Com certeza já deve ter ouvido falar que o SketchUp se tratava de um software gratuito. Porém, isso não corresponde totalmente à verdade. Para perceber isso, temos de conhecer um pouco melhor a história do SketchUp e de que modo ele foi sistematicamente passando de mãos para mãos durante os últimos anos...
A criação do Software SketchUp remonta ao ano de 1999 quando dois amigos (Brad Schell e Joe Esch) fundaram a @Last Software. Em Agosto de 2001 foi lançada a primeira versão do SketchUp cujo objectivo era ser uma ferramenta de modelação em 3D que tivesse no computador a mesma liberdade que o desenho manual permite. O sucesso do programa foi imediato e a facilidade no uso do programa chamou a atenção da Google. A gigante norte-americana procurava um programa de modelação que fosse muito simples para ser utilizado por qualquer pessoa, não necessariamente um arquitecto ou um técnico de desenho 3D que pudesse trabalhar como um "plugin" do seu recentemente lançado produto Google Earth e encontrou no SketchUp a ferramenta que procurava. Daí até a aquisição da @last Software foi um pequeno passo. É nessa altura que surge o SketchUp 6 e o SketchUp 6 Pro (versões gratuita e comercial, respectivamente). A versão Pro dispunha apenas de algumas (poucas) funcionalidades que a versão gratuita não possuía. Ambas podiam ser utilizadas em ambiente profissional, algo que apenas sofreu alterações com a aquisição do SketchUp por parte da Trimble. A última versão gratuito do SketchUp gratuito para uso profissional, é assim o SketchUp 8. Com a aquisição do SketchUp em Junho de 2012 por parte da Trimble Navigation, a versão gratuita do SketchUp passa a chamar-se SketchUp Make e dá-se uma grande alteração no "License Agreement". A partir do lançamento do SketchUp 2013, o SketchUp Make passa a ser gratuito apenas e só para uso pessoal e não-profissional. Mesmo o uso para efeitos de ensino e trino obedece a novas regras, sendo criada uma versão (Educational) para esse efeito, com um contrato de licenciamento à parte. Reforçamos então a ideia que o SketchUp Make apenas pode ser utilizado de forma gratuita para uso pessoal e não-profissional. Quais as diferenças em termos de funcionalidades entre o SketchUp Make e o SketchUp Pro?
Esmiuçamos de seguida algumas das funcionalidades que existem no SketchUp Pro e que não podem ser encontradas no SketchUp Make. A base dos dois programas é exactamente a mesma sendo que tudo o que tem a ver com odelação 3D pode ser feita tanto no SketchUp Pro como no SketchUp Make e os ficheiros oriundos de uma versão podem ser abertos e trabalhados na outra e vice-versa.
Importação de ficheiros no formato .DWG
A maioria dos utilizadores de Software CAD continua a preferir desenvolver os seus projectos em 2D num Software CAD compatível com o formato .DWG e depois importá-lo no SketchUp para poder desenvolver a sua volumetria em 3D. Para isso, o SketchUp Pro permite a importação dos ficheiros no formato .DWG para serem trabalhados. Os mesmo layers originais continuam a estar disponíveis no SketchUp e os Blocos são transformados em Componentes do SketchUp.
Antes de importar os ficheiros .DWG no SketchUp, convém obedecer a algumas regras explicadas neste vídeo.
A partir daqui o processo de importação torna-se extremamente simples.
Convém assinalar que as linhas oriundas de um ficheiro .DWG dão lugar apenas a arestas no SketchUp e que é necessário transformar as áreas fechadas em superfícies. No entanto, existem "plugins" gratuitos (mesmo para uso profissional) que resolvem este problema de forma muito simples e rápida:
Exportar desenhos para o formato .DWG e .PDF
A exportação de desenhos do SketchUp para o formato .DWG torna-se extremamente útil quando desenvolvemos o nosso projecto em 3D utilizando o SketchUp e depois precisamos de obter plantas, cortes e alçados para serem desenvolvidos em termos de desenho técnico 2D num Software CAD compatível com o formato .DWG. Esta é outra das coisas que não é possível fazer no SketchUp Make.
Um dos problemas que as pessoas encontram é que, pelo facto de o SketchUp trabalhar com superfícies e não com sólidos como acontece com o Software CAD compatível com o formato .DWG (como o ZWCAD ou o DRAFTCAD), o miolo dos sólidos aparece vazio como se fosse "oco". Mais uma vez poderemos recorrer a um "plugin" gratuito para resolver esse problema:
Produzir folhas de impressão e de apresentação
Quando se instala uma qualquer versão do SketchUp Pro, é instalada paralelamente uma ferramenta chamada LAYOUT. Esta ferramenta permite a criação de folhas de impressão com rótulo, moldura e com vários desenhos, vistas 3D, plantas, cortes e alçados, do mesmo projecto ou do projecto diferentes, com diferentes grafismos, com uma liberdade de apresentação inimaginável. Este tipo de apresentações coloca o SketchUp quase ao nível de um Software CAD comum, tornando-o praticamente autónomo já que dá resposta praticamente a todas as fases de produção de um projecto, desde o modelo 3D à impressão em papel a 2D. Sobre este tema aconselhamos a visualização destes quatro vídeos que explicam todo o processo...
Adicionar "comportamentos" aos objectos 3D
O SketchUp Pro permite a criação de componentes dinâmicos em que, mediante determinada interacção com o utilizador, permite que os objectos tenham um determinado comportamento. Podemos clicar num ponto e uma porta abrir-se, ou mudar de textura, ou aparecer um menu para escolher um puxador, etc. Aqui estão alguns exemplos que explicam como funcionam estes componentes dinâmicos:
Criar listas de quantidades e relatórios
É talvez uma das características mais surpreendentes do SketchUp, esta que permite a exportação para uma folha de cálculo todas as quantidades de elementos utilizados num modelo de forma a poder orçamentá-lo. AS peças são discriminadas pelo seu nome, dimensões em X,Y,Z e material, tornando esta funcionalidade extremamente completa.
Utilizar propriedades de sólidos
O agrupamento de objectos em grupos ou componentes permite que os objectos gerados no SketchUp tenham um comportamento idêntico ao de sólidos. Isto permite facilitar imenso o trabalho do modelador dado que poderá assim utilizar ferramentas como as operações boleanas (UNION, SUBTRACT, INTERSECT, etc.).
Brevemente publicaremos informações sobre estas funcionalidades. Utilizar diferentes estilos de grafismos de apresentação
Além da ferramenta Layout, ao instalar o SketchUp Pro, o Software instala também a ferramenta STYLE BUILDER. Esta ferramenta permite criarmos os nossos próprios estilos de apresentação. Desligar a apresentação das arestas, ligar ou desligar a apresentação das texturas, criar desenhos técnicos ou com uma apresentação idêntica a desenhos manuais, são algumas das opções que o SketchUp Pro permite, com a vantagem de podermos criar os nosso próprios estilos
Criar animações
Ao permitir a criação de cenas, o SketchUp permite também a criação de frames intermédias que originam vídeos de apresentação dos seus trabalhos. Para quê apresentar os seus projectos apenas com imagens estáticas se também pode apresentar vídeos e surpreender os seus clientes conforme se explica neste vídeo?
Se pretende começar pelos aspectos mais básicos das cenas, aconselhamos também a que veja este vídeo:
Suporte técnico online
Durante o período de Manutenção e Suporte, o utilizador do SketchUp Pro tem uma linha directa de comunicação com os responsáveis pela programação do SketchUp para esclarecer todas as dúvidas e eventualmente resolver problemas do programa. Para tal é necessário inserir o código de acesso na plataforma da Trimble à qual os utilizadores do SketchUp Make não têm acesso.
Importar. Exportar e Criar ficheiros no formato .IFC
O SketchUp está neste momento já a preparar-se para a tecnologia BIm e, deste modo, suporta já a importação exportação e criação de ficheiros no formato .IFC
5 Comments
Juliana Santana
24/6/2017 04:35:40 pm
Explicação completa!! Obrigada!!
Reply
Neto
2/8/2017 01:27:09 pm
"Em Agosto de 200" faltou 1 zero.
Reply
Alexandre Ribeiro
7/8/2017 05:38:25 pm
Corrigido! Obrigado.
Reply
RAINER STEINER CAMPOS
11/1/2021 12:48:40 pm
O MAKE permite a importação de arquivos dwg?
Reply
ALEXANDRE RIBEIRO
11/1/2021 02:08:39 pm
Não, só a versão Professional.
Reply
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|