Durante um estágio num grande showroom em Milão, ele percebeu que os colegas ainda estavam a desenhar apenas em 2D. Apaixonado por ajudar a transformar a maneira de como eles trabalhavam e melhorar a eficiência, Borov apresentou a equipa ao mundo do design espacial em 3D no SketchUp. Ele votou à Bulgária em 2012 e trabalhou numa empresa de mobiliário durante quatro anos antes de criar a 3DEA, uma empresa comercial dinâmica de design de interiores que oferece branding e interiores de locais de trabalho chave na mão. Conte-nos um pouco sobre a 3DEA e o trabalho que você faz"Criei a 3DEA após vários anos de experiência de trabalho pós-estudo em Milão e na Bulgária. Eu tinha construído uma rede de contactos profissionais enquanto trabalhava numa empresa de mobiliário, pelo que tive uma transição suave para servi-los como designer de interiores. Normalmente trabalhamos com empresas de grande e pequena escala, ajudando a expressar o seu ethos, marca e identidade visual nos seus interiores. Também criamos design e sinalização para exposições e stands. O SketchUp é o nosso canivete suíço que nos ajuda a executar todas essas tarefas em diferentes escalas de maneira consistente." "Um tema-chave que percorre os nossos projectos é a combinação de bom design e capacidade de construção." "Gerimos uma equipe rotinada, colaborando estreitamente com outros profissionais de design, principalmente estúdios de arquitectura, conforme exigido por protejo. Concluímos que essa equipa multidisciplinar oferece maior conhecimento para garantir resultados mais interessantes." "A 3DEA era uma equipa de cinco pessoas durante um período tempo, até me tornar pai no início deste ano. Esse grande evento da minha vida obrigou-me a rever a minha abordagem de trabalho e a encontrar um melhor equilíbrio. Isso significava passar de 12 a 15 horas no escritório para ser mais selectivo sobre os projectos que realizamos e trabalhar horas mais saudáveis de maneira mais flexível. Acredito que você produz um trabalho melhor quando tem uma abordagem equilibrada da vida, do trabalho e do design." O que distingue a 3DEA dos seus concorrentes?"Tentamos coisas novas. Ficamos à vontade a aprender por tentativa e erro, porque isso significa que podemos criar novos caminhos. Cometer erros é melhor do que repetir soluções conhecidas simplesmente porque "é assim que as coisas são feitas" há muitos anos. Esse foi um problema no showroom em que trabalhei em Milão, alguns dos arquitetos veteranos ainda estavam usando o mesmo fluxo de trabalho que usavam desde que deixaram a universidade. Obviamente, pode ser difícil tentar algo novo e falhar, mas vale a pena no final, porque é assim que a inovação nasce e o bom trabalho é feito." Onde é que fez a sua formação?Estudei Design de Interiores no Instituto Europeo di Design (IED) em Milão. O primeiro ano focou-se em estabelecer uma base em desenhos tradicionais, pesquisas pessoais dos espaços existentes e desenho manual. O currículo progrediu de 2D para 3D, onde aprendemos uma variedade de programas em 3D. Descobri que o SketchUp combina todas as principais funcionalidades dos programas separados, o que me ajudou a economizar muito tempo e esforço. Para ser sincero, achei difícil aprender alguns dos softwares mais complexos e estava mais interessado em projectar e entregar do que ser prejudicado pela tecnologia. Eu poderia simplesmente modelar o meu design no SketchUp e, em seguida, utilizando o LayOut, criar os meus desenhos técnicos em 2D. Eu lutava às vezes quando meus arquivos ficavam muito pesados e sofria algumas falhas antes dos prazos, mas aprendi a modelar de maneira mais ágil e licenciei-me com sucesso! Qual a importância de garantir a funcionalidade e o "look" de um local de trabalho?Equilibrar forma e design é um requisito fundamental de qualquer tarefa de design. A tendência actual dos espaços "Instagramable" inclina o foco de muitos designers da minha geração para tendências e design de moda. O tempo provou, no entanto, que a adequação, a funcionalidade e a resiliência de um design é o que garante que ele resista ao teste do tempo. Isso se aplica a todo tipo de design; design automóvel, design de móveis e arquitectura. Eu acredito que é incrivelmente importante saber que tipo de material usar e que tipo de funções integrar. A beleza é importante, mas, no final, exige que esses outros princípios sejam duradouros. Como comunica as decisões de design nos seus projetos?Inspiro-me na abordagem de comunicação de Bjark Ingels. Todo o projecto que ele cria tem uma história clara e uma narrativa que pode ser explicada e compreendida por qualquer pessoa. Para alcançar esse mesmo tipo de clareza, trabalhamos para tornar a nossa solução proposta visível para o cliente e os utilizadores finais, independentemente da escala do projecto. Tendemos a incorporar muitas fotos, esboços, modelos da vida real e desenhos em 3D, os quais reunimos no LayOut. Cada projecto apresenta problemas diferentes, por isso vamos aproveitar uma mistura diferente de suportes de representação e apresentação. Você entregou um local de trabalho incrível para a AECO Space em Sofia, Bulgária. Conte-nos sobre este projeto...O nosso compromisso para a AECO Space era projetar e fornecer um espaço funcional e criativo para a sua equipa e áreas de apresentação e formação que pudessem se estender para atender um número diferente de estagiários de software. Tínhamos um espaço arejado para trabalhar; grandes janelas, tectos altos e muita luz. Essas qualidades representavam um desafio. Embora excelentes para a equipa, esses recursos tornaram-se problemáticos para o trabalho diário, principalmente para as sessões de formação e apresentações realizadas internamente. Para criar um ambiente de maior produtividade, optamos por persianas grandes o suficiente para cobrir as amplas janelas, abordando assim o brilho. Isso significava que tínhamos que descobrir como pendurar com segurança as cortinas pesadas no tecto. O único problema foi que tínhamos tectos falsos para contrariar a grande altura do chão ao tecto! Com desenhos e modelos 3D, testamos duas opções visíveis e duas ocultas. Após consultar o cliente, seleccionamos uma opção oculta que foi criada e instalada, economizando tempo e tornando o processo muito mais eficiente. O espaço original foi projectado para um banco, por isso herdamos um piso formal de granito que o cliente não queria. Quinze a vinte por cento do orçamento tiveram que ser reservados para fornecer o piso preferido. Ter um orçamento e um roteiro claros para todo o projecto era essencial para obter o projecto dentro do prazo e do orçamento. O espaço construído é quase idêntico aos seus planos. Como é que você consegue esse nível de precisão durante a fase de design? Cumprir o que prometemos foi fácil porque empregamos um fluxo de trabalho construível. Ao modelar o projecto com a capacidade de construção em mente, sabíamos que poderíamos entregar o que propusemos, até ao plano eléctrico e a posição dos aparelhos. Isso também significava que poderíamos comunicar o conceito ao cliente com clareza e fornecer detalhes técnicos claros aos construtores. Desenhos renderizados, cotados e dimensionados à escala garantiram que os nossos comerciantes pudessem instalar cada elemento do projecto facilmente. Fizemos isso com os pisos sob medida, com cores e tamanhos diferentes, o que significa que poderíamos entregar desenhos claros e garantir uma instalação suave. Também podemos calcular com precisão os custos usando as decolagens dos nossos desenhos e fornecer uma excelente orientação para a nossa equipa. Você utiliza produtos do mundo real para utilizar nas suas propostas? Sim, adquirimos e especificamos itens do mundo real e personalizados de uma ampla variedade de fornecedores e empresas. No nosso projecto para a AECO Space, tínhamos cerca de dezanove empreiteiros e subcontratados diferentes fornecendo equipamentos, acessórios e aparelhos eléctricos para um projecto não tão complexo! Para obter a melhor qualidade e preço, e ainda cumprir os prazos, descobrimos que precisávamos de trabalhar com os melhores. Felizmente, temos uma selecção de empresas com quem trabalhamos e confiamos para oferecer um trabalho de boa qualidade, dentro do prazo e do orçamento. Nós seleccionamos e especificamos produtos desse pool. Além disso, criamos peças à medida e importamos materiais exclusivos, como o musgo escandinavo da Finlândia, que usamos para criar a lâmpada de seis metros de comprimento usada num projecto com a AECO Space. Qual é o seu fluxo de trabalho actual no SketchUp? Durante a análise do local, desenhamos à mão uma pesquisa de impressão que captura medições que podem-se tornar extremamente importantes posteriormente no processo de design. Também tiramos muitas fotografias. De volta ao estúdio, transcrevemos os principais detalhes dos desenhos e fotos em desenhos 2D no SketchUp. Depois que todas as alterações são feitas em 2D, criamos os nossos modelos 3D conceituais. Geramos imagens que o cliente pode rever, comentar e aprovar e depois fazemos a transição para desenhos e detalhes técnicos em 3D, com foco na precisão para garantir a capacidade de construção. Os nossos modelos são enriquecidos com dados, porque isso nos ajuda na estimativa e especificação. Mesmo sem criar renderizações fotorrealistas, o SketchUp ajuda-nos a deixar o cliente animado com o conceito. Então concentramo-nos em fascinar o cliente com o produto acabado. Quando o cliente estabelece um orçamento apertado, quais ferramentas você usa para estimar os custos de material e mão de obra? Colocamos cotagens lineares e de área no separador de Informações da entidade do SketchUp no Excel e usamos fórmulas para fornecer estimativas rápidas para projectos. Os nossos modelos são enriquecidos com dados para que, quando o orçamento, a especificação ou o preço forem alterados, os resultados actualizados possam ser gerados muito rapidamente. Quais são as extensões do SketchUp mais usadas? Make Faces me poupa muito tempo. O CleanUp³ nos ajuda a remover elementos e materiais desnecessários para tornar os modelos mais leves e fáceis de trabalhar. Achamos o Fredo Tools realmente útil e os Cantos Arredondados são ótimos para detalhes, pois facilitam a dor dos cantos arredondados manualmente. Devo também mencionar DropGC, Add Center Point (que é nativo do SketchUp), Fredo Corner, Material Tools e Vray para renderização. Você pode partilhar os detalhes de alguns dos projectos dos quais mais se orgulha? Projectamos uma estação de trabalho completa de 3 x 1,4 m com uma estrutura metálica para uma torre de vigilância marítima 24 horas por dia, 7 dias por semana, no Mar Negro, na costa da Bulgária. Todos os computadores, equipamentos e fiação precisavam ser totalmente integrados à estrutura metálica. Resolver o problema de design era apenas um ponto de partida. Precisávamos pensar na logística de entrega e instalação. A partir de uma reunião e uma imagem de referência partilhada pelo cliente, tivemos seis meses para projectar, desenvolver e entregar o projecto. O SketchUp mostrou-se extremamente importante para descobrir se todas as peças separadas feitas em Sofia caberiam no camião de transporte antes de serem montadas e depois transportadas para Varna e Burgas. A casa da mesa é semelhante à torre inclinada de Pisa e algumas das peças não cabiam no elevador. Isso significava que tínhamos que simular exactamente como a mesa seria posicionada em toda a escada para finalmente chegar à sua localização final no topo da torre. Esse projecto foi realmente um trabalho árduo, mas satisfatório, e o SketchUp foi uma grande ajuda do começo ao fim do projecto.
"O SketchUp foi uma grande ajuda do começo ao fim do projecto." Outro destaque do projeto para mim foi projetar e entregar as nossas lâmpadas de alumínio e carvalho sob medida em três andares de um novo shopping na Bulgária. Colaboramos com um fabricante de iluminação chamado Prisma para criar trezentos com dimensões que variam de 50cm x 50cm a 6 x 4m.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Fevereiro 2025
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