KDMAXCOMO DECORAR UM QUARTO DE UM APARTAMENTO NO KDMAX
|
|
Neste artigo explicamos-lhe como pode utilizar o KDMAX no Projecto de Interiores de um pequeno quarto de estudante, utilizando não só os módulos de cozinhas deste Software, como a sua extensa biblioteca 3D. Veja como utilizar o KDMAX como uma Ferramenta de Projecto de Arquitectura e Interiores.
|
Nesta série de tutoriais vamos explicar-lhe como criar um Estúdio a partir de módulos de cozinha do KDMAX, incluindo uma pequena zona de estudo na qual não faltam o computador e a cadeira de escritório e até um "passa-cabos" para fazer as ligações necessárias e inclusivamente desenhamos uma cama no KDMAX utilizando para esse efeito um módulo de cozinha vulgaríssimo.
Crie um pequeno estúdio utilizando módulos de cozinha do KDMAX
Como adicionar os módulos ao estúdio
O nosso projecto de remodelação do quarto do pequeno apartamento começa com o desenho do móvel-estúdio do quarto, uma vez que este é demasiado estreito e não permite colocar a cama de forma tradicional. Neste pequeno vídeo mostramos-lhe como configurar as várias partes do módulos, incluindo as portas dos armários e como colocar cada módulo no seu devido lugar.
Acrescentar prateleiras suspensas ao móvel-estúdio
Como complemento ao móvel-estúdio que concebemos para o quarto, explicamos neste tutorial como adicionar prateleiras suspensas na parede. Para manter a estética relativamente aos módulos de cozinha que escolhemos para este espaço, e dos quais fizemos o estúdio, também explicamos como bolear o canto de uma das extremidades da prateleira, mantendo a mesma filosofia.
Criar uma zona de estudo no quarto com uma secretária
Conceber uma secretárias utilizando módulos de cozinha
Uma vez que estamos a utilizar o KDMAX como Software de Projecto nesta série de tutoriais, e porque a biblioteca deste Software de desenho de cozinhas e roupeiros possui bastantes modelos de secretárias mas provavelmente não tem nenhum que seja do nosso agrado, elaboramos este pequeno vídeo onde explicamos como, a partir dos módulos de cozinha, podemos criar uma secretária com gavetas e até um espaço para colocarmos a torre do computador.
Criar um buraco "passa-cabos"
Uma vez que o monitor do computador irá estar sobre o tampo e debaixo dele o computador, seria interessante podermos criar uma abertura "passa-cabos" para passagem das ligações entre estes e outros componentes electrónicos, tornando a nossa secretária mais funcional. Isso é feito através da ferramenta "ADD PANEL HOLE" ("adicionar buraco em painel" na versão portuguesa), explicada neste tutorial.
Adicionar componentes electrónicos à secretária
Para que a secretária não surja na nossa proposta apenas como um móvel vazio, a partir da biblioteca de modelos 3D do KDMAX podemos adicionar elementos como computadores, teclados e ratos, monitores e até a cadeira de escritório, tornando todo o conjunto mais realista conforme pode ver neste vídeo.
Como agrupar os componentes da secretária e adicioná-la à biblioteca 3D do KDMAX
Se está satisfeito com o resultado final do seu trabalho e tem a esperança de utilizar esta secretária mais vezes, pode sempre adicioná-la à biblioteca 3D do KDMAX. Para isso, teremos de passar por das fases, explicadas neste tutorial: inicialmente teremos de agrupar todo o conjunto para que se comporte como um só objecto em vez de várias entidades encostadas umas às outras, e depois adicionamos o conjunto agrupado à biblioteca, especificando um nome, uma categoria e até o seu preço unitário.
Desenhar uma cama para adicionar ao quarto
Como criar a estrutura de uma cama a partir de um módulo de cozinha do KDMAX
Mais uma vez poderíamos ter recorrido à biblioteca de elementos 3D do KDMAX para adicionarmos uma cama ao quarto, mas decidimos criar uma cama nós próprios utilizando para o efeito um módulo de cozinha. Sim, leu, bem, criamos uma estrutura de uma cama a partir de um módulo de cozinha. Apesar de o resultado final não sejam tecnicamente e construtivamente igual ao da cama que pretendemos realmente fazer, a estrutura que concebemos neste tutorial em vídeo tem o mesmo aspecto que uma cama real.
Adicionar o colchão e a roupa de cama
Uma vez que a biblioteca do KDMAX não foi originalmente concebida para o desenho de mobiliário de quarto, mas possui algumas camas na sua biblioteca para efeitos de decoração, a biblioteca 3D não tem um colchão com roupa de cama isoladamente, pelo que temos de usar a nossa imaginação para isolar estes elementos a partir de uma cama existente na biblioteca do KDMAX, eliminando todos os elementos que não fazem parte nem do colchão nem da roupa de cama e movendo o colchão para a localização pretendida da forma o mais precisa possível, conforme explicado neste vídeo.
Ajustes finais na decoração, iluminação artificial e renderização
Adicionar elementos decorativos a todo o quarto
Para que o espaço que estamos a decorar realmente se pareça com um quarto, há que adicionar-lhe elementos decorativos que a isso aludam, como tapetes, livros, brinquedos, quadros, entre outros. neste tutorial em vídeo explicamos-lhe como tirar partido da biblioteca 3D do KDMAX nesse sentido.
Adicionar e ajustar a iluminação artificial
Até este momento, para efeitos de testes de renderização, temos utilizado ou a luz natural que advém de termos ajustado este tipo de iluminação aquando da concepção da sala de estar deste pequeno apartamento ou dos pontos de luz que o KDMAX gera por defeito sempre que criamos um novo espaço. Chegou a hora de adicionarmos os projectores de tecto que pretendemos, no lugar certo, e também adicionar objectos de luz como candeeiros de pé ou de secretária, ajustando a sua luminosidade a nosso gosto, conforme explicado neste vídeo.
Renderização final do espaço do quarto
Tendo realizado todo o projecto do quarto no KDMAX, está na hora de realizarmos as nossas imagens fotorrealistas de apresentação do projecto ao nosso cliente. Neste tutorial explicamos-lhe quais as opções gerais de renderização que temos ao nosso dispor no KDMAX, incluindo a renderização de testes ou a renderização de apresentação final, além de podermos criar uma renderização apenas com luzes artificiais (modo nocturno) ou com recurso à luz natural a entrar pela janela exterior (modo diurno).
EXPERIMENTE GRÁTIS DURANTE 30 DIAS