O DTC-PRO Topografia, além da vertente de Software para Topografia e Cadastro, também tem uma componente muito forte no projecto, quer em implantação de plataformas para construção de edifícios, quer na implantação de vias. É esta última situação que exploramos neste tutorial.
Para perceber melhor como funcionam todas as ferramentas de desenho de vias que o DTC-PRO Topografia tem ao seu dispor, elaboramos este conjunto de tutoriais em torno deste tema.
DEFINIÇÃO DO TRAÇADO DA VIA NO DTC-PRO TOPOGRAFIA
Implantação do eixo da via sobre o levantamento topográfico
Para começar o projecto de uma estrada no DTC-PRO Topografia, começamos pela sua implantação em planta, a partir da definição do traçado do eixo da via. O nosso Software de Topografia encarregar-se-á de esboçar o perfil longitudinal deste eixo em função do terreno de implantação, para termos uma percepção inicial daquilo que nos espera em termos de movimento de terras. Veja como funciona neste vídeo.
Desenhar as rasantes de uma via num perfil longitudinal
Com base no corte longitudinal, após criarmos o traçado que nos interessa em termos de rampas, utilizando a ferramenta POLYGON do ZWCAD, podemos desenhar o traçado longitudinal da via, para depois, no DTC-PRO Topografia, criarmos a rasante a cada duas rampas, num processo muitíssimo simples explicado neste tutorial.
Raios de curvatura e rasantes, perfis transversais e longitudinal no mesmo processo
Neste vídeo explicamos a definição quer da planta quer do corte longitudinal de uma via de uma forma mais complexa, definindo raios de curvatura ao longo da via e as rasantes no corte longitudinal. Neste processo também vamos dar origem a vários perfis transversais definidos ao longo do traçado da via a uma distância dada entre elas.
IMPLANTAÇÃO DA VIA NO MODELO DIGITAL DE TERRENO E NAS CURVAS DE NÍVEL
Configuração do perfil-tipo da via
O passo seguinte no projecto de uma estrada consiste na definição do perfil-tipo que vai se implantado ao longo do traçado que nós definimos, incluindo a configuração das bermas e também dos taludes de escavação e aterro. Explicamos todo este processo neste tutorial.
Criar as curvas de nível da via e o novo Modelo Digital do Terreno
A partir do perfil-tipo definido anteriormente, está na hora de implantarmos a estrada no levantamento topográfico. Neste vídeo explicamos-lhe como fazer essa implantação, quer no Modelo Digital do Terreno, quer nas curvas de nível do levantamento topográfico, gerando também as curvas de nível de projecto ao longo da via.
Criação de um modelo tridimensional da via
Um dos aspectos mais interessantes desta ferramenta de projecto de vias do DTC-PRO Topografia é a possibilidade de podermos criar m modelo tridimensional de toda a via a partir dos elementos de projecto configurados anteriormente. Neste tutorial percebemos como é que o DTC-PRO Topografia vai muito mais além de uma ferramenta bidimensional para se tornar uma ferramenta tridimensional.
Após elaborarmos o projecto de uma via no DTC-PRO Topografia, podemos gerar ficheiros que nos salvaguardam toda a informação contida no projecto, para o podermos replicar quantas vezes for necessário. Isto permitir-nos-á utilizar o mesmo levantamento topográfico e o mesmo Modelo Digital do Terreno, para criarmos várias propostas alternativas para o mesmo projecto, conforme explicamos neste vídeo.