1. Continue a trabalhar com ficheiros .DWG, .DXF, .PDF , .SKP, .OBJ
No ARCHLine.XP você pode importar e exportar ficheiros de e para alguns dos programas mais utilizados na indústria, incluindo os formatos .DWG, .DXF e .PDF (sim, em formato vectorial).
Ainda que o ficheiro não esteja à escala, como deveria estar, é perfeitamente viável ajustar a escala para que fique exactamente como pretendemos. Neste vídeo demonstramos como fazê-lo com a importação de um ficheiro .PDF.
Este processo pode ser também utilizado para transformar imagens raster nos formatos .JPG, .PNG, .TIFF ou .BMP, provenientes da digitalização de desenhos antigos em fantásticos modelos BIM, ajustando-os à escala real.
A capacidade de importar ficheiros provenientes do SketchUp (.SKP) ou do Revit® (.rvt ou .rfa) permite enriquecer fortemente a já vasta biblioteca do ARCHLine.XP. Considerando que a 3D Warehouse é a maior base de dados de modelos 3D do mundo, e se a esta adicionarmos também a possibilidade de importar ficheiros da biblioteca online BIMObjects, está dado o mote para que nada lhe falte para concretizar os seus projectos.
2. Trabalhe focado no detalhe e nos interiores
Sendo um programa concebido fundamentalmente para a Arquitectura, e sendo a Arquitectura algo para se viver a partir do interior, o foco do ARCHLine.XP está no grau de detalhe que se consegue atingir no interior do edifício, desde o mais luxuoso, até ao mais rudimentar. Como exemplo, mostramos-lhe este vídeo onde se explica como criar um tecto falso sob várias formas.
Mas nem só de edifícios residenciais vive um arquitecto ou engenheiro, pelo que o ARCHLine.XP também possibilita a construção de tectos falsos em espaços onde a versatilidade é mais necessária, como em edifícios industriais ou de escritórios. Para esses casos temos ferramentas que possibilitam a construção de tectos falsos para este tipo de edifícios com recurso a placas de estafe, sem recurso à instalação de plugins como acontece com outros programas BIM.
Se pretende levar a atenção ao extremo, o ARCHLine.XP (só na versão Professional) tem uma ferramenta que lhe permite projectar todos os detalhes de um espaço incluindo portas, janelas, rodapés, interruptores e tomadas eléctricas e de ITED, o material do pavimento e a cor das paredes, a localização dos candeeiros e a forma e modelo de cortinados, entre muitos outros detalhes que enriquecerão os seus projectos sem quase nenhum esforço.
3. Poupe tempo na elaboração de desenhos 2D
Os desenhos 2D necessários para efeitos de licenciamento do projecto são obtidos de forma natural, quase automática. Só esta operação poupa-lhe horas e horas de trabalho, sobretudo quando tem de efectuar alterações num projecto a pedido de um cliente ou de uma entidade pública licenciadora.
4. Obtenha as listas de quantidades para orçamentação em segundos
Após ter elaborado o seu modelo BIM, em vez de perder horas infindáveis a medir desenhos em 2D, com toda a margem de erro que isso representa, num só clique pode obter no ARCHLine.XP uma listagem de todos os materiais utilizados na construção numa folha de cálculo do EXCEL®, incluindo a categorização de várias formas para que escolha a que mais lhe agradar (por parede, por material ou por piso), todos os dispositivos utilizados na construção (sanitas, lavatórios, móveis, candeeiros, etc.), e todos os vãos (portas e janelas), tudo com o máximo de rigor para que nada falhe.
Se aidna não conhece o ARCHLine.XP, aconselhamo-lo a efectuar o download da versão trial de 30 dias que pode ser obtida AQUI. Brevemente iremos realizar mais um Curso de Formação BIM online gratuito no ARCHLine.XP. Esteja atento ao nosso BLOG.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|