PODIUMGUIA COMPLETO DE RENDERIZAÇÃO DE ESPAÇOS EXTERIORES NO SKETCHUP PODIUM
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Uma boa imagem fotorrealista pode ser um passo gigante na divulgação do seu trabalho não só impressionando os seus actuais clientes, como também nos que pretende conquistar. Por isso mesmo desenvolvemos este Guia Completo com uma série de tutoriais em vídeo que representam todo o "workflow" desde a implantação de um edifício num terreno até à criação das imagens fotorrealistas no SketchUp Podium.
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São apenas 5 passos fundamentais que pode seguir para que as imagens finais que pretende criar
produzam o efeito que tanto almeja.
produzam o efeito que tanto almeja.
1. Criar o enquadramento para o edifício
1. Criar o enquadramento para o edifício
Qualquer edifício que queiramos construir tem de ter um terreno. Por isso mesmo, não faz qualquer sentido fazermos a renderização de um modelo construído se não lhe atribuirmos o devido enquadramento, seja este um enquadramento real ou imaginário. Se não tivermos um levantamento topográfico do local em que pretendemos colocar o edifício, então teremos de nos socorrer de outros elementos para colocarmos o edifício.
Um dos recursos gratuitos do SketchUp que nos permite ter algum grau de "verdade" é através da utilização da ferramenta de georreferenciaçao do SketchUp Pro, que não nós nos permite aceder ao ortofotomapa do local que escolhermos para implantar o edifício, como nos permite importar também uma aproximação ao relevo topográfico, ainda que com uma margem de erro enormíssima.
Em todo o caso, após a sua importação, ainda teremos um trabalho a fazer, nomeadamente no que diz respeito à implantação da plataforma onde vamos "pousar" o terreno e no tratamento do mesmo. O SketchUp Pro possui um plugin gratuito já incorporado no Software com ferramentas de topografia para esse efeito, cujo funcionamento explicamos neste vídeo...
Um dos recursos gratuitos do SketchUp que nos permite ter algum grau de "verdade" é através da utilização da ferramenta de georreferenciaçao do SketchUp Pro, que não nós nos permite aceder ao ortofotomapa do local que escolhermos para implantar o edifício, como nos permite importar também uma aproximação ao relevo topográfico, ainda que com uma margem de erro enormíssima.
Em todo o caso, após a sua importação, ainda teremos um trabalho a fazer, nomeadamente no que diz respeito à implantação da plataforma onde vamos "pousar" o terreno e no tratamento do mesmo. O SketchUp Pro possui um plugin gratuito já incorporado no Software com ferramentas de topografia para esse efeito, cujo funcionamento explicamos neste vídeo...
Também pode implantar um edifício num modelo topográfico gerado através das curvas de nível (com altimetria) importadas de um ficheiro no formato .DWG (Autocad® ou ZWCAD®). O SketchUp Pro facilmente transforma essas mesmas curvas de nível numa superfície topográfica extremamente rigorosa e, a partir daí, é só usar o mesmo processo explicado anteriormente para gerar a plataforma de implantação do nosso edifício, conforme é explicado neste tutorial...
2. Humanização do modelo 3D com vegetação, pessoas e objectos
2. Humanização do modelo 3D com vegetação, pessoas e objectos
O próximo passo consiste em decorar o nosso modelo 3D com vegetação. Esta pode facilmente ser construída a partir de elementos tridimensionais importados gratuitamente da biblioteca da 3D Warehouse. No entanto, há alguns cuidados que temos de ter para não originarmos um ficheiro demasiado sobrecarregado e depois se tornar impraticável continuar o nosso trabalho. São essas preocupações que lhe são explicadas neste vídeo.
Apesar de muito vasta e variada, a biblioteca da 3D Warehouse deve ser utilizada com critério. Para evitar problemas que nos possam perturbar o trabalho, o ideal será recorrer exclusivamente à biblioteca do Podium Browser, gratuita para qualquer utilizador do SketchUp Podium a partir da versão 2.6, onde encontramos todo o tipo de vegetação que pode ser utilizada tanto em "close-ups" (imagens aproximadas que requerem vegetação como arbustos e flores), a média distância (sobretudo árvores de médio e grande porte) e a uma distância mais vasta (que iremos explorar mais à frente, neste artigo, quando abordarmos as imagens HDR). Sendo uma biblioteca substima a intensos testes, tornará os nossos modelos tridimensionais muito mais fiáveis e sobrecarregará muito pouco os nossos ficheiros, conforme pode ver neste vídeo explicativo
Além da vegetação, também devemos utilizar nos nossos modelos a importação de elementos do Podium Browser, tais como pessoas ou objectos de uso quotidiano. São estes objectos que nos vão dar uma noção da real escala do nosso modelo 3D e da sua dimensão no espaço. Objectos como cadeiras ou automóveis, colocados lado-a-lado com os edifícios, são extremamente úteis para percebemos o enquadramento do edifício e como ele se relaciona connosco no espaço. Para perceber como importar estes elementos da biblioteca do Podium, veja este tutorial...
3. Aplicar e editar materiais
3. Aplicar e editar materiais
Antes de começarmos a atribuir materiais às mais variadas superfícies do SketchUp, comecemos por solucionar um problema inerente à utilização de uma estrutura de grupos e componentes no nosso modelo. Sempre que pretendemos alterar um material nestas condições temos de entrar em modo de edição de uma componente. Se esta estiver dentro de uma outra componente, teremos de entrar numa componente, depois noutra, etc. Se tivermos várias superfícies às quais queremos atribuir um material, torna-se evidente que temos imenso trabalho pela frente e poderemos no processo cometer erros se nos olvidarmos de algum elemento. Nesse sentido, aconselhamos a visualização deste vídeo onde apresentamos o plugin Material Replacer, que nos permite, de uma assentada, trocar o mesmo material utiIizando os mais variados objectos por um outro, sem ter de os seleccionar um a um.
Caracterizada a envolvência do modelo, chegamos ao ponto em que pretendemos melhorar as características dos materiais do nosso modelo 3D. Este processo pode ser feito antes ou depois da humanização do modelo, você escolhe. Deve ter em conta que os materiais do SketchUp apenas têm 3 características visuais: textura (que pode ser alterada através da atribuição de uma imagem raster diferente ou alterando a escala da imagem utilizada), cor (que pode ou não ser utilizada em conjugação com a imagem) e opacidade (que é o oposto de transparência, uma característica de material do Podium). Ao editar o material atribuído a uma superfície do SketchUp no "Material Editor" do SketchUp Podium podemos acrescentar características como brilho, refracção, sensação de relevo e até fazer com que o material emita luminosidade.
A forma mais eficiente e que permite melhor resultados na edição de materiais é utilizar a biblioteca de materiais já configurados da biblioteca gratuita do SketchUp Podium, o Podium Browser. Se eventualmente não encontrar um material com a textura desejada mas cujas características restantes, como o brilho ou a transparência, são idênticas a outro já existente na biblioteca, pode sempre alterar a textura implementado uma obtida por si. Se o material que procura não se encontra no Podium Browser mas está atribuído a um objecto desta biblioteca, pode sempre importar esse objecto, "resgatar" o material, aplicá-lo à superfície pretendida e voltar a eliminar o objecto que serviu apenas para importar o material desejado.
4. Configuração da renderização e renderização
4. Configuração da renderização e renderização
Ainda antes de iniciar o processo de renderização, há que proceder a configuração do "render" para que este produza o efeito desejado. Assim, devemos ter em atenção a aspectos como a qualidade final da imagem (que vai ter influência na demora de todo o processo), na resolução da imagem (em pixéis), qual o formato de imagem desejado e onde vai ser gravado e qual o fundo que pretende implementar para a imagem renderizada. Tudo explicado neste vídeo...
O enquadramento do edifício com uma envolvente é extremamente importante para a sua caracterização e, utilizando a ferramenta que lhe explicamos neste vídeo, a utilização de imagens de fundo será não só crucial para obter o melhor efeito nesse enquadramento, mas também na definição da luminosidade do nosso edifício. Por esse motivo, o SketchUp Podium permite-nos a utilização de imagens HDR que não só vão servir como imagens de fundo do nosso modelo tridimensional como também vão ajudar a que o nosso edifício tenha uma luminosidade mais realista e natural. A utilização deste tipo de imagens é extremamente simples e poderosa, mas obedece a alguns cuidados...
Depois de ter percebido o funcionamento das imagens HDR e a sua importância na criação de imagens fotorrealistas, com certeza que está ansioso por saber como pode enriquecer mais a sua escolha deste tipo de imagens no menu do SkechUp Podium. É justamente isso que explicamos neste tutorial...
Se eventualmente as imagens HDR que adicionou através deste processo não são ainda suficientes, pode ainda recorrer a bibliotecas como a HADRIHAVEN, onde pode obter centenas de outras imagens com os mais variados cenários disponíveis. Porém, para que essas imagens possam ser facilmente disponibilizadas no SketchUp Podium, há que seguir as instruções deste vídeo.
5. Pós-produção - O "toque de Midas"...
5. Pós-produção - O "toque de Midas"...
Mesmo depois de ter terminado o processo de renderização do nosso modelo, ainda há muito que podemos fazer pela qualidade da apresentação final do nosso trabalho. Se for uma pessoa muito experiente na utilização de Software de edição de imagem, com certeza que não vai ter qualquer tipo de problema. No entanto, se não se sentir à vontade com este tipo de programas, pode também recorrer ao editor de imagem, muito simples, incluído no SketchUp Podium e, sobretudo, ao automatismo de edição disponível nesta ferramenta. Tenha em atenção que uma imagem com uma edição deficiente pode piorar o resultado final em vez de o melhorar, pelo que aconselhamos a criação de várias cópias das múltiplas edições que for realizando.
Dê já o "salto" para o fotorrealismo com o plugin mais simples e económico
Dê já o "salto" para o fotorrealismo com o plugin mais simples e económico
O SketchUp Podium está disponível numa só versão, de licença vitalícia. Como viu, é muito fácil de utilizar, permitindo-lhe atingir resultados rápidos e de grande qualidade ao fim de apenas alguns minutos de trabalho. Além disso é uma ferramenta extremamente económica, com um custo idêntico ao de uma subscrição anual do SketchUp Pro (embora sendo um Software de licença vitalícia). Temos a certeza que é a melhor ferramenta disponível no mercado para quem tem pouco tempo para aprender a trabalhar num Software de renderização e por isso convidámo-lo a experimentar esta ferramenta exclusiva para o SketchUp Pro.
EXPERIMENTE GRÁTIS O SKETCHUP PRO