Conte-nos mais sobre si, a sua equipa e os tipos de projectos nos quais você trabalha. Eu licenciei-me na Universidade Nacional de Construção e Arquitectura de Kiev, em arquitectura. Depois disso, comecei a trabalhar no Balbek Bureau como arquitecto. A Balbek Bureau trabalha em vários tipos de projectos. Preferimos o sector corporativo e comercial mas, no entanto, não estamos limitados a um tipo específico de construção ou a um estilo específico. De acordo com esse espírito, concluímos recentemente o novo escritório da Grammarly em Kiev. A nossa equipa de design é composta por 40 pessoas, incluindo arquitectos, designers, visualizadores e gerentes de projecto. Trabalhamos em equipas criativas, onde há um arquitecto líder da equipa, arquitectos, designers e um gerente de projectos. Em geral, cada equipa é composta por três a dez pessoas. Como o Balbek Bureau fornece serviços de design de interiores para uma ampla gama de indústrias, as equipas criativas são formadas de acordo com o tipo ou estilo específico do projecto. Por exemplo, hotéis, grandes escritórios, escritórios médios, cinemas, postos de gasolina, salões de beleza, salas de exposição, “reutilização adaptativa” e projectos de restauração. ![]() Para aqueles que não estão familiarizados com a Grammarly, quem são e o que fazem? Grammarly é uma empresa global com escritórios em San Francisco, Nova York e Kiev. Eles operam 24 horas por dia, 7 dias por semana e são usados como assistente de escrita digital por milhões de pessoas em todo o mundo. A Grammarly usa uma infinidade de dispositivos de IT e utiliza um alto volume de comunicação e troca de dados, tanto nas configurações individuais quanto em grupos. Qual foi o motivo por trás da construção de um novo escritório da Grammarly? E eles tinham algum requisito? A equipa da Grammarly Kiev cresceu significativamente ao longo dos anos e, em 2016, o espaço de trabalho não era suficiente. Eles precisavam mudar para um espaço maior para acomodar todos os seus funcionários e operações. Com isso, a Grammarly exigiu uma variedade de espaços para diferentes actividades, incluindo:
Outros requisitos incluíam materiais ecológicos, uma paleta de cores quentes com um toque caseiro dos interiores e adaptabilidade e flexibilidade do espaço. A nossa equipa foi responsável pela localização do escritório, pelo layout do escritório, pelo conceito de interior e por todos os móveis, utensílios e equipamentos. ![]() Você teve que criar diferentes iterações do design? Se sim, como fez isso com um número tão grande de requisitos? Acima de tudo, os designers são artistas. Por esse motivo, desenvolvemos apenas uma proposta de design, levando em consideração todos os requisitos acima. Depois disso, os clientes forneceram-nos o feedback sobre o design e solicitaram alterações. Fizemos as alterações solicitadas, onde eram necessárias, mas, em geral, não criamos uma gama de soluções de design, apenas algumas variações de layout. Qual foi o seu processo de design para o escritório da Grammarly? Começamos por escolher um local para o novo escritório. Tivemos que escolher entre cinco locais diferentes com layouts aparentemente diferentes. O vencedor foi o centro de negócios Gulliver, no centro da cidade. Como não tivemos muito tempo para o projecto de design, a decisão foi fazer todas as visualizações usando apenas o SketchUp, não usando o 3DS Max, como normalmente fazemos. Economizamos cerca de três a quatro semanas usando modelos 3D para obter aprovação no projecto com a equipa da Grammarly. ![]() Depois disso, o projecto de design foi entregue num curto prazo para todo o trabalho de engenharia. Ao escolher móveis e materiais decorativos, também verificamos os layouts e desenhos de todos os engenheiros, de acordo com o nosso projecto de design. A fase de construção durou cerca de um ano. Você enfrentou algum desafio? Se sim, quais eram eles? Sim, o design era muito exclusivo do espaço, por isso enfrentamos muitos desafios em que trabalhamos, incluindo a criação de um ambiente de trabalho aberto com dois níveis, uma ponte suspensa, um lounge e a incorporação de luz natural e outros elementos para criar um ambiente de trabalho bastante amigável. A área original do escritório consistia em apenas um piso e um mezanino de 300 metros quadrados. Para usar o espaço ao máximo, dividimos a área do escritório em níveis com uma ponte suspensa e ligamo-la a uma escada aberta. Também expandimos a área do mezanino em 450 m², criando um ambiente de trabalho isolado para os funcionários. Depois de nos reunirmos com a equipe da Grammarly e entendermos as suas necessidades, a nossa ideia de layout era ter uma zona de reunião no piso térreo, onde tudo seria centralizado e tornaria a interacção dos funcionários um ponto fulcral. A zona de reuniões era essencialmente o “coração” do escritório e tinha seis zonas de trabalho de plano aberto em redor com isolamento acústico para maior privacidade. Tivemos que garantir que isso separasse os espaços de trabalho, mas também permitimos uma sensação de "abertura". Para isso, desenvolvemos uma curva radial para separar as áreas de trabalho e ligamos o primeiro e o segundo piso com uma escada aberta. A sala das sestas era outro novo elemento de design do edifício. Essa sala tinha de ser silenciosa e confortável para que os funcionários pudessem descansar, relaxar e recarregar as baterias. Projectamos um espaço para três blocos de sestas. Cada bloco tinha cortinas escuras para bloquear qualquer luz e um sensor debaixo do colchão que alertaria as pessoas se a sala estivesse ocupada, para que as pessoas não interrompessem. Outra situação complicada foi incorporar a ponte suspensa. O comprimento da ponte é de noventa metros, circula pelo escritório numa curva suave, com vista para todo o escritório e expande-se um pouco para acomodar os espaços pelo seu caminho. A ponte não tem suporte no solo, é apenas suspensa no tecto. Para manter a espessura da ponte leve, passamos pelos tubos do sistema de aspersão sob o piso principal e incorporamos os seus fragmentos no corpo da ponte, misturando-os com os elementos estruturais da ponte. Outros desafios incluíram o uso de materiais ecológicos. Tivemos que pensar criativamente em maneiras de reutilizar esses materiais em todo o espaço do escritório. Isso também incluía um requisito de luz natural para ajudar a criar um equilíbrio positivo entre a vida profissional e os funcionários e contribuir para um nível mais alto de conforto e eficiência. Sobre a luz natural, como é que sabia que quanta luz natural ajudaria no conforto? Analisou isso? Pelo conhecimento do código de design ambiental de prédios comerciais urbanos, uma profundidade de 6m no perímetro, ou duas vezes a altura do chão ao tecto, pode ser potencialmente iluminada pela luz do dia. Assim, os edifícios com profundidade superior a 12m requerem mais luz artificial. O escritório da Grammarly em Kiev é de 8,8 m, respectivamente; portanto, colocamos as áreas de trabalho mais próximas da fonte de luz natural e as salas auxiliares mais profundamente no escritório, onde foram complementadas com iluminação adicional. Por que escolheram o SketchUp para criar o escritório da Grammarly? Escolhemos o SketchUp devido à facilidade de uso e velocidade. Esse projecto estava dentro de prazos apertados e precisávamos de uma ferramenta que nos permitisse trabalhar rapidamente. Normalmente incorporaríamos o 3DS Max, mas não havia tempo para fazer isso. Por isso, criamos tudo no SketchUp - desde o design original até os detalhes detalhados, incluindo texturas. Qual foi o fluxo de trabalho no SketchUp? Primeiro, começamos a projectar os modelos 3D utilizando medições no local. Depois de algum trabalho na construção do design, passamos a coisas menos importantes, como a incorporação de móveis, iluminação e texturas. Para economizar tempo, usamos modelos da 3D Warehouse ou dos sites dos fabricantes. A nossa parte favorita foi a apresentação do modelo. Usamos câmaras e cenas para mostrar coisas engraçadas, como um bolo de aniversário numa gaveta da mesa. Além disso, não usamos extensões. Tudo isso era nativo do SketchUp. Quais são os benefícios do utilização do SketchUp num projecto de arquitectura corporativa como a Grammarly? O SketchUp permite trabalhar com um modelo grande e complicado num arquivo, sem dividi-lo em modelos mais pequenos. Também gosto do SketchUp Viewer porque podemos apresentar nossos projetos facilmente aos nosso clientes em tablets e portáteis. Como você gere o tamanho e o desempenho do modelo do SketchUp com um ficheiro tão grande? Na verdade, não era grande coisa. Mantivemos tudo num modelo porque o escritório tinha um layout de plano aberto. Com base nesse conceito espacial, havia um número mínimo de polígonos e todos os detalhes do interior estavam em ficheiros separados. Os elementos invisíveis não foram incluídos no modelo geral do SketchUp. Como é que os membros da equipa colaboraram no mesmo modelo? Houve desafios? Trabalhei no modelo geral do SketchUp e auxiliei os membros da equipa com os objectos detalhados em ficheiros separados. Tornou o nosso fluxo de trabalho mais fácil e muito eficiente, o que ajudou nos prazos apertados em que estávamos. Você já usou o SketchUp noutros projetos? Se sim, quais? Sim, usamos o SketchUp na maioria dos nossos projectos. Os mais recentes incluem: Bursa hotel 4CITY Qual é o seu comando favorito do SketchUp? "FLIP" Créditos:
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Fevereiro 2025
Categorias
Tudo
|