Com detalhe ou sem detalhe, você escolhe...
O desenho de uma peça de mobiliário deve ter em conta se pretende ou não produzi-lo e se pretende ou não elaborar os seus desenhos de produção. A forma mais simples de desenho de um móvel é recorrendo às formas mais básicas do SketchUp: arestas, superfícies, grupos e componentes. Não será de todo a forma mais correcta, mas a que nos permite obter modelos 3D de uma forma muito rápida e visualmente muito aproximada do resultado final. Neste pequeno tutorial explicamos-lhe como conceber um roupeiro em 3D no SketchUp sem preocupações de como é que o roupeiro vai se contruído, apenas como será o resultado final em termos de divisão do roupeiro, suas prateleiras e o aspecto visual das frentes das gavetas.
Simule o fabrico antes de desperdiçar madeira
A forma mais rápida e fiável de produzir uma peça de mobiliário sem necessidade de desperdiçar material é desenhando esse mesmo móvel em 3D. O desenho 2D já nos permite uma aproximação, mas o facto de trabalharmos em desenhos separados (plantas, vistas e cortes) pode-nos induzir em erro e até o próprio desenho de projecto pode levar a erros de projecto se for efectuada uma alteração a um dos elementos desenhados e depois não reproduzirmos essa alteração nas peças desenhadas restantes por mero lapso. Trabalhar em 3D no SketchUp permite-nos ver cada uma das peças separadamente e verificar como essas peças interagem entre elas.
Neste vídeo mostramos-lhe todo o "workflow" do desenho de um módulo de cozinha desde a sua concepção até à sua comunicação.
O SketchUp permite-lhe desenhar todo o tipo de mobiliário, desde o mais simples até ao mais complexo. Isto porque o SketchUp lhe permite desenvolver qualquer tipo de forma, tornando-se extremamente versátil em qualquer área. Neste exemplo, explicamos-lhe como criar uma cadeira de uma forma muito simples, mas mesmo assim obtendo resultados incríveis.
Obtenha uma lista de peças detalhada
Uma das vantagens do SketchUp Pro é a possibilidade de extrair para uma folha de EXCEL uma lista de quantidades de componentes que estão a ser utilizadas num determinado ficheiro. Além do nome da peça, contabiliza o número de peças idênticas que são utilizadas, as suas dimensões, o seu material e até o seu preço (se especificou esta propriedade quando definiu a componente).
Faça o projecto de cada um dos elementos em separado
A criação de desenhos separados para cada uma das peças que vão fazer parte da sua peça de mobiliário irá definitivamente acelerar o processo de fabrico e melhorar o fabrico de cada uma das peças e, por consequência, a qualidade do móvel que é composto por estas. Com o plugin Component2Layouts não tem de perder muito tempo a elaborar os desenhos de apresentação desses projectos em separado, uma vez que 90% do trabalho é gerado automaticamente pelo plugin, conforme explicamos neste tutorial.
Faça a optimização do corte de placas
O plugin OpenCutList permite-lhe elevar o SketchUp a outro nível, criando uma folha de obra com um diagrama de corte onde constam todas as componentes a serem cortadas em placas e a optimização de corte dessas mesmas placas. Já não terá de se preocupar com o planeamento do corte, porque o SketchUp faz rapidamente esse trabalho por si. O plugin permite incluir no planeamento variáveis como a espessura da lâmina de corte, a orientação do veio da madeira e até uma pequena margem em volta das placas para serem retiradas uma vez que normalmente estas se deterioram aquando do armazenamento.
Divulgue o seu trabalho através da 3D Warehouse
Quantas vezes o seu cliente teve dificuldade em perceber um projecto que lhe está a apresentar? Em vez de apresentar o seu trabalho aos seus clientes através de desenhos, porque não colocar um modelo interactivo na 3D Warehouse do SketchUp e envia o link ao seu cliente? Dessa forma, o seu cliente pode visualizar o modelo 3D de qualquer ângulo e vê-lo exactamente como pretende.
Simule a montagem do móvel
Se o móvel que está a idealizar tem uma montagem que o obriga a uma certa disciplina de montagem, nada mais do que utilizar o SketchUp para explicar como esse móvel é montado. Pode mostrar visualmente onde é que cada peça ocupa o seu lugar, utilizando a ferramenta ECLATE/DEPLACE que cria uma "vista explodida" de todo o modelo, facilitando a compreensão da montagem do móvel.
Também pode optar por criar um vídeo onde cada uma das peças é acrescentada sucessivamente, até que todo o modelo esteja concluído. Para criar esta animação apenas tem de saber criar cenas no SketchUp, onde as peças se vão revelando uma a uma. O processo de criação do vídeo é justamente o contrário, ou seja, fazer desaparecer as peças desde a última até à primeira, e criar o vídeo de "trás para a frente".
0 Commentaires
Votre commentaire sera publié dès qu’il aura été approuvé.
Laisser une réponse. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|