Foi lançado no passado dia 15 de Novembro o novo SketchUp 2018. A Ibercad, distribuidor oficial do SketchUp em Portugal, associou-se a este lançamento com a implementação de uma série de tutoriais exclusivos que explicam ao utilizador como tirar o máximo proveito de todas estas novas ferramentas. Vamos conhecer as 6 principais?
Atributos avançados em componentes
Até este momento, ao definir um componente, as características deste eram extremamente básicas. No SketchUp 2018 passa a ser possível incluir nas componentes características como o preço e até o URL da página oficial do produto em questão ou do seu fabricante. Com a adaptação do SketchUp para cada vez mais se aproximar de um Software BIM, os componentes passam também a incluir a sua classificação de acordo com a norma BIM escolhida.
Relatórios detalhados
Já nas versões anteriores era possível exportar para uma folha de cálculo a lista de quantidades de todas as componentes utilizadas num ficheiro do SketchUp. Com a introdução dos atributos detalhados, incluindo a classificação BIM, essa exportação torna-se mais rica e útil.
Importar/Exportar ficheiro .IFC
O formato .IFC é o formato utilizado normalmente para fazer o intercâmbio entre programas BIM. No SketchUp é possível adicionar essa informação aos seus componentes de forma a interligar ficheiros do SketchUp com este tipo de Software.
Importar/Exportar layouts no formato .DWG
Os ficheiros no formato .DWG são quase uma norma no que diz respeito a Software CAD. Anteriormente era possível importar e exportar modelos no formato .DWG desde e para a ferramenta do SketchUp. Com o SketchUp 2017 passou a ser possível exportar as folhas de impressão da ferramenta layout para o formato. Agora, no SketchUp 2018, responde-se a um pedido antigo dos utilizadores e passa a ser possível importar a partir de ficheiro no formato .DWG os layouts criados noutro Software CAD. Isto implica uma poupança enorme na definição dos modelos de folha de impressão para o SketchUp uma vez que a grande maioria dos utilizadores já tem esses modelos criados no formato .DWG e que passam assim a estar disponíveis.
Nome e simbologia do corte
Ao definir um plano de corte no SketchUp 2018, este passa a pedir-nos uma definição para o corte e também qual a simbologia que irá identificar o corte no desenho (texto ou número).
Preenchimento automático de secções
Em versões anteriores ao SketchUp 2018, quando executávamos um corte, este aparecia com a secção salientada com traço mais evidenciado mas o miolo aparecia vazio, o que nos permitia visualizar o "miolo" dos nossos objectos. No SketchUp 2018 foi implementado um sistema que adiciona à secção em corte um preenchimento que pode ser desactivado se for esse o seu desejo. Veja como neste tutorial em vídeo da Ibercad.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|