Para muitos arquitectos, sintetizar a essência das suas crenças de design no espaço pessoal pode ser... complicado. Pelo contrário, este premiado gabinete de arquitectura parece ter acertado em cheio. O seu escritório autoprojetado encapsula perfeitamente o seu ethos; os pormenores são pensados e completamente resolvidos. Um conceito cristalizado passa do exterior para o interior, realçado com uma paleta de materiais quentes e nítidos.
Inveja do escritório à parte, conversamos com o arquitecto Henning Hagen Kolås e com o responsável de comunicação, Daniel Lund Godbolt de Lund+Slaatto Architects, para explorar como a equipa aplica rigor sem sacrificar a rapidez ao dar vida às suas ideias arquitectónicas.
Quais são os princípios fundamentais que orientam a sua abordagem a um projecto de design?
Na Lund+Slaatto, o nosso objectivo é apresentar desenhos viáveis e orgulhamo-nos de encontrar a solução certa. As nossas soluções dão prioridade ao utilizador final, assegurando a funcionalidade espacial e a racionalidade. Realizamos projectos desde o conceito até à entrega, especificando materiais robustos, e detalhando a possibilidade de construção.
Qual é o ponto de partida para qualquer projecto de design na Lund+Slaatto?
Cada projecto é único, mas normalmente começamos com esboços em papel, estudos em modelos físicos, e modelos em SketchUp para testar volumes em 3D. Nos almoços comunitários semanais, as equipas apresentam os seus projectos para revisão arquitectónica.
A nossa equipa de cinquenta pessoas é composta por profissionais talentosos com competências em design arquitectónico, design de interiores, modelação, visualização, sustentabilidade, planeamento, e conformidade. Como tal, somos capazes de aproveitar a força de cada membro da equipa para afinar todos os aspectos de cada projecto e levar a cabo as nossas ideias arquitectónicas.
Como é que isto se traduz nas conversas com os vossos clientes?
Reconhecemos que nem sempre é fácil olhar para um plano e compreender as qualidades espaciais da proposta, especialmente para clientes que normalmente não são arquitectos. Os nossos clientes vão desde empresas, restauradores, a organismos governamentais, e os nossos modelos 3D são o ponto focal para reuniões de clientes. Achamos que é mais fácil comunicar a nossa intenção de concepção mostrando ao vivo as Cenas SketchUp. Alternativamente, os clientes podem navegar pelo próprio modelo, se assim o desejarem. Isto deixa-os excitados com o 'produto' acabado mesmo antes de ser entregue.
Normalmente, não começamos as nossas apresentações a dizer: "Esta é a solução para si"! Partilhamos o nosso processo de concepção e mostramos a viagem até à nossa proposta. Isto encoraja os clientes a participar no desenho e fazer do seu feedback uma parte integrante e importante do desenho. Recebemos respostas do tipo "Concordo com o vosso processo de pensamento, mas gostamos mais deste". É uma vitória para ambas as partes, onde todos podem sentir que fazem parte do processo.
Como é interpretada a sustentabilidade no vosso trabalho?
Para nós, sustentabilidade significa especificar materiais amigos do ambiente, pensar criticamente na redução da energia incorporada, e a nossa pegada de carbono. Concebemos e concluímos algumas construções de madeira maciça.
Quando o Valle Wood foi concluído, era o maior edifício comercial de construção em madeira maciça na Noruega. Tem certificado BREEAM excelente com 40% menos consumo de energia do que os edifícios de escritórios equivalentes. Foi também finalista no Prémio de Arquitectura de 2019.
A propósito, estas considerações de sustentabilidade ajudam-nos a proporcionar climas interiores confortáveis, reduzindo ao mesmo tempo as necessidades energéticas. Além disso, é vital considerar a sustentabilidade cultural e contextual. No clima rigoroso da Noruega, temos de proporcionar interiores e exteriores robustos e duradouros, que não exijam manutenção excessiva.
Também pensamos na sustentabilidade em termos mais amplos, oferecendo soluções de design que encorajam uma mudança positiva de comportamento. No nosso projecto Ulstein Arena, por exemplo, não só executámos os edifícios como também melhorámos a vida cívica, criando novos pontos de encontro urbanos para a cidade de Ulsteinvik.
Tecnologia e Processos de TrabalhoComo é que a modelação apoia o vosso processo de concepção?A modelação 3D é uma ferramenta necessária no escritório para experimentar diferentes soluções arquitectónicas. É uma forma eficiente de testar alternativas, comunicar decisões ao resto do escritório, e apresentar propostas aos nossos clientes.
A maioria dos arquitectos na Lund+Slaatto modelam no SketchUp, desde executivos a arquitectos juniores, e a maioria dos nossos projectos dos últimos dez anos foram concebidos pela primeira vez no SketchUp. Estamos num nível em que a criação em 3D nos faz desenhar melhor porque nos permite testar muitas opções, rapidamente. A capacidade de perfurar até aos detalhes permite-nos mergulhar na situação de design em que estamos a trabalhar.
Começamos o desenvolvimento de conceitos no SketchUp, explorando a logística do local, a capacidade de construção, os detalhes, o design da fachada, o interior, e a disposição do mobiliário, bem como os materiais no SketchUp. Desenvolvemos e exportamos detalhes concretos e estruturais do ArchiCAD e importamo-los de volta para o SketchUp para ajudar ao desenvolvimento criativo de elementos como fachadas, estudos de secção, e interiores.
Explique-nos de que forma tira partido de fluxos de trabalho eficientes em projectos de ritmo acelerado?
A utilização do Enscape para renderizar os nossos modelos SketchUp tem sido transformadora, particularmente para projectos de competição que têm prazos fixos e apertados. Somos capazes de apresentar rapidamente propostas com um sentido de realidade através de imagens semirrealistas. Tipicamente, a semana antes da apresentação de um concurso é dedicada à renderização.
Agora, a nossa eficiência de modelagem poupa-nos uma semana inteira e a velocidade de renderização dos nossos modelos SketchUp em Enscape poupa-nos mais uma semana que podemos dedicar ao aperfeiçoamento do design real.
São duas semanas inteiras que recuperamos dentro do prazo de seis semanas do concurso para nos concentrarmos no design. Podemos agora iterar até à noite anterior ao prazo previsto e exportar grandes quantidades a tempo de apresentar.
Fale-nos sobre um dos vossos projectos premiados, e como foi apoiado pelos vossos princípios de concepção.
Os dois volumes em forma única da Ulstein Arena em Ulsteinvik, Noruega, contêm um pavilhão desportivo, uma biblioteca, salas de reuniões, e outros espaços auxiliares. A indústria marítima crucial define a identidade cultural e material da cidade, e o projecto retira daí as suas sugestões materiais e formais. As várias funções da arena são claramente identificáveis e criam um diálogo com a cidade através da sua forma e transparência.
A divisão da Ulstein Arena em dois volumes principais ajudou a adaptar o edifício à pequena escala e à densa estrutura urbana de Ulsteinvik. Encontra-se com a paisagem circundante em três níveis e cria uma série de novos espaços urbanos que estão directamente ligados à rede existente de caminhos pedonais da cidade. Isto permite que os habitantes locais entrem, circulem e saiam para chegar à escola, ou às lojas.
Utilizámos o SketchUp para modelar e manter a geometria altamente detalhada e única do pavilhão de natação e de desporto. O projecto venceu o Prémio Nacional de Qualidade de Construção em 2019. O gabinete partilha recursos 3D e paletas de materiais? Como é que isto tem impacto na vossa eficiência?
Temos uma biblioteca 3D cheia de modelos antigos e actuais, componentes tais como mobiliário da vida real de fabricantes e texturas. Toda a equipa pode e é encorajada a aceder a qualquer recurso e a inspirar-se ou a implementar detalhes de projectos antigos no seu trabalho. Cada novo membro da equipa recebe uma introdução ao SketchUp através de um servidor partilhado, e mais importante ainda, o que fazemos e não fazemos na modelação 3D.
Partilhamos uma ampla convenção de desenho e padrões de modelagem, tais como assegurar que cada peça de geometria esteja na Camada Zero, e agrupar objectos. Cada membro da equipa é também introduzido a atalhos especiais, que são criados em cada computador. Para além dos fundamentos, todos são autorizados a flexionar os seus músculos criativos.
Acerca da LUND+SLAATTO
Contexto, pormenores e escolha de materiais são tópicos centrais para os Arquitectos Lund+Slaatto. A ambição é criar projectos com valor duradouro, tanto para a sociedade como para os utilizadores diários dos edifícios. A Lund+Slaatto Architects foi criada em 1987 e é um desenvolvimento da firma original criada em 1958 pelos aclamados arquitectos Kjell Lund e Nils Slaatto.
Este artigo foi originalmente publicado em SketchUp.com
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|