SOBRE O ATELIER ÀS DUAS POR TRÊS
|
O Atelier Às Duas por Três nasceu do sonho de duas criativas que há muito se apaixonaram pelo mundo dos interiores. O percurso profissional de Inês Cesteiro e de Sónia Rodrigues, que já se tinha cruzado em vários momentos anteriores, acaba por se juntar e consolidar em 2008, com o maior desafio de sempre: a criação do Atelier Às Duas por Três. O espírito que esteve na base da concretização do sonho de um projeto próprio é o que mantêm em cada um dos projetos que tomam em mãos, seja de grande, pequena ou média dimensão. Cada cliente tem um sonho e cada projeto é esse sonho em construção.
Funcionalidade, estética e conforto, para que cada espaço se torne único, são os valores essenciais em que assenta cada projeto residencial, comercial e hoteleiro. “Criamos e projetamos com criatividade a pensar no cliente, desenvolvendo espaços únicos, emblemáticos e sedutores, potenciando o conforto e bem-estar, aliando a estética e o design.
O que nos define como marca e como criativas é a procura de uma identidade única, com alma, que não segue tendências mas sim que as cria. Concretizámos o nosso sonho para poder concretizar o sonho dos nossos clientes. E continuamos a sentir a mesma alegria a cada sorriso de um cliente.” |
Section divider type: tilt --
position: bottom
Conversamos com a Arquitecta Sara Costa, responsável pelo desenho e representação tridimensional dos projectos no Atelier Às Duas por Três.
Fale-nos um pouco acerca da história, serviços e clientes do Atelier Às Duas por Três
"O Atelier Às Duas por Três foi criado pela Inês e Sónia, amigas de longa data, em 2008, já lá vão cerca de 14 anos. Com 6 colaboradores, temos vindo a crescer mas pretendemos manter sempre o ambiente familiar e agradável que nos caracteriza, entre nós e também com os clientes. A nossa intenção é que o cliente se sinta abraçado por esta pequena família."
|
"As nossas funções são divididas. A Sónia e a Inês são as coordenadoras e arquitectas principais do atelier. Eu insiro-me nesse departamento técnico, com duas colaboradoras."
"Atuamos em quase todas as áreas, ao nível da arquitectura, interiores e decoração. Trabalhamos com hotelaria, restauração, habitação... Tanto fazemos uma pequena casa de banho, como um apartamento inteiro, colocando muito amor e carinho em todos os projectos. Também executamos serviços de decoração, consultoria e aconselhamento. Em termos de arquitetura de interiores, trabalhamos com tudo o que diz respeito à parte qualificativa do interior do edifício. Gostamos muito de elaborar projetos diferentes, todos os desafios são bem-vindos."
"Os nossos clientes são muito abrangentes, de vários ramos de atividade, padrões e tipologias. Não fazemos qualquer tipo de comparação ou distinção, todos merecem ter um sítio onde gostem de estar e habitar. Temos um leque muito variado de clientes empresariais e particulares."
Qual é o vosso fator de diferenciação?
"Penso que tem a ver com o facto de sermos bastante familiares. Até costumamos dizer aos nossos clientes no primeiro contacto, em tom de brincadeira, que esse momento é um princípio de um namoro. Temos de cortejar o cliente para criar uma relação inicial de proximidade e para que se sintam à vontade connosco. É o carinho que demonstramos para com o cliente que faz com que ele aconselhe o nosso trabalho a outras pessoas. A visibilidade que temos nas redes sociais e outros meios de comunicação também ajuda a que nos conheçam, claro, mas é devido ao carinho que colocamos nos nossos projectos e na relação com os clientes que eles retornam e passam a mensagem a outros..."
Atelier Às Duas por 3 | Fotografia por Carlos Santos
Há quanto tempo trabalha no Atelier? Qual a sua função?
"Estou no Atelier Às Duas por Três há cerca de sete anos. Sou arquiteta, desenhista e projetista, portanto estou mais ligada à parte técnica. Tudo o que envolve a realização de desenhos, imagens tridimensionais e renderizadas, passa por mim..."
Qual foi o seu primeiro contacto com o software SketchUp?
"Antes de trabalhar no Atelier, já conhecia o SketchUp. O primeiro contacto que tive com o programa foi durante os tempos da faculdade. Por brincadeira, um familiar introduziu-me o Sketchup e gostei imenso. Achei que o manuseamento era extremamente fácil e numa semana, assim dizendo, aprendi os comandos e operações básicos. Entretanto, fui desenvolvendo as minhas capacidades ao nível da renderização e modelação em 3D. Foi um processo de adaptação muito rápido."
Falando agora do vosso processo de trabalho, qual é o ponto de partida de um projecto?
"Esta resposta vai depender do tipo de projecto. Mas, inicialmente, o ponto de partida é a conversação, o tal "namoro" que temos para com o cliente, com o objetivo de fazermos a primeira triagem daquilo que o cliente quer e precisa. Muitas vezes, os clientes já têm uma ideia pré-definida do que pretendem, mas ainda estão um pouco confusos. Esta conversa inicial é fundamental para sabermos direcionar melhor o cliente, que fica feliz com a rapidez da abordagem e da definição do trabalho que vamos apresentar, porque o nosso objectivo é criar um ambiente à imagem do cliente transportando a sua história de vida."
"Muitas vezes, nós pedimos aos clientes nesta fase inicial para fazerem uma pequena pesquisa de ambientes, cores, gostos, de forma a terem uma melhor ideia do que pretendem, gerir as expectativas e evitar possíveis equívocos. Trazem-nos fotografias, imagens, referências..."
|
"Depois, partimos para a fase concetual, isto é, agarramos na caneta e no ZWCAD e começamos a rabiscar. A caneta e o papel ainda fazem parte do nosso dia-a-dia, nem que seja para realizar uns pequenos croquis. No ZWCAD, alinhavamos o desenho ao nível das medidas."
"O terceiro passo vai depender muito do que o cliente pretende. Temos muitos clientes que pedem o desenho em 3D, uma vez que sentem necessidade de ter uma perspectiva visual do projecto, mais do que uma imagem 2D. Sentimos que as pessoas estão muito mais habituadas a ver tudo em três dimensões e já não conseguem visualizar de outra maneira."
|
"Após a realização do croqui inicial, o passo seguinte é saltar para o SketchUp, onde criamos a volumetria para percebermos se estamos no caminho certo e aprimorarmos o desenho tridimensional."
Costumam usar imagens renderizadas para apresentação ao cliente?
"Na maior parte das vezes, renderizamos as imagens para a fase de apresentação ao cliente, uma vez que a ambiência é diferente. O nosso objetivo é que esta apresentação seja o passo final, apesar de muitas vezes servir para fazer pequenos ajustes. A renderização ajuda muito os clientes que têm dificuldades em visualizar todos os pormenores numa imagem tridimensional. Quando vêem uma imagem a preto e branco, podem achar que falta lá qualquer coisa, apesar de não faltar. Assim, eles podem ter uma noção muito mais realista."
Utiliza plugins no SketchUp? Qual é o que mais destaca?
"Sim, os plugins que utilizo com mais regularidade e destaco são o Round Corner e o Soap Bubble. O primeiro é muito importante no nosso workflow porque projetamos frequentemente mobiliário em 3D no SketchUp, e torna possível desenhar arestas boleadas automaticamente. O segundo permite criar formas mais orgânicas, como almofadas, sofás, sendo muito útil, uma vez que são elementos que criamos e utilizamos muito nos projectos de decoração de interiores."
"Também construí uma pequena biblioteca com elementos ao nível de mobiliário e texturas, que utilizo frequentemente nos projectos. Utilizo com frequência o SketchUp Texture, com texturas de muita qualidade que aplico nos projectos.
Atelier Às Duas por 3 | Imagem modelada em SketchUp e renderizada em Enscape
Que benefícios realça na utilização do SketchUp?
1. Rapidez
2. Intuição
3. Qualidade
"Mesmo não tendo a parte da renderização, que tem de ser feita com um software específico, consegue ter uma qualidade de imagem que muitos programas de modelação não têm. Sem dúvida que a apresentação do projeto com recurso ao SketchUp facilita na venda do projeto."
Há alguma funcionalidade do SketchUp sem a qual não poderia viver?
"Tudo! Eu neste momento já não viveria sem o SketchUp... Adoro modelar e renderizar, por isso, se me tirassem o programa, iria ser muito complicado."
|
O SketchUp Pro é útil desde as primeiras etapas até a entrega final do projecto. Crie modelos construtíveis, estime custos e cronogramas e produza documentação abrangente.
É o software de modelação 3D mais utilizado no mundo. 41 milhões de profissionais em muitas áreas e indústrias (arquitectura, construção, engenharia, design de interiores, desenho de cozinhas e casas de banho, carpintaria, cinema e animação, planeamento urbano, videojogos, iluminação, arquitectura paisagista, etc.) confiam no SketchUp Pro todos os dias para os seus projectos. |
|