Alterações aos modificadores de modelação do SketchUp No SketchUp 2021.1, a forma como as dez ferramentas principais de edição funcionam alterou-se. Por exemplo, a ferramenta Move do SketchUp também pode funcionar como uma ferramenta de cópia. E, com um modificador, a ferramenta Push/Pull pode criar novas faces. Aqui estão os destaques: Modifier Toggles A mudança mais significativa é que existem mais ferramentas de edição se comportam como toggles, que podem ser abertos ou fechados carregando numa tecla. Isto significa menos interacção com modificadores "press-and-hold" para ferramentas e resultados de modelação mais previsíveis. Para qualquer ferramenta, é possível identificar que modificadores estão disponíveis na Barra de Estado (na parte inferior do ecrã) e confirmar o estado actual modificado da ferramenta, examinando o cursor ou o comportamento de modelação no ecrã. Com mais modificadores a comportarem-se como toggles, é mais fácil mudar o estado da ferramenta antes de concluir uma dada operação. Sticky Modifiers Pode agora utilizar ferramentas modificadoras em várias operações. Isto significa ser capaz de fazer múltiplas cópias de objectos com o comando Move ou ser capaz de esconder arestas com o comando Eraser através de mudanças de vista utilizando o Orbit. Utilizar a ferramenta Move Esconder arestas com a ferramenta Eraser Para sair de uma ferramenta modificada, ou carregue novamente na tecla modificadora ou mude de ferramenta. Inferências de pré-bloqueioComo já sabe, muitas ferramentas no SketchUp apresentam a capacidade de "pré-bloquear" uma direcção de inferência ou plano de desenho. Neste lançamento, este padrão foi aplicado a outras ferramentas. Agora é possível pré-bloquear uma direcção de inferência antes do primeiro clique com as ferramentas Line, Tape Measure, e Move. Actualizações Push/Pull No SketchUp 2021.1, é provável que note algumas diferenças com o Push/Pull. Para além de fazer do modificador Push/Pull Copy um toggle persistente, também formalizaram o modificador oculto do comando Push/Pull, Stretch. Stretch é um estado modificador que existe no SketchUp há anos. mas que nunca foi referenciado na Barra de Estado ou no cursor Push/Pull. "Esticar" uma face é equivalente a mover uma face perpendicular ao seu plano de desenho, e é especialmente útil nas primeiras fases de desenvolvimento da forma. Stretch em Ação A par de melhorias no Push/Pull acima referidas, também foi feita uma alteração na orientação das faces ao modelar no SketchUp. Agora, o SketchUp orientará sempre as faces desenhadas com a face frontal "virada" para cima, ao desenhar no plano do solo, e com a face frontal "virada" para a câmara nos outros casos. Por exemplo, se uma face for desenhada sobre a parte superior de uma face existente, a nova herdará a orientação da face em que é desenhada. As operações Push/Pull e Follow Me comportam-se de forma mais previsível com estas alterações, resultando em faces correctamente orientadas. Push-Pull Melhoria de desempenho em Extensões de grandes malhasAlgumas extensões do SketchUp são concebidas para criar ou manipular grandes quantidades de geometria. Claro que, quanto maior for a malha que uma extensão está a acrescentar ao SketchUp, mais tempo demorará a gerar. Esta versão traz melhorias na eficiência com que o SketchUp API gera grandes malhas. Uma vez obtidas malhas acima de 20.000 polígonos, a melhoria é especialmente perceptível. Se estiver ansioso por explorar este novo API, verifique extensões tais como Artisan, SubD, Bezier Surface, e Skimp. Actualizações ao menu ExtensõesDaqui para a frente, o cabeçalho do menu Extensões estará sempre visível, independentemente de as extensões estarem ou não lá instaladas. Também relocalizaram a gestão de extensões e as ferramentas de desenvolvimento para este menu. Apesar de não forçar os programadores a colocar comandos de extensão no menu Extensões, essa é a melhor prática. Por falar em melhores práticas, foram publicadas recentemente as Directrizes de Extensão UX, que ajudam os programadores a fazer extensões que funcionem de forma previsível no SketchUp. Tradução de unidades para os Live ComponentsOs Live Components continuam a evoluir nos Laboratórios SketchUp para se tornarem mais úteis. Especificamente, os parâmetros do Live Component são agora exibidos no mesmo formato de unidade que está a usar no seu modelo SketchUp. Assim, quando está a alinhar uma medição com a ferramenta Tape Measure, é muito mais rápido digitar essa medição num parâmetro do Live Component. Atualização das Unidades 2021.1 também inclui uma melhoria no tempo de execução da edição dos Live Components. Pode explorar os Live Components na 3D Warehouse. LER TAMBÉM: CURSO BÁSICO SKETCHUP PRO PASSO A PASSO Classificação e exportação IFC 4Além do suporte para o esquema e formato de ficheiro IFC 2x3, o SketchUp Pro inclui agora classificação IFC 4 e a capacidade de exportar ficheiros em IFC 4. Melhorias no LayOutNa versão 2021.1, foi introduzida uma forma mais rápida de definir a escala de uma viewport. Agora, pode simplesmente escrever a escala desejada na janela "Camera" do painel do modelo SketchUp. Este novo contributo irá analisar uma série de parâmetros: 1:50, 1m = 50m, 1/50, .02, 2% aplicarão rapidamente uma escala de 1:50 a uma viewport. Além disso, em Janeiro foi lançada uma actualização que incluiu uma melhoria do desempenho da capacidade do LayOut para inferir os viewports do SketchUp.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Fevereiro 2025
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