Olá David... Gostaria de apresentar você e sua equipe à comunidade do SketchUp?
Certo. Sou arquitecto e director de design da Starbucks e cuido das nossas equipes e projectos na região Leste da América. Eu aprendi SketchUp anos atrás com um colega de Kathmandu e uso-o em projectos desde então. Com o passar do tempo, mudei mais para a liderança, mas continuarei a trabalhar no SketchUp desenvolvendo conceitos e realizando estudos de massa. Os estúdios de design da Starbucks estão a trabalhar com o SketchUp. Se você seguisse em frente, veria cerca de trinta designers a trabalhar em diferentes projectos que parecem completamente únicos. Somos os maiores fãs do SketchUp; ver as minhas equipes a ajustar a paleta de estilos do SketchUp para inserir o seu próprio sabor nas renderizações tornou-se uma parte muito divertida do processo de design. VEJA TAMBÉM: Está na hora de aprender a trabalhar no SketchUp
Como é que a sua equipa começou a usar o SketchUp?
A certa altura, eu estava a trabalhar no escritório de Miami e havia um punhado de designers, eu incluído, que trabalhavam em lojas de alto padrão. Usávamos o SketchUp para design e renderização, mas nem todos o faziam. Como líder de design, parte do meu trabalho é rever e aprovar projectos. Só neste ano, a minha equipa executou mais de 1.400 designs e foi preciso revê-los rapidamente. Algumas pessoas trouxeram-me wireframes em preto e branco ou visuais bidimensionais. Isso deixou-me desconfortável, porque significava que eu ia colocar o meu carimbo de aprovação numa loja, paleta ou aparência que eu tinha de criar na minha cabeça sem nenhuma prova visual de como as coisas realmente se iriam encaixar. Nesse ponto, começamos a insistir para que todos usassem o SketchUp para modelar e pintar texturas e superfícies, para que eu pudesse aprovar projectos com mais confiança e autoridade. VEJA TAMBÉM: Curso Rápido de Desenho Urbano no SketchUp e ARCHLine.XP
A mudança para o SketchUp começou no estúdio de Miami, onde um dos meus designers seniores liderou o processo. Desde então, o estúdio de Miami agora projecta de forma mais colaborativa, com uma reunião semanal sobre design semanalmente, onde se reúnem com seus computadores e um grande monitor. Eles são co-autores de cinco ou seis lojas principais num dia, desenvolvendo o design dos interiores, a paleta e o sabor, tudo no SketchUp. Numa altura em que toda a gente estava a utilizar software diferente, era impossível fazer isso.
Após testar o fluxo de trabalho neste escritório, abrimos todo o estúdio da América Latina utilizando o SketchUp e, em seguida, Nova York e Dallas logo depois. No último ano e meio, fomos capazes de implementar isso nos quatro escritórios que supervisiono. Descobri que, depois de os meus designers aprenderem a utilizar o SketchUp, eles divertem-se imenso muito utilizando-o noutros softwares. O SketchUp desbloqueou talentos latentes nos nossos futuros designers. Como isso o aproxima do produto final? Os nossos arquitectos realizam pesquisas no local e criam a estrutura do edifício no Revit. Exportamos esse modelo para o SketchUp e executamos todo o design de arquitectura de interiores no SketchUp. Isso inclui refinar as cores, materiais, móveis, utensílios e acessórios. Criamos um belo design esquemático tridimensional que, em seguida, entregamos aos nossos arquitectos de registo (AoRs). É isso que lhes damos para criar os detalhes construtivos.
Cada loja é extremamente especial para a nossa marca e para os nossos clientes: é o 'terceiro lugar', um espaço onde as pessoas podem-se sentar e ficar, ou fazer compras e aprender. O nosso objectivo é encontrar o ponto ideal entre ser apropriado para a marca e ser relevante localmente, para que a loja pareça certa para aquele bairro, para o edifício em que está localizado ou para parte da cidade.
E como os parâmetros são sempre diferentes, significa que cada loja deve ser única, certo?
Exactamente isso. Dentro das lojas, temos alguns princípios simples que são realmente importantes para nós. Quando encontramos um prédio, acho realmente importante trabalhar com a estrutura do espaço. Portanto, se o espaço tiver paredes de tijolos, ou algumas superfícies danificadas, ou se houver grandes treliças expostas no telhado, queremos celebrar o invólucro, não apenas encobrir um monte de coisas. Essa concha fornece um envelope que hospeda o herói do espaço: a cafetaria. “Onde o bar fica, como é a aparência e a aparência, as linhas de visão de e para ele, como está iluminado, são muito importantes. Investimos muito tempo para garantir que seja como uma peça de mobília finamente trabalhada, porque é o grande palco em que criamos o "teatro do café".
A sua nova loja no número 10 da Waverly Place seria um exemplo disso.
Qual é a sua parte favorita neste design? O 10 Waverly Place é um bar de reserva, o que significa que é uma loja especial com uma experiência de café elevada. A maneira como preparamos o café é muito especial. Temos uma máquina Black Eagle, a Siphon - que é uma bebida parecida com Harry Potter - uma bebida Nitro, o que significa que podemos oferecer aos nossos clientes cervejas fresquinhas. O edifício em si era um edifício existente, com um lindo piso de terraço branco, que tinha a mesma faixa de cores da nossa loja principal, The Roastery, em Seattle. Por isso, preservamos e reforçamos isso, mantivemos as paredes de tijolos existentes e também encomendamos alguns mapas e obras de arte personalizados desenhados à mão de um grande artista chamado Tommy Tailor, com o qual colaborei ao longo de anos. VEJA TAMBÉM: Guia Completo da renderização de espaços exteriores no SketchUp Podium
Como é o fluxo de trabalho de design da Starbucks?
Depois de encontrarmos um edifício que pode comportar funcionalmente uma loja Starbucks, criamos um layout funcional, que se desenvolve na primeira planta detalhada. Se essa proposta receber a luz verde de nossa equipa de operações, iniciaremos o trabalho de design de interiores no SketchUp. Aqui, testamos ideias para o balcão, a iluminação e a paleta da loja. Ao fazer isso no SketchUp, parece que estamos a trabalhar com argila: muitas ideias podem ser experimentadas muito rapidamente. A velocidade que isso nos proporciona significa que podemos visualizar rapidamente as ideias, identificar as que mais gostamos e desenvolvê-las à medida que o design avança. Qual é a sua funcionalidade favorita no SketchUp? Sem dúvida, seria o Style Builder. A maneira como podemos ajustar o estilo padrão para obter um acabamento desenhado à mão, quente e não muito perfeito ajuda-nos a retratar adequadamente uma variedade de estética de design nas nossas lojas.
Perguntas e respostas rápidas sobre tecnologia de incêndio com Eduardo Meza, LEED AP e designer sénior do Starbucks Miami Studio
Percebemos que sua equipa usa uma impressionante selecção de materiais. Onde você encontra e selecciona materiais? Os materiais mais usados foram criados a partir de fotos e digitalizações do nosso catálogo padrão. Todas as equipas têm uma biblioteca de materiais separada? Ou você partilha os seus materiais entre escritórios? O estúdio de Miami criou uma biblioteca com os nossos materiais padrão e é uma biblioteca que partilhamos com outros Starbucks Studios. Os materiais fora da nossa paleta Padrão são personalizados por projecto. Você ou alguém da sua equipa usa extensões do SketchUp no seu fluxo de trabalho? Se sim, você poderia dizer-nos os três mais importantes? Sim; LSS Matrix, Section Cutface e Smart Drop. Qual o atalho de teclado com o qual não conseguiria viver? Os atalhos são essenciais para o meu fluxo de trabalho. Aqui, os meus atalhos personalizados favoritos e mais usados: M = Materiais, C = Componentes, L = Camadas.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Março 2025
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