Importação de pontos a partir de uma estação total
De raiz, o SketchUp não permite a importação de pontos a partir de uma estação total. No entanto, através da instalação de um plugin gratuito denominado TOTAL STATION POINT IMPORTER esse problema fica automaticamente resolvido. Neste vídeo explicamos como obter, instalar e utilizar esta poderosa e simples aplicação. Paralelamente, existem também várias aplicações que funcionam dentro do SketchUp que permitem a importação e o tratamento de "nuvens de pontos", as quais não abordamos neste vídeo.
Sandbox Tools - as ferramentas básicas para a Topografia
A determinada altura a equipa responsável pelo SkechUp entendeu que a criação de ferramentas de topografia era essencial no SketchUp e desenvolveu ela própria uma série de ferramentas para esta área, denominadas de SANDBOX TOOLS. Estas ferramentas permitem criar um terreno de raiz (sem qualquer referência com a realidade) ou, depois de importadas as curvas de nível, a partir, por exemplo, de um ficheiro no formato .DWG, obter um modelo digital do terreno pronto a ser manipulado.
CRIAR UM MODELO DIGITAL DO TERRENO A PARTIR DE CURVAS DE NÍVEL
Este é um dos aspectos em que o SketchUp é extremamente forte, permitindo com extrema facilidade resolver um problema que apenas programas CAD extremamente caros fazem. Basta importar as curvas de nível a partir de um ficheiro .DWG ou .DXf e gerar imediatamente o MDT.
E SE EU NÃO TIVER UM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E QUISER "CRIAR UM TERRENO"?
As ferramentas "From Scratch" e "Smoove" foram criadas essencialmente pelos criadores de videojogos, mas têm também um enorme sucesso junto dos arquitectos paisagistas, porque lhes permite idealizar elevações artificiais com base em superfícies planas reticuladas. Neste tutorial em vídeo explicam-se como usar estas duas ferramentas.
COMO IMPLANTAR UMA PLATAFORMA NO SKETCHUP
Criar uma plataforma plana em 3D num Software CAD, normalmente não é uma tarefa fácil. No SketchUp, com o comando STAMP essa dificuldade desaparece conforme pode ver no vídeo abaixo. Só precisa referenciar a plataforma ao terreno onde a pretende implantar e "voilá"!
TENHO AS RUAS E MUROS DESENHADOS A 2D. E AGORA?
O processo de desenho de muros, ruas, e edifícios é muito mais simples de ser executado em 2D do que em 3D. No entanto, no que toca ao universo tridimensional, chegamos a uma altura em que teremos de implantar as entidades 2D no modelo digital do terreno. Esse processo é desempenhado com o comando DRAPE conforme se pode ver neste vídeo.
EXECUTADO O PROJECTO, COMO OBTER AS CURVAS DE NÍVEL DO NOVO MODELO DIGITAL?
Depois de executar um projecto em 3D no SketchUp, está na hora de obter as curvas de nível com base nas alterações processadas no levantamento. Aquilo que é um verdadeiro drama num Software CAD tradicional, é um processo extremamente fácil no SketchUp, conforme se pode verificar neste tutorial.
ACRESCENTAR ELEMENTOS PAISAGISTAS REALISTAS E LEVES
Árvores, pessoas e outros são elementos que surgem em qualquer imagem 3D de um projecto de arquitectura paisagista. No entanto, se optarmos por importar modelos 3D destes elementos, tendo em conta o seu detalhe, estes tornam o ficheiro demasiado pesado, pelo que o truque consiste em importar imagens como componentes que melhoram substancialmente a qualidade dos nossos desenhos em 3D e pouca influência têm na performance do SketchUp. Veja como criar estes elementos rapidamente a partir de imagens obtidas gratuitamente na internet.
CRIE VEGETAÇÃO DE UMA FORMA NATURAL
Outro dos inconvenientes no uso de Software CAD no desenho de espaços orgânicos resulta da maneira como colocamos elementos paisagísticos como árvores ou arbustos no espaço parecendo que os mesmos nasceram e cresceram de forma aleatória. O SketchUp dispõe de plugins gratuitos para resolver esse problema. O primeiro deles chama-se COMPONENT SPRAY e "polvilha" um espaço dado com componentes à nossa escolha de forma perfeitamente aleatória. Veja como funciona neste vídeo:
O segundo chama-se GRATUITO RANDOM SCALE e permite ao mesmo tempo rodar e alterar a escala de uma série de componentes seleccionados, todos de forma aleatória, fazendo com que eles pareçam ter crescido de forma natural em vez de os habituais ARRAYs do Software CAD que faz um floresta parecer uma coluna militar de árvores...
COLOCAR ELEMENTOS PAISAGÍSTICOS "POUSADOS" NO MODELO DIGITAL DO TERRENO
Colocar um elemento paisagísticos, uma árvore ou um banco de jardim, num terreno não constitui, à partida, uma grande dificuldade para qualquer utilizador do SketchUp. O problema é quando estamos a falar de uma grande quantidade deste tipo de componentes. O Plugin DROPGC ajuda nesse sentido, fazendo com que o terreno funcione como uma espécie de barreira através da qual os elementos paisagísticos não passam mais...
COLOCAR ELEMENTOS AO LONGO DE UMA LINHA
Sempre que desenvolvemos um percurso e pretendemos ladeá-lo com árvores ou postes de iluminação, colocar cada um dos elementos separadamente leva imenso tempo e torna o nosso trabalho muito aborrecido. O Plugin Gratuito PATHCOPY resolve esse problema, conforme pode ver neste vídeo:
DECOMPONHA O MODELO DIGITAL DO TERRENO PARA EXECUÇÃO DE MAQUETAS
Se o seu objectivo é a realização de uma maqueta física de um terreno, então tem de conhecer o Plugin Gratuito SLICER. Este genial auxiliar para o SketchUp permite-lhe decompor um terreno em placas para serem recortadas e com elas montar um modelo físico de um terreno a partir de um modelo digital do SketchUp. Além do trabalho de decomposição em placas, o Plugin gera ainda uma listagem de todos os elementos necessários que são desenhados separadamente, facilitando o trabalho para inclusão, por exemplo, numa CNC. Veja o vídeo...
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|