou cafeteria é considerada a "terceira opção" e o escritório é a "segunda opção". Esses “lugares” - especialmente a “terceira opção” estão a começar a definir o local de trabalho moderno, o que levou as organizações líderes a repensar a sua definição de local de trabalho. Com factores como o aumento das exigências de negócios, mais horas de trabalho e funcionários mais remotos a serem considerados, as empresas estão a tentar encontrar maneiras de ajudar a aumentar o conforto, a eficiência e a inovação dos funcionários. Então, o que atrai os funcionários para a "terceira opção"?"A possibilidade de trabalhar sem a presença de colegas, relaxando os móveis com um toque caseiro, o zumbido energético das pessoas, acesso a boa comida, um ambiente atraente", disse Frank Graziano, gerente de aplicativos avançados da Steelcase. “Terceiras opções - essencialmente, locais públicos que ajudam as pessoas a passar o dia ou permitem que se reúnam - têm inspirado inovação e estimulam conversas em toda a civilização ocidental.” Empregadores que percebem a importância de terceiras opções tentam capturar a sua essência criando espaços no local de trabalho que reenergizam as equipas e promovem a criatividade e a inovação. Um exemplo dessa tendência em ação é o novo café do Google, aberto no seu campus na Califórnia. "Estamos a trazer o o conforto de casa e a comodidade da terceira opção para o local de trabalho para tornar o escritório um melhor lugar para trabalhar", disse Graziano. “Quando você faz isso, muda o carácter físico e a experiência social do local de trabalho. Promove uma mudança na cultura do trabalho. ” Ligar o design aos valores do clienteNão apenas existem tendências no local de trabalho para funcionários e empregadores, mas também nichos significativos da indústria que surgiram com esse movimento: design personalizado de móveis no local de trabalho. "Estamos a ver uma enorme necessidade de acomodar a co-criação entre o cliente, o designer do revendedor e o meu departamento que lida com móveis especiais para a Steelcase", diz Kanoza. "É importante que todas as partes interessadas estejam em sintonia e projectem para o mesmo objectivo: a melhoria do local de trabalho". Inerente a isso é a sustentabilidade. No clima consciente do consumidor de hoje, o cuidado e o rigor dos processos de fabricação podem ser um grande factor de ruptura. É por isso que designers como a Steelcase levam isso muito a sério e projectam especificamente com a sustentabilidade em mente. "Acreditamos que o fornecimento das melhores soluções para os nossos clientes começa por garantir que sejam as melhores soluções para o nosso ambiente. É por isso que em cada etapa do processo - através do design, fabrico, entrega e ciclo de vida do produto - consideramos o impacto do nosso trabalho nas pessoas e no meio ambiente e descobrimos oportunidades para melhorar”, diz Graziano. Além disso, eles também consultam clientes individuais para garantir que as suas propostas atendam às metas de sustentabilidade de cada empresa. Na generalidade, os clientes estão a exigir soluções criativas e económicas para as suas necessidades especiais de móveis de escritório. A equipa da Steelcase realiza horas de pesquisa sobre o comportamento e as tendências do trabalho de escritório, a fim de acompanhar a demanda orientada pelos seus clientes. Posteriormente, a equipa determina se o projecto tem viabilidade de fabrico. “Pesquisamos a viabilidade, a viabilidade e o custo de um produto especial e o comunicamos utilizando o nosso processo de comunicação visual especial”, diz Kanoza. Os clientes que precisam de produtos personalizados esperam ver a aparência antes de se comprometerem com uma compra. Em resposta, os designers de concessionárias da Steelcase têm de mostrar os seus produtos propostos nas plantas utilizando renderizações e software de projecto. Utilizar a tecnologia para inovarAlém de estar na vanguarda da inovação em design e das tendências no local de trabalho, a Steelcase também utiliza tecnologia para impulsionar essas iniciativas. Eles foram os primeiros fabricantes a serem listados na maior biblioteca de modelos 3D do mundo, a 3D Warehouse, e agora são um dos maiores produtores de modelos 3D na plataforma. "Gravamos os nossos modelos CAD no SketchUp e enviamo-los para a 3D Warehouse para os utilizadores fazerem o download", diz Kanoza. “Hoje, temos milhares de downloads desses modelos. A 3D Warehouse foi um precursor de como agora inserimos a nossa biblioteca de simbologias do SketchUp em Steelcase.com. ” Um símbolo é um termo usado para um modelo 3D que representa um produto. Quando um símbolo é acedido no software de projecto da Steelcase, ele tem dados ligados a informações como cores, acabamentos, materiais e relatórios de custos. Todas essas informações estão incluídas no software de projecto, que ajuda os designers do revendedor a organizá-las em plantas. Sem essas simbologias, seria difícil planear configurações de escritório com produtos da Steelcase. O fluxo de trabalho do SketchUp![]() A nova tecnologia significou novos fluxos de trabalho e processos com a ajuda do SketchUp. Esses processos impactaram o processo de desenvolvimento de produtos especiais e o design conceitual. Esses novos processos exigem que designers, engenheiros, vendas e responsáveis pela orçamentação trabalhem juntos no design de produtos - o que torna a necessidade de colaboração ainda mais importante. “Utilizamos o SketchUp nesse processo. Nós utilizamo-lo como uma ferramenta de composição, importando vários tipos de modelos CAD criando comunicação visual ”, diz Kanoza, enquanto explica os benefícios do SketchUp na sua empresa. Aqui estão duas funções que prosperam com o uso do SketchUp em particular: Validação de projectos e estudos de caso. Essa função ajuda clientes e revendedores de móveis a visualizar como será um produto (especial) novo quando fabricado. Para ajudar na visualização, eles utilizam modelos 3D de um produto especial e colocam-nos em planta. Essa validação e estudo de design estabelece as necessidades dos clientes antes de solicitar uma maquete ou protótipo do produto. Comunicação visual de design. Este é um novo departamento iniciado por Kanoza e onde ele vê o verdadeiro valor do SketchUp. Nesse departamento, a equipa desenvolve os símbolos especiais de peças de mobiliário personalizadas. "Usamos o SketchUp porque precisamos de uma maneira de comunicar visualmente a solicitação dos clientes por um produto com design especial. O símbolo especial representa um design que foi revisto por um representante de engenharia e cotação. Eles concluem se a Steelcase pode projectar e fabricar [peças personalizadas] antes de realmente fabricá-las ”, diz Kanoza. "Se pudermos mostrar aos revendedores a aparência de um produto, podemos colocá-los a bordo e concordar em comprá-lo antes de gastar qualquer esforço de engenharia" A capacidade desse departamento de conceber rapidamente os produtos especiais é fundamental para responder às necessidades especiais de móveis dos seus clientes. "Mesmo se não ganharmos a oportunidade de vender um produto especial, gravamos esses desenhos num site hospedado para os nossos revendedores utilizarem em projectos futuros", diz Kanoza. “Esta é uma reutilização poderosa do esforço. Já validamos esses projectos com a engenharia ". Como eles já passaram por um processo rigoroso com todos os seus projectos, eles sabem - no futuro - eles podem citá-los rapidamente, com a garantia de que podem ser fabricados. O SketchUp é a chave para o sucesso deste novo departamento. "É uma maneira económica e eficiente de desenvolver imagens de produtos especiais", exclama Kanoza. "Com as eficiências fornecidas com o SketchUp e o LayOut, desenvolvemos mais de 10.000 modelos de designs de produtos citados anteriormente". Eles também recebem uma pequena ajuda de algumas das principais extensões: Cleanup3 e FredoScale. Partilhando o conhecimento do SketchUp em todo o mundoO uso do SketchUp na Steelcase não se limita apenas aos Estados Unidos. Eles usam-no em todo o mundo noutros centros de negócios. Kanoza ainda organiza uma reunião global em que cada região do mundo partilha as melhores práticas na utilização do SketchUp.
“Os benefícios que vejo são a interoperabilidade da plataforma, a facilidade de uso e uma rápida curva de aprendizagem. Ele permite que todos os nossos departamentos colaborem com cotações especiais de design de produtos, de forma rápida e eficaz.” Saiba mais sobre a Steelcase. Fonte: https://www.steelcase.com/research/articles/topics/employee-engagement/real-work/
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Março 2025
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