O Modelo Digital do Terreno é uma ferramenta que pode ser primordial na compreensão da topografia de um terreno, porque este é apresentado em 3D, mas também na fase de projecto, na modelação do terreno para implantação da nossa proposta, pelo que o domínio das ferramentas de modelação de um MDT é imprescindível para obtermos um modelo mais detalhado, mais realista e com menos erros.
TRABALHAR NUM MODELO DIGITAL DO TERRENO DO DTC-PRO TOPOGRAFIA
Criar uma superfície topográfica a partir de curvas de nível
Um dos métodos para criação de uma superfície pressupõe a existência de curvas de nível no nosso desenho. No entanto, este não se trata do método-padrão, uma vez que as curvas de nível são normalmente geradas a partir do MDT (Modelo Digital do Terreno) e não ao contrário. De qualquer forma, o DTC-PRO Topografia permite fazê-lo e neste tutorial pode perceber como funciona.
Representar altimetrias com níveis de cores num MDT
O DTC-PRO Topografia também permite efectuar uma operação clássica gerando um modelo topográfico em que as cores mudam em função da cota. Este tipo de representação gráfica é muito fácil de obter e é explicada neste pequeno tutorial em vídeo.
Utilizar o Gestor de Superfícies
Depois de importarmos vários levantamentos topográficos através do DTC-PRO Topografia, este permanecerão na base de dados do programa. o Gestor de Superfícies permite-nos, por exemplo, combinar superfícies de sessões de campo diferentes num só ficheiro ou obter dados de outros levantamentos complementares conforme explicamos neste tutorial.
Gestão de LAYERS na importação de várias superfícies
A co-existência de informações provenientes de levantamentos topográficos diferentes pode dificultar a gestão de um trabalho quando num só ficheiro importamos várias superfícies pelo que a correcta gestão dos layers é primordial para que tudo corra bem, conforme explicado neste vídeo.
Projectar desenho 2D numa superfície topográfica
Qualquer pessoa familiarizada com um Software CAD como o ZWCAD tem mais facilidade em desenhar a duas dimensões. Porém quando estamos a trabalhar num levantamento topográfico do qual resultou um Modelo Digital do Terreno que, pr definição, é um modelo tridimensional, é necessário projectar esse desenho 2D na superfície para que o nosso trabalho esteja completo. Neste tutorial mostramos como é simples projectar desenho 2D num MDT, demonstrando também a potencialidade do DTC-PRO Topografia não só na área do cadastro e levantamento topográfico, mas também no projecto sobre topografia.
Rodar vértices para refazer o Modelo Digital do Terreno
A criação de um Modelo Digital do Terreno é feito a partir da triangulação dos diversos pontos resultantes do trabalho de campo. No entanto, esta triangulação é controlada por uma algoritmo que nem sempre vai de encontro às nossa expectativas, pelo que o DTC-PRO Topografia possui ferramentas, explicadas neste vídeo, que nos permitem "refinar" a modelação do terreno em 3D.
Exclua pontos de um levantamento topográfico
Aquando da importação de um levantamento topográfico, por vezes, existe a possibilidade de utilizarmos pontos que nada têm a ver com o terreno (altimetrias de edifícios, postes eléctricos e outros elementos) pelo que estes pontos devem ser excluídos do Modelo Digital do Terreno para que o nosso modelo 3D realmente corresponda ao que se encontra implantado na realidade. Este tutorial explica-lhe como.
Como unir duas superfícies num só Modelo Digital do Terreno
Não é pouco frequente que um grande levantamento topográfico seja realizado em várias etapas ou sessões de campo peloq eu, no final, poderá haver a necessidade de unirmos várias superfícies para que estas constituam um único Modelo Digital do Terreno e neste vídeo explicamos-lhe como o fazer.
Gerar o contorno de um Modelo Digital do Terreno
Com frequência existe a necessidade de obtermos o contorno de um Modelo Digital do Terreno para percebermos quais as áreas que já foram levantadas e quais as que nos faltam levantar num determinado espaço físico. Neste tutorial explicamos-lhe como obter facilmente esse contorno.
Como controlar a distância máxima das triangulações
Da elaboração de um Modelo Digital do Terreno pode resultar uma topografia mais detalhada ou mais rudimentar. Se optarmos pela segunda hipótese, obteremos um modelo 3D que nos facilita o trabalho, uma vez que a velocidade de processamento gráfico do nosso computador não é tão posta à prova do que quando optamos por um modelo mais detalhado. No entanto, quando o detalhe é superior, as possibilidades de alteração do modelo na fase de projecto são muito superiores, resultando também desse facto uma topografia mais suave quando as alterações são muitas. Assim, convém saber controlar bem a distância máxima das triangulações, conforme explicamos neste tutorial em vídeo.
Como eliminar um ou vários Modelos Digitais do Terreno
O Modelo Digital do Terreno geralmente sobrepõe-se aos restantes elementos de um levantamento topográfico, tais como os pontos, as curvas de nível e as simbologias, pelo que eliminar apenas o Modelo Digital do Terreno de um desenho pode ser algo que pode afectar todo o trabalho, se não for feito do modo correcto. Felizmente o DTC-PRO Topografia tem uma ferramenta que nos ajuda nesse sentido conforme explicado neste vídeo.
Adicione pontos num Modelo Digital do Terreno
Não raras vezes se apercebe, após importar todos os pontos de um levantamento topográfico, que os pontos levantados no terreno não são suficientes para criar um Modelo Digital do Terreno detalhado, primordial para a fase de projecto em que da deslocação de um pequeno ponto podemos ter um resultado final completamente desajustado relativamente ao pretendido. Por isso mesmo, sem perder a coerência do levantamento topográfico original, o DTC-PRO Topografia permite-lhe adicionar pontos a um Modelo Digital do Terreno seguindo as indicações sugeridas neste vídeo.