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O BLOG DO SOFTWARE CAD

Conheça os 10 comandos básicos essenciais que deverá conhecer para aprender a utilizar o SketchUp.

5/23/2017

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SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Antes de começar a trabalhar com o SketchUp, tenha em atenção que este programa trabalha essencialmente com 3 tipos de entidades: LINHAs; SUPERFÍCIES e GRUPOS/SUPERFÍCIES. E é em torno destes três tipos de entidades que tudo se processa. Compreender este conceito facilitar-lhe-á todo um percurso de aprendizagem.

1 - O comando LINE

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
No SketchUp tudo começa com linhas, mesmo quando estamos a falar de arcos e circunferências ou outro tipo de entidades aparentemente curvas. Só depois vêm as superfícies que simulam os volumes que queremos comunicar. 
Apesar de o SketchUp ser apresentado como um programa de modelação 3D, é na realidade um programa de DESENHO no espaço tridimensional. Dominar este comando será assim essencial para poder tirar o máximo partido desta ferramenta.
Ao desenhar com linhas, não se esqueça que poderá utilizar como auxiliares os pontos notáveis de uma linha (as extremidades, o ponto médio e quaisquer outros pontos de uma linha), de uma superfície (não só ao longo desta como também  perpendicular a estas), as inferências (algo muito útil e parecido com o POLAR TRACKING do ZWCAD, do DRAFTCAD ou de um qualquer Software CAD compatível com o formato .DWG) e sobretudo o desenho de linhas paralelas aos três eixos de coordenadas (azul, verde e vermelho) que poderão ser facilmente utilizados com a ajuda das setas de cursor do nosso teclado.

Aprenda a utilizar o comando LINE neste tutorial em vídeo

2 - O comando ERASER

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
O comando ERASER é obviamente essencial para eliminar linhas ou componentes e grupos que tenhamos feito inadvertidamente. Mas também para suavizar superfícies, escondendo as arestas que não pretendemos que estejam visíveis. É assim o SketchUp: no meio de comandos simples existem detalhes que importa conhecer e que nos podem ser extremamente úteis.

Aprenda a utilizar o comando ERaser neste tutorial em vídeo

3 - RECTANGLE

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Criar formar básicas é o método mais rápido de gerar superfícies. Comecemos então por dominar a forma mais simples, o rectângulo. Saber utilizar este comando implica o domínio do sistema de coordenadas do SketchUp, pelo que o desenho com base em rectângulo será semrpe a forma mais rápida de aprender a dominar esse sistema.

Aprenda a utilizar o comando rectangle neste tutorial em vídeo

4 - ZOOM/PAN/ORBIT

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Nada é possível fazer-se no SketchUp sem o domínio das ferramentas de visualização. Aproximar e afastar-se do modelo, ajustar a sua posição no ecrã ou rodar em torno dele, são alguns dos exemplos do quão importante é ter o controlo destas ferramentas. Além dos comandos propriamente ditos, poderemos também aceder a estas opções utilizando a roda do rato de forma correcta com alguns truques pelo meio.

Aprenda a utilizar os comandos orbit, zoom e pan neste tutorial em vídeo

5 - O comando OFFSET

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Criar superfícies dentro de superfícies com dimensões equidistantes ou molduras em torno de um objecto (não necessariamente em todo o contorno) são exemplos de figuras que poderemos desenhar com esta ferramenta. A nossa produtividade aumenta drasticamente quando usamos o duplo-clique para  utilizar as mesmas dimensões noutros pontos do nosso modelo.

Aprenda a utilizar o comando offset neste tutorial em vídeo

6 - O comando PUSH/PULL

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Muito parecido com o comando EXTRUDE do ZWCAD ou do DRAFTCAD, esta ferramenta é o primeiro dos comandos que gera modelos 3D de todos aqueles que já apresentamos até agora neste post. 
Está para a modelação em 3D como o comando LINE está para o desenho de superfícies.

Aprenda a utilizar o comando push/pull neste tutorial em vídeo

7 - O comando FOLLOW ME

Esta ferramenta serve para gerar "volumes" mais complexos ao longo de um ou mais objectos. Basicamente fazemos um perfis seguir um determinado percurso e desta forma conseguimos simular volumes extremamente complexos. 
Aprenda a utilizar o comando follow me neste tutorial em vídeo

8 - Como fazer um "COPY"

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
Não existe no SketchUp um comando "COPY" como existem noutro Software CAD compatível com o formato .DWG como o ZWCAD ou o DRAFTCAD. No entanto, utilizando o comando "MOVE" é perfeitamente possível copiar objectos e o truque que utilizamos para esse efeito acompanhar-nos-á em muitas outras ferramentas do SketchUp pelo que só por isso já valerá a pena dominar o processo de criaçãod e cópias de um ou váriios objectos, utilizando o comando MOVE.

Aprenda a copiar objectos neste tutorial em vídeo

9 - O comando PAINT BUCKET

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
O SketchUp, apesar de não ser um programa de fotorrealismo, possui ferramentas de caracterização de superfícies com materiais. Estes podem ser modificados ao nosso gostos e poderemos inclusivamente criar os nosso próprios. Existem ainda ferramentas e truques que nos permitem atribuir materiais a várias faces de objectos ao mesmo tempo em vez de estarmos a atribuir um material de cada vez a cada uma das superfícies.
Por outro lado, a utilização de materiais vai-nos permitir dizer que um componente tem mesmo determinadas características inerentes a esse material, funcionalidade extremamente útil quando estivermos a interagir com outras extensões do SketchUp.

Aprenda a atribuir materiais no sketchup neste tutorial em vídeo

10 - GRUPOS e COMPONENTES

SketchUp Portugal - Software CAD para modelação 3D
As componentes correspondem "grosso-modo" aos blocos CAD utilizados em Software CAD compatível com o formato .DWG como o ZWCAD ou o DRAFTCAD. No entanto, no SketchUp temos ainda os GRUPOS, parecidos com as COMPONENTES, mas com objectivos completamente diferentes. Importa conhecer as diferenças entre os dois para percebermos onde é que devemos usar um tipo de objectos destes ou utilizar o outro.

Aprenda a utilizar componentes e grupos neste tutorial em vídeo
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    Alexandre Ribeiro

    Arquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005.

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