Conheça os 10 comandos básicos essenciais que deverá conhecer para aprender a utilizar o SketchUp.23/5/2017 Antes de começar a trabalhar com o SketchUp, tenha em atenção que este programa trabalha essencialmente com 3 tipos de entidades: LINHAs; SUPERFÍCIES e GRUPOS/SUPERFÍCIES. E é em torno destes três tipos de entidades que tudo se processa. Compreender este conceito facilitar-lhe-á todo um percurso de aprendizagem. 1 - O comando LINENo SketchUp tudo começa com linhas, mesmo quando estamos a falar de arcos e circunferências ou outro tipo de entidades aparentemente curvas. Só depois vêm as superfícies que simulam os volumes que queremos comunicar. Apesar de o SketchUp ser apresentado como um programa de modelação 3D, é na realidade um programa de DESENHO no espaço tridimensional. Dominar este comando será assim essencial para poder tirar o máximo partido desta ferramenta. Ao desenhar com linhas, não se esqueça que poderá utilizar como auxiliares os pontos notáveis de uma linha (as extremidades, o ponto médio e quaisquer outros pontos de uma linha), de uma superfície (não só ao longo desta como também perpendicular a estas), as inferências (algo muito útil e parecido com o POLAR TRACKING do ZWCAD, do DRAFTCAD ou de um qualquer Software CAD compatível com o formato .DWG) e sobretudo o desenho de linhas paralelas aos três eixos de coordenadas (azul, verde e vermelho) que poderão ser facilmente utilizados com a ajuda das setas de cursor do nosso teclado. 2 - O comando ERASERO comando ERASER é obviamente essencial para eliminar linhas ou componentes e grupos que tenhamos feito inadvertidamente. Mas também para suavizar superfícies, escondendo as arestas que não pretendemos que estejam visíveis. É assim o SketchUp: no meio de comandos simples existem detalhes que importa conhecer e que nos podem ser extremamente úteis. 3 - RECTANGLECriar formar básicas é o método mais rápido de gerar superfícies. Comecemos então por dominar a forma mais simples, o rectângulo. Saber utilizar este comando implica o domínio do sistema de coordenadas do SketchUp, pelo que o desenho com base em rectângulo será semrpe a forma mais rápida de aprender a dominar esse sistema. 4 - ZOOM/PAN/ORBITNada é possível fazer-se no SketchUp sem o domínio das ferramentas de visualização. Aproximar e afastar-se do modelo, ajustar a sua posição no ecrã ou rodar em torno dele, são alguns dos exemplos do quão importante é ter o controlo destas ferramentas. Além dos comandos propriamente ditos, poderemos também aceder a estas opções utilizando a roda do rato de forma correcta com alguns truques pelo meio. 5 - O comando OFFSETCriar superfícies dentro de superfícies com dimensões equidistantes ou molduras em torno de um objecto (não necessariamente em todo o contorno) são exemplos de figuras que poderemos desenhar com esta ferramenta. A nossa produtividade aumenta drasticamente quando usamos o duplo-clique para utilizar as mesmas dimensões noutros pontos do nosso modelo. 6 - O comando PUSH/PULLMuito parecido com o comando EXTRUDE do ZWCAD ou do DRAFTCAD, esta ferramenta é o primeiro dos comandos que gera modelos 3D de todos aqueles que já apresentamos até agora neste post. Está para a modelação em 3D como o comando LINE está para o desenho de superfícies. 7 - O comando FOLLOW MEEsta ferramenta serve para gerar "volumes" mais complexos ao longo de um ou mais objectos. Basicamente fazemos um perfis seguir um determinado percurso e desta forma conseguimos simular volumes extremamente complexos. 8 - Como fazer um "COPY"Não existe no SketchUp um comando "COPY" como existem noutro Software CAD compatível com o formato .DWG como o ZWCAD ou o DRAFTCAD. No entanto, utilizando o comando "MOVE" é perfeitamente possível copiar objectos e o truque que utilizamos para esse efeito acompanhar-nos-á em muitas outras ferramentas do SketchUp pelo que só por isso já valerá a pena dominar o processo de criaçãod e cópias de um ou váriios objectos, utilizando o comando MOVE. 9 - O comando PAINT BUCKETO SketchUp, apesar de não ser um programa de fotorrealismo, possui ferramentas de caracterização de superfícies com materiais. Estes podem ser modificados ao nosso gostos e poderemos inclusivamente criar os nosso próprios. Existem ainda ferramentas e truques que nos permitem atribuir materiais a várias faces de objectos ao mesmo tempo em vez de estarmos a atribuir um material de cada vez a cada uma das superfícies. Por outro lado, a utilização de materiais vai-nos permitir dizer que um componente tem mesmo determinadas características inerentes a esse material, funcionalidade extremamente útil quando estivermos a interagir com outras extensões do SketchUp. 10 - GRUPOS e COMPONENTESAs componentes correspondem "grosso-modo" aos blocos CAD utilizados em Software CAD compatível com o formato .DWG como o ZWCAD ou o DRAFTCAD. No entanto, no SketchUp temos ainda os GRUPOS, parecidos com as COMPONENTES, mas com objectivos completamente diferentes. Importa conhecer as diferenças entre os dois para percebermos onde é que devemos usar um tipo de objectos destes ou utilizar o outro.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Março 2024
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