SOBRE A TOPOCONDE
A Topoconde – Topografia e Projetos, Lda, sediada em Vila do Conde, é uma empresa que oferece soluções de Arquitetura, Engenharia e Topografia. Com mais de duas décadas de experiência no mercado, apoia-se nos pilares da responsabilidade, qualidade e excelência para oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.
|
Objectivos
Conversamos com o administrador e sócio fundador da Topoconde, Bernardino Vilas Boas da Silva, e com a Arquitecta Sílvia Agonia, sobre os projectos desenvolvidos nas várias valências da empresa e sobre o contributo dos softwares ZWCAD e DTC-PRO para o sucesso do seu trabalho.
"A empresa foi constituída em 1998 por três sócios", explica Bernardino Silva. "Dedica-se à elaboração de projectos de arquitectura, engenharia e topografia em Portugal. Neste momento, a equipa da Topoconde é composta por dez elementos: quatro arquitectas, dois engenheiros civis, dois topógrafos, uma recepcionista e um administrador, que trabalham em estreita colaboração."
"A maior parte dos nossos clientes, principalmente nas áreas da arquitectura e engenharia, são particulares. Trabalhamos também com algumas empresas de construção. Na área da topografia, realizamos trabalhos para projectos internos e também muitos trabalhos para fora, com empresas de construção civil".
"No âmbito da Topografia, para além da topografia "pura e dura", fazemos também implantação de obra, apoio a obra, fiscalização, movimento de terras, etc, com uma área bastante alargada de clientes. Somos uma referência nesta área, fazemos levantamentos topográficos desde o Norte até ao Algarve".
|
"A par dos nossos projectos de arquitectura, também fazemos projectos de engenharia para outros arquitectos."
"O factor de diferenciação da Topoconde é a importância de termos todas as áreas relacionadas com a elaboração de um projecto dentro de portas. Cobrimos as necessidades desde o início do projecto, com o levantamento topográfico, passando pela arquitectura, engenharia, fiscalização de obras, etc. Conseguimos garantir a continuidade do projecto, sem haver necessidade de batermos a portas externas para complementar o mesmo".
Solução
"Há muitos anos, comecei a trabalhar com o AutoCAD® no sistema operativo MS-DOS, antes do próprio Windows existir. Fui sempre desenvolvendo essas aptidões e, a uma determinada altura, em 2013, mudamos para o ZWCAD. A principal razão dessa troca foi uma questão de relação custo-benefício", explica Bernardino Silva. "Fui eu que experimentei o ZWCAD para perceber se se encaixaria nos nossos processos de trabalho. Instalei a versão experimental gratuita, durante 30 dias, e não notei diferenças em relação ao software que utilizávamos. Por isso, acabámos por alterar todas as nossas licenças para o ZWCAD."
"Não senti diferença nenhuma na passagem de um software para o outro", diz-nos a Arquitecta Sílvia Agonia. "É idêntico, tanto ao nível do layout como das funcionalidades. Aliás, instalei o meu arquivo PGP com os comandos no ZWCAD e não fez diferença nenhuma, encaixou de forma correcta. Se não me dissessem que era o ZWCAD, nem saberia..."
"Em termos de trabalho e visualização, é muito semelhante. Os comandos, menus e ícones são muito idênticos.", confirma Bernardino Silva.
A transição e adaptação ao ZWCAD foi muito fácil e tranquila para toda a equipa", afirma a Arquitecta Sílvia Agonia.
"Ao nível dos nossos processos de trabalho, um workflow simples de um projecto de arquitectura começa com o levantamento topográfico. Temos de perceber em que zona está inserido o terreno em questão, o que se pode fazer nele e também a legislação, normas e requisitos que se aplicam", explica Sílvia Agonia. "Os dados dos equipamentos de topografia são descarregados no ZWCAD, e depois trabalhamos esses pontos no programa", acrescenta Bernardino Silva.
"Realizamos então o primeiro desenho à mão e em papel e, passando para a parte mais rigorosa, transpomos esse esboço para o ZWCAD. Nessa fase, fazemos offsets, trims, etc., seguindo o que o programa nos vai fornecendo para fazer o desenvolvimento do projecto. Para apresentação ao cliente, são efectuadas imagens em 3D no ArchiCAD®."
Benefícios
"Uma das grandes vantagens do ZWCAD é o facto de este ir sempre acompanhando a evolução dos programas CAD, a cada actualização nova", salienta Sílvia Agonia. "Notamos, por isso, que se equipara e está sempre ao mesmo nível da concorrência".
"O ZWCAD é a ferramenta certa para todas as necessidades que temos ao nível do desenho 2D. É o nosso estirador", afirma Bernardino Silva. "O principal benefício que destaco do ZWCAD é ser um software económico que satisfaz os nossos requisitos. Inclusive, já recomendei o ZWCAD a um colega meu que tem um gabinete idêntico ao nosso".
"Para além disso, o programa adapta-se completamente à nossa forma de trabalhar. Utilizo diariamente a versão clássica da interface, mas tenho colegas que já estão mais habituados a trabalhar com a interface "Ribbons", destaca Sílvia Agonia.
Em conjunto com o ZWCAD, a Topoconde começou há pouco tempo a utilizar também o DTC-PRO, add-on de Topografia para este software CAD.
A única limitação do ZWCAD poderá ser o próprio utilizador, que não o utiliza por completo. O software tem todas as funcionalidades de outros programas CAD", diz Sílvia Agonia.
Num futuro próximo, Bernardino Silva está a planear a adoção da tecnologia BIM para que a Topoconde esteja "na linha da frente" da evolução tecnológica do mercado.
Cansado de gastar milhares de euros na compra e actualização do seu Software CAD? E pagar por funcionalidades que não utiliza ou que nada acrescentam ao seu trabalho?
Mude para o ZWCAD, o Software CAD compatível com o formato .DWG, que lhe permite abrir, editar e gravar ficheiros neste formato e também criar ficheiros no formato .DXF e .DWF, a apenas uma fracção do custo de uma solução tradicional. Continue a trabalhar com a linha de comandos, insira imagens raster e utilize XREFs (mesmo na versão mais económica), entre muitas outras funcionalidades que já conhece, porque o interface do ZWCAD já um seu "velho conhecido". |
|