BIM (sigla para Building Information Modeling) é erradamente considerado como um Software, quando é muitíssimo mais do que isso. É um processo de planeamento de um edifício multidisciplinar em que, muito além dos desenhos, cortes e alçados, e do modelo 3D, todos os intervenientes trabalham em torno de um modelo conceptual que inclui todas as características em termos físicos que nos possibilitará estudar o edifício como um todo, em termos energéticos, na compatibilização dos vários tipos de sistemas implementados (estrutura, tubagens de água, saneamento e ar climatização, electricidade, domótica e muitos outros).
Neste artigo exploramos de que modo o SketchUp o pode ajudar a Importar, exportar e editar ficheiros .IFC no SketchUp Pro
O formato universal utilizado por qualquer Software BIM é o .IFC. Por esse motivo, o SketchUp permite-lhe importar e exportar ficheiros neste formato sem qualquer tipo de perda de informação. quando importa um ficheiro .IFC no SketchUp, este continua a ser editável, permitindo-nos adicionar ou ajustar volumetria e até integrar o modelo com outros criados exclusivamente no SketchUp. No final, exportando o ficheiro para o mesmo formato, este pode ser lido em qualquer Software BIM. Veja neste vídeo como tudo se processa.
Quando importa ficheiros oriundos de outros programas no SketchUp Pro, é natural que surjam superfícies trianguladas, o que é deveras desnecessário porque as duas superfícies geradas são, na realidade, co-planares. A linha que as separa pode ser perfeitamente eliminada, mas quando temos um ficheiro com centenas de superfícies deste tipo, este torna-se um trabalho hercúleo. Daí que tenhamos descoberto um plugin gratuito (CleanUp³) que elimina todas as linhas que são desnecessárias, poupando-nos imenso trabalho e permitindo-nos ver o nosso modelo 3D de uma forma mais limpa. Veja neste vídeo como obter, instalar e utilizar este plugin.
Outro fenómeno que pode ocorrer é o modelo importado não ter as arestas visíveis. Para resolver este problema de uma forma rápida, descobrimos outro plugin gratuito, que partilhamos neste vídeo, chamado HideAllEdges, que nos permite restaurar as arestas ou ocultá-las novamente, de forma a podermos utilizar o nosso modelo com toda a comodidade.
Tire proveito da sua licença do Trimble Connect
Quando adquire uma licença do SketchUp Pro por subscrição anual, é-lhe solicitada a criação de uma conta no site Trimble Connect. A grande maioria dos utilizadores do SketchUp quase nunca regressa a esta plataforma, desconhecendo que ela contém uma série de ferramentas extremamente úteis para a sua vida profissional, sendo que uma delas é a plataforma colaborativa em que pode inserir todos os seus projectos e modelos criados no SketchUp (e outros programas) para os partilhar com a restante equipa projectista. Neste vídeo explicamos-lhe como importar os seus ficheiro BIM no formato .IFC no Trimble Connect e como visualizar os seus modelos 3D.
Uma das ferramentas mais interessantes do Trimble Connect chama-se "Clash Detection" e permite-nos verificar se existe alguma incompatibilidade entre infraestruturas num edifício e em que locais estas ocorrem. Por exemplo, pode introduzir uma conduta de ar condicionado e perceber onde é que o seu trajecto coincide com elementos estruturais ou paredes de um edifício. É uma ferramenta extremamente simples, mas muito útil, como pode verificar neste tutorial em vídeo.
Como aceder à Trimble Connect
Qualquer pessoa pode criar uma conta gratuita no site Trimble Connect, pese embora não consiga utilizar todas as funcionalidades e o espaço de armazenamento de ficheiros seja muitíssimo limitado. Para melhorar a sua conta, tem de ser detentor de uma licença do SketchUp Pro ou, em alternativa, subscrever uma conta Business a partir de 100€+IVA anuais. Para obter uma proposta, por favor CONTACTE-NOS.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|