Neste artigo encontra todas as ferramentas do ARCHLine.XP para a criação de uma matriz estrutural, implantando pilares, ligando-os com vigas (e gerando os respectivos pórticos), acrescentando-lhes sapatas e vigas de fundação e como estar atento a erros de concepção de uma estrutura através da análise isolada da estrutura. Venha conhecer estes e muitos outros recursos ao seu dispor neste Software BIM.
Adicionar pilares ao Projecto de Arquitectura
Adicionar pilares num dos pisos
Utilizando a ferramenta "COLUMN", o ARCHLine.XP adiciona pilares de acordo com as indicações do utilizador. Uma vez que ainda não temos estilos de pilares criados, temos de nos cingir aos existentes na Biblioteca deste Software BIM, para depois fazermos a sua edição de acordo com as indicações deste tutorial.
Criar pilares circulares ou de qualquer perfil indicado
Quer recorrendo à biblioteca de perfis 2D do ARCHLine.XP, quer criando os seus próprios perfis personalizados, este Software BIM aceita criar qualquer tipo de pilar, com qualquer configuração, conforme lhe explicamos neste pequeno tutorial.
Adicionar pilares com perfis metálicos normalizados
Criar um pilar metálico no ARCHLine.XP é algo extremamente fácil no ARCHLine.XP, porque este Software BIM inclui uma vasta biblioteca de perfis de aço normalizados que pode adoptar como perfis para a estrutura do seu edifício, tal como explicamos neste vídeo.
Crie os seus próprios estilos de pilares
A forma mais expedita de avançar para a criação de novos estudos estruturais no ARCHLine.XP será através da criação de estilos de pilares. Após a sua introdução na biblioteca deste Software BIM, já não mais teremos de definir dimensões, materiais e a forma como eles se comportam em planta ou em corte, porque, como é explicado neste tutorial, tudo aquilo que havia para configurar já está incluído na configuração do estilo.
Copiar pilares entre pisos
Pela forma como funciona o ARCHLine.XP, ao inserirmos os pilares em paredes, estes passam imediatamente a fazer parte das próprias paredes, pelo que não podemos deslocar pilares ou copiá-los sem também deslocar ou copiar também a parede em que está inserida. A solução será momentaneamente fazer com que o pilar e a parede sejam independentes para fazer as cópias necessárias, como explicamos neste vídeo, para depois voltarmos a interligar os pilares com as paredes.
Criar pórticos interligando pilares com vigas
Como adicionar e configurar uma viga entre dois pilares
As vigas também são facilmente adicionadas a um Projecto de Arquitectura indicando os pilares que pretendemos ligar no ARCHLine.XP. Depois, basta configurar correctamente as dimensões, materiais e depois características da viga neste Software BIM, tal como explicado neste vídeo, para obtermos rapidamente um pórtico.
Criar vigas com um perfil normalizado
Tal como com os pilares, também nas vigas podemos designar um perfil para ser utilizado como perfil de viga, quer seja um perfil já existente na biblioteca BIM do ARCHLine.XP, quer utilizando um perfil desenhado por nós neste Software BIM. Neste pequeno tutorial, preenchemos uma lacuna do ARCHLine.XP desenhando a caixa de estore que podemos incluir nas janelas exteriores e cujo perfil podemos desenhar, indicando os seus materiais e integrando-os nas janelas.
Crie vigas com perfis metálicos
Utilizando, mais uma vez, a biblioteca BIM do ARCHLine.XP, temos a possibilidade de criar vigas metálicas com perfis de aço, de acordo com as normas europeias. Neste vídeo explicamos como o fazer, definindo o material do corpo e do seu acabamento e demais parâmetros.
Adicione estilos de vigas à sua biblioteca
Após termos criado e configurado uma série de vigas no ARCHLine.XP, para que não tenhamos de as configurar constantemente, podemos adicioná-las à biblioteca deste Software BIM. O estilo incluirá não só as dimensões e perfil da viga, como também os seus materiais, distância à superfícies de acabamento e outras características explicadas neste vídeo, pelo que, ao utilizar um estilo já pré-configurado, já não terá de passar pelo mesmo processo de configuração elemento a elemento.
Estude a estrutura como um todo
Isole a estrutura para ter uma visão mais clara
Utilizando a ferramenta "filtros de visualização", o ARCHLine.xp isola na janela 3D ou na planta ou até nos cortes, apenas os elementos que pretendermos mostrar. Desta forma, podemos seleccionar neste Software BIM apenas os elementos estruturais como os pilares, vigas, lajes, escadas e sapatas, para tornar a nossa percepção sobre a estrutura muito mais clara, detectando eventuais erros de concepção como muito mais facilidade.
Crie uma matriz estrutural
A criação de uma matriz estrutural facilitará o desenho de uma estrutura no ARCHLine.XP. Conforme pode ver neste vídeo, a matriz estrutural reproduz-se pelos vários pisos do mesmo edifício, ajudando-nos a identificar alinhamentos de pilares em planta para que haja coerência entre os elementos estruturais de cada um dos pisos.
Sapatas e fundações
Acrescente sapatas aos pilares
O ARCHline.XP tem várias opções de elementos tridimensionais para serem utilizados como sapatas em pilares, incluindo sapatas descentradas. Neste vídeo para o nosso Software BIM utilizamos o modelo mais convencional de sapata que depois configuramos de forma a integrar-se perfeitamente no nosso Projecto de Arquitectura.
Adicione lintéis de fundação
Quer seja para fazer o travamento da estrutura ao nível do solo, quer seja para fazer o assentamento de paredes sobre ela (ou lajes de piso), o ARCHLine.XP possui uma ferramenta, descrita neste tutorial, para fazer os lintéis de fundação, incluindo a configuração das suas dimensões e materiais. Estes elementos estruturais comportam-se, na realidade como se fossem vigas colocadas ao nível do solo.
Retoques finais no projecto
Faça facilmente correcções na estrutura do edifício
Com o desenrolar do projecto, podem-se acumular erros de concepção da estrutura que importa corrigir. O ARCHLine.XP é uma ferramenta fantástica para fazer esse trabalho, uma vez que lhe permite isolar os elementos estruturais para que se concentre na estrutura do edifício criado neste Software BIM e faça rapidamente todas as correcções que entender necessárias. Neste vídeo encontra alguns exemplos que facilmente passaram despercebidos em fases anteriores do Projecto de Arquitectura, mas que assim se tornaram bastante evidentes.
Omitir a representação em planta de sapatas e vigas de fundação
Apesar de elementos estruturais como as sapatas, as vigas ou as vigas de fundação fazerem parte do edifício, por norma, nas plantas de um Projecto de Arquitectura eles não omitidos para manter o foco na representação dos espaços. Assim o ARCHLine.XP tem uma opção com a qual consegue, em segundos, fazer com que estes elementos do seu Software CAD não sejam impressos nas plantas do seu projecto conforme explicamos neste vídeo.