TRABALHAR COM CURVAS DE NÍVEL NUM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICOO DTC-PRO Topografia é um add-on para o ZWCAD que tem uma extensa coleção de ferramentas dedicadas à área da topografia e cadastro e até no desenho de vias. Uma das características de um Software CAD que é particularmente importante e desejada por tantos topógrafos é a possibilidade de criar curvas de nível a partir de levantamentos topográficos. O DCT-PRO Topografia tem uma série de ferramentas que fazem esse trabalho. |
|
A criação das curvas de nível pode ser feitas das mais variadas formas, quer seja através da importação de pontos ou da criação de um Modelo Digital do Terreno e o DTC-PRO Topografia até permite a criação dessas mesmas curvas de nível recorrendo apenas à informação obtida no terreno sem ter de gerar previamente grafismos de pontos cotados ou um Modelo Digital do Terreno visualizável.
POTENCIALIDADES DO DTC-PRO TOPOGRAFIA NA CRIAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL
1. FERRAMENTA BÁSICA DE CRIAÇÃO DE CURVAS DE NÍVEL
Criar curvas de nível a partir da importação de pontos de um levantamento topográfico
Se não tem muito tempo a perder e pretende apenas aprender a fazer o básico, aqui tem um pequeno tutorial onde explicamos como importar pontos de um levantamento topográfico e criar curvas de nível sem qualquer tipo de preocupações.
2. CRIAR CURVAS DE NÍVEL NUM LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
Obter curvas de nível a partir dos pontos previamente importados
Se está já numa fase mais adiantada de aprendizagem, e pretende obter o máximo do DTC-PRO Topografia, então aconselhamos a visualização dos tutoriais seguintes. Começamos por explicar neste vídeo como importar curvas de nível depois de ter já a malha de pontos do levantamento topográfico definitivamente decidida. As curvas de nível são obtidas neste caso a partir dos pontos cotados e, numa fase inicial, o processo passa pela criação das triangulações.
Gerar as curvas de nível a partir de um Modelo Digital do Terreno
Nesta situação, os pontos são importados no desenho, mas não ficam documentados, dando origem apenas a um modelo digital de terreno (MDT). É assim a partir do MDT que vamos criar as curvas de nível.
Gerar as curvas de nível sem importar no desenho os pontos cotados
Se é seu objectivo criar um levantamento topográfico mas sem assinalar no seu desenho os pontos, pode simplesmente obter as curvas de nível recorrendo directamente ao ficheiro .TXT ou .CSV importado do seu dispositivo de levantamento topográfico, conforme explicamos neste vídeo.
3. CONFIGURAÇÃO AVANÇADA DE CURVAS DE NÍVEL
Configuração da anotação das curvas mestras
Após criarmos as curvas de nível, entramos no campo do grafismo ao editar a apresentação do nosso levantamento topográfico. Neste vídeo explicamos como fazer a anotação das curvas mestras, adicionando legendas de cotas nas mesmas e indicando as dimensões do texto a utilizar.
Criar curvas de nível intermédias
Se após a realização das curvas de nível, ainda não está satisfeito com o nível de detalhe desse mesmo levantamento, então veja neste tutorial como pode adicionar curvas de nível intermédias às existentes.
Criar curvas de nível estabelecendo limites de inclusão e exclusão
Se o seu objectivo é obter curvas de nível apenas em algumas das áreas abrangidas pelo levantamento topográfico, então deve consultar este tutorial onde explicamos como estabelecer áreas de inclusão e exclusão através do desenho de polilinhas simples, definindo dessa forma onde quer ou não quer que o DTC-PRO Topografia crie curvas de nível.
Alterar a representação gráfica das curvas de nível mestras
Depois de adicionar curvas de nível a um levantamento topográfico, por vezes a simples representação das curvas de nível mestras com linhas de cor diferente das restantes não lhe parece suficientemente satisfatório para assinalar essa diferença, pelo que o DTC-PRO Topografia dispõe de toda uma série de ferramentas gráficas, explicadas neste vídeo, que permitem configurar a apresentação das curvas mestras ao seu gosto.
4. ALTERE AS ETIQUETAS DAS CURVAS DE NÍVEL MESTRAS
Alterar as etiquetas das curvas de nível mestras
Toda a configuração das etiquetas das curvas de nível mestras pode facilmente ser editada e alterada no DTC-PRO Topografia, conforme explicado neste vídeo. Aliás, a representação de qualquer elemento de um levantamento topográfico pode ser editada neste Software.
Inserir grelhas de coordenadas em levantamento topográficos
Um dos recursos do DTC-PRO Topografia, explicado neste vídeo, consiste na criação de uma grelha com as coordenadas de uma determinada área no espaço abrangido pelo levantamento topográfico. Esta grelha pode ser configurada pelo utilizador com base no intervalo de coordenadas desejado, entre outras características.
As superfícies do DTC-PRO são obviamente criadas a partir da importação de pontos e pressupõe um cálculo que, dependendo da capacidade do computador e da extensão do levantamento topográfico, podem resultar nalguma demora. Por esse motivo, é possível gravar num só ficheiro todos os dados de um Modelo Digital do Terreno sem criar o grafismo que lhe está inerente. Desse modo, criamos a possibilidade de o DTC-PRO Topografias gerar curvas de nível simplesmente pelo carregamento desse ficheiro, sem etapas intermédias, conforme pode ver neste tutorial em vídeo...