Trabalhando dentro do ZWCAD, importa e exporta dados de e para ficheiros no formato .DWG, a partir de ficheiros geo-espaciais disponibilizados dos mais variados servidores de dados, cria modelos digitais de terreno e curvas de nível a partir de ortofotomapas existentes nesses servidores, converte sistemas de coordenadas, importa e exporta ficheiros no formato .KML e muitas outras funcionalidades.
IMPORTE DADOS ESPACIAIS PARA O ZWCAD
Importe dados para um ficheiro .DWG, transformando-os em entidades do ZWCAD
A partir de um assistente de importação que torna todo o processo muito simples, o Spatial Manager importa dados geo-espaciais transformando-os em objectos do ZWCAD e sem perder as suas características de EED (Dados Estendidos da Entidade). Este fantástico add-on para o ZWCAD tem várias opções para você importar os dados de acordo com os vários layers (cujo nome pode alterar em função das suas necessidades), atribuir diferentes tipos de representação e filtrar quais os dados que pretende importar. Veja neste pequeno tutorial que realizamos para si alguns exemplos de importação e o resultado final.
INTERFACE DE UTILIZAÇÃO MUITO SIMPLES
Explore a barra de tarefas do Spatial Manager
Apesar da complexidade que pode advir do facto de o Spatial Manager ser um Software GIS, a sua utilização é facilitada pela concentração de ferramentas numa única barra de tarefas facilmente acessível. Essa ferramenta é amplamente explorada neste tutorial que fizemos para si.
EXPORTAR DADOS A PARTIR DO ZWCAD
Exporte, por exemplo, ficheiros no formato .KML
Combinando, num mesmo ficheiro no formato .DWG, entidades originadas por um levantamento topográfico, por um projecto de Arquitectura ou Urbanismo e dados geo-espaciais oriundas das muitas bases de dados a que o Spatial Manager lhe dá acesso, exportamos ficheiros georreferenciados para os mais variados formatos, entre os quais os ficheiros no formato .KML, muito utilizados actualmente na Topografia e Cadastro. Veja neste tutorial como utilizamos este formato para exemplificar como apresentar um ficheiro .KML às entidades oficiais. Existe a opção de definir quais os dados que pretende exportar, incluindo coordenadas, comprimentos e áreas, layers e cota dos objectos, atributos, blocos e suas propriedades, entre muitos outros.
USE E ABUSE DA CARTOGRAFIA DE FUNDO
Use cartografias como fundo de ficheiros .DWG como Google Maps ou OpenStreetMaps
Com o comando Show Background Maps, importamos mapas e ortofotomapas para serem utilizadores como fundo dos nossos desenhos, incluindo mapas disponibilizados por provedores como o Google Maps, OpenStreetMap, Bing, Mapbox, Ordnance Survey, entre outros, ou até de mapas personalizados de servidores TMS, WMS ou WMTS. A resolução e qualidade destes mapas é dinâmica e aumentará sempre que faz ZOOM sobre um determinado detalhe do seu ficheiro. Veja neste tutorial como funciona...
MODELO DIGITAL DO TERRENO A UMA ESCALA NUNCA VISTA
Crie modelos 3D ou curvas de nível a partir de ortofotomapas do Spatial Manager
Com o assistente de terreno do Spatial Manager, obtenha áreas enormes de terreno modeladas em 3D e crie curvas de nível personalizadas (2D ou 3D e com etiquetas dinâmicas). Conforme ilustramos neste tutorial exclusivo da Ibercad, o processo é muito simples e rápido.
E AINDA...
Conversão de Sistemas de CoordenadasO Spatial Manager calcula as transformações necessárias em termos de coordenadas de objectos, nos processos de importação e exportação, a partir dos sistemas de coordenadas escolhidos para os dados de origem e seu destino. O utilizador pode escolher entre os sistemas de coordenadas que entender mais apropriados, a partir de uma longa lista disponibilizada pelo Spatial manager, ou aceder a uma lista dos sistemas de coordenadas mais utilizados recentemente.
|
Gestão, consulta e edição de dadosAquando da importação da cartografia, a partir de um dos vários provedores disponíveis, esta inclui informação alfa-numérica associada e que assim se manterá relativamente aos temas importados (ruas, edifícios, etc.). Utilizando esses dados, facilmente geramos tabelas de acordo com as nossas necessidades. O Spatial Manager tem ferramentas de filtragem com base nos dados das entidades e também uma funcional opção que faz um ZOOM sobre os objectos que seleccionar.
|
Análise EspacialO Spatial Manager tem uma série de ferramentas para efectuar operações de análise de grande escala utilizado quer as características dos elementos vectoriais presentes no ficheiro .DWG, quer os meta-dados associados a essas mesmas entidades.
Estas operações podem ser realizadas recorrendo a uma combinação de tabelas, layers ou objectos previamente seleccionados ou apenas pela interacção com elementos presentes no ecrã. |
Interacção com o Google Street ViewUtilizando como base a informação georreferenciada dos seus ficheiros no formato .DWG, ao mesmo tempo que trabalho no seu ficheiros, com o comando "SPMSTREETVIEW" visualiza imagens reais existentes nesta base de dados da Google. Esta ferramenta sobrepõe-se a todas as janelas do ecrã, exibindo em tempo real imagens do local actualizadas à medida que altera a sua localização no espaço urbano.
|