Como forma de homenagear o mais celebrado arquitecto português de todos os tempos, Álvaro Siza Vieira, no dia seguinte à sua condecoração por parte do Presidente da República, Dr. Marcelo de Sousa, propomos-lhe o download de cinco das suas mais emblemáticas obras cujos modelos em 3D foram disponibilizados na 3D Warehouse pelos seus autores. Centro Galego de Arte ContemporâneaDizia o Arq. Nuno Portas que esta é a obra que o reconciliava "arquitectónicamente falando" com a obra do colega Siza Vieira. De facto, após uma série de obras de cariz mais racional com predominância do branco, este projecto surpreendeu pela sua integração quase perfeita num centro histórico centenário como é o de Santiago de Compostela, apesar da sua audaz modernidade, e pela sua forma quase óbvia no meio do contexto urbano. Pavilhão de Portugal na Expo 98Sendo um edifício extremamente simples na sua volumetria, o seu golpe de mestre reside na espectacular pala que cobre toda uma praça aberta para o Rio Tejo, em cuja concepção também será justo falar no papel do Eng. Segadães Tavares. Igreja de Marco de CanavezesUm dia, um jovem pároco decidiu contratar um assumido ateu para desenhar a sua nova Igreja Paroquial. Da colaboração nasceu esta extremamente estudada Igreja, que continua a ser utilizada como modelo de Templo preconizado pelo Concílio do Vaticano II, algo que nunca fora tentado até então... Pavilhão Carlos RamosEste edifício pertencente à Faculdade de Arquitectura da Universidade do porto, foi construído como anexo a uma casa principal com inúmeras árvores centenárias a rodeá-las. A peculiar forma do edifício visa proteger o melhor possível a vegetação pré-existente e enquadrar o edifício nessa mesma vegetação. O pátio resultante é uma homenagem à pedagogia do Arquitecto Carlos Ramos, que dá o nome ao edifício, e que defendia que os alunos tivessem a oportunidade de partilhar as suas ideias e mostrar os seus trabalhos aos demais colegas. Os alunos presentes nas várias salas do edifício parecem na realidade estar todos na mesma sala. Casa Vieira de CastroNem só de edifícios públicos vive a Obra de Siza Vieira, mas também de habitações unifamiliares. É muito raro um arquitecto de sucesso projectar habitações unifamiliares numa fase tardia da sua carreira e, quando o faz, normalmente o resultado final é de uma maturidade enorme comparativamente com as que foi projectando em inícios de carreira, em fase de afirmação do seu estilo pessoal. Esta casa não é excepção na Obra de Álvaro Siza Vieira.
0 Comments
A Sitescapes é uma empresa que produz mobiliário urbano, desde papeleiras e floreiras, passando por bancos de jardim e vedações e que disponibiliza no seu site todo o seu catálogo nos formato .SKP, que podem ser utilizados no SketchUp, e .DWG e .DXF, que podem ser utilizados no ZWCAD ou DRAFTCAD, todos eles modelados em 3D. Toda esta biblioteca é completamente grátis e permite introduzir qualquer modelo em qualquer dimensão desta empresa de mobiliário urbano nos nossos projectos em 3D. Links para aceder à biblioteca gratuita de modelos 3DLinks para fazer o download da versão trial do SketchUp, ZWCAD e DRAFTCAD
.Como é sabido, em 2016 a Ibercad iniciou a comercialização em Portugal do Software DRAFTCAD. Das novidades que este Software introduziu no mercado, uma das que mais surpreendeu os utilizadores de Software CAD foi a introdução do comando OCMP, uma ferramenta que permite fazer a comparação entre dois desenhos (um de levantamento, outro do projecto final), criando automaticamente um terceiro ao qual os arquitectos portugueses chamam de "vermelhos e amarelos".
Podendo parece que esta ferramenta é uma completa novidade, tal não é completamente verdade e, em jeito de homenagem ao seu verdadeiro autor, gostaríamos de contar a história da génese desta ferramenta que muito sucesso tem feito em Portugal, pelo facto de minimizar para apenas alguns segundos um trabalho aborrecido e repetitivo e que, nalgumas situações, levam horas a ser realizado. Corria o ano de 2008 e fomos interpelados por vários clientes novos que adquiriram licenças do ZWCAD, na altura o ZWCAD 2008, e que nos perguntavam sistematicamente se era possível fazer correr uma aplicação desenvolvida para Autocad® chamada Multi-Arq. Nessa altura nunca tínhamos ouvido sequer falar dessa aplicação pelo que nos apressamos a ir ao Google® pesquisar sobre este add-on e tentar perceber se alguma vez seria possível fazer correr esta aplicação dentro do ZWCAD. Os clientes diziam maravilhas de um add-on que custava apenas cerca de 350€ + IVA (na altura) e que lhes permitia fazer projectos de edifícios em 3D de uma forma muito simples e expedita, obter orçamentos detalhados, fazer pequenos trabalhos de topografia e até, espante-se resolver um problema dos projectivas chamada desenhos de "demolir/construir" e que ficaram conhecidos como "vermelhos/amarelos" tendo em conta as cores usadas nos projectos e em que o vermelho representavam os elementos arquitectónicos que seriam construídos e o amarelo representavam os elementos a demolir.
Além disso, a grande maioria dos clientes deste produto conheciam pessoalmente o programador da aplicação que se mostrava sempre extremamente disponível para ouvir todos os seus clientes para obter conhecimentos de novas necessidades e problemas que os seus clientes precisavam.
Chamava-se Adelson Gama, era um brasileiro radicado em Portugal e estava a estudar Arquitectura em Lisboa para complementar os seus conhecimentos. A grande maioria das funcionalidades das suas aplicações eram na realidade funcionalidades feitas a pedido dos seus clientes e resolviam problemas do quotidiano de arquitectos, engenheiros civis, decoradores, topógrafos e medidores orçamentistas de uma forma simples e rápida descomplicando o processo de projecto e controlo de obra. No fundo, acrescentava funcionalidades mas, ao invés de acrescentar complexidade, tornava todo o processo muito mais simples. Na única conversa que tivemos por telefone, tentámos perceber se existiria a hipótese de migrar as suas aplicações para o ZWCAD. Para surpresa nossa, ele disse-nos que foi algo que já tentara mas que infelizmente o ZWCAD ainda não estava preparado para poder correr as suas aplicações porque carecia de algumas rotinas. Tentamos inteirar-nos de quais eram essas rotinas e solicitamos à ZWSOFT que desenvolvesse melhor o mecanismo de programação do ZWCAD por forma a contar aquelas "reinvidicações" e aguardamos pacientemente por novidades. Corri o ano de 2010 e foi nessa altura lançado o ZWCAD 2010. Nós, Ibercad, lançamos também o nosso próprio add-on exclusivo para o ZWCAD, o "VITRUVIUM", e o ano foi correndo velozmente até se aproximar do Natal. Durante esse ano foi nossa intenção entrar em contacto com o Sr. Adelson Gama para lhe dar conta dos avanços do nosso Software e sabermos se existiria da parte dele interesse em migrar o ArqLift (que era o novo nome do produto) para o ZWCAD.
Porém, durante a ProjectoCASA 2010, na Exponor, em Matosinhos, fomos visitados por um dos nossos clientes que nos dera a conhecer o Multi-Arq e que nos deu uma notícia fatídica: o Sr. Adelson Gama, numa das suas idas a Lisboa para frequentar o curso de Arquitectura, falecera num acidente de automóvel, deixando a esposa e dois filhos. Mais do que um produto de grande qualidade que se perdeu, foi a grande perda de um homem que sabia ouvir os seus clientes, fossem eles de que estatuto fossem, tratando-os por igual e focando-se nos seus problemas. A Vida infelizmente rouba-nos homens deste tipo de disponibilidade, pessoas simples focadas em tornar a nossa vida cada vez mais simples, facilitando o nosso caminho para a Felicidade.
Não seria justo ao abordarmos esta ferramenta (a dos vermelhos e amarelos) que nos demorou cerca de 7 anos a replicar, esquecer a memória deste Homem tão singular. O blog da ArqLift ainda está disponível neste endereço. Esperemos que a Google nunca o apague. Como funciona a ferramenta de vermelhos/amarelos do DRAFTCAD
Com certeza já deve ter ouvido falar que o SketchUp se tratava de um software gratuito. Porém, isso não corresponde totalmente à verdade. Para perceber isso, temos de conhecer um pouco melhor a história do SketchUp e de que modo ele foi sistematicamente passando de mãos para mãos durante os últimos anos...
A criação do Software SketchUp remonta ao ano de 1999 quando dois amigos (Brad Schell e Joe Esch) fundaram a @Last Software. Em Agosto de 2001 foi lançada a primeira versão do SketchUp cujo objectivo era ser uma ferramenta de modelação em 3D que tivesse no computador a mesma liberdade que o desenho manual permite. O sucesso do programa foi imediato e a facilidade no uso do programa chamou a atenção da Google. A gigante norte-americana procurava um programa de modelação que fosse muito simples para ser utilizado por qualquer pessoa, não necessariamente um arquitecto ou um técnico de desenho 3D que pudesse trabalhar como um "plugin" do seu recentemente lançado produto Google Earth e encontrou no SketchUp a ferramenta que procurava. Daí até a aquisição da @last Software foi um pequeno passo. É nessa altura que surge o SketchUp 6 e o SketchUp 6 Pro (versões gratuita e comercial, respectivamente). A versão Pro dispunha apenas de algumas (poucas) funcionalidades que a versão gratuita não possuía. Ambas podiam ser utilizadas em ambiente profissional, algo que apenas sofreu alterações com a aquisição do SketchUp por parte da Trimble. A última versão gratuito do SketchUp gratuito para uso profissional, é assim o SketchUp 8. Com a aquisição do SketchUp em Junho de 2012 por parte da Trimble Navigation, a versão gratuita do SketchUp passa a chamar-se SketchUp Make e dá-se uma grande alteração no "License Agreement". A partir do lançamento do SketchUp 2013, o SketchUp Make passa a ser gratuito apenas e só para uso pessoal e não-profissional. Mesmo o uso para efeitos de ensino e trino obedece a novas regras, sendo criada uma versão (Educational) para esse efeito, com um contrato de licenciamento à parte. Reforçamos então a ideia que o SketchUp Make apenas pode ser utilizado de forma gratuita para uso pessoal e não-profissional. Quais as diferenças em termos de funcionalidades entre o SketchUp Make e o SketchUp Pro?
Esmiuçamos de seguida algumas das funcionalidades que existem no SketchUp Pro e que não podem ser encontradas no SketchUp Make. A base dos dois programas é exactamente a mesma sendo que tudo o que tem a ver com odelação 3D pode ser feita tanto no SketchUp Pro como no SketchUp Make e os ficheiros oriundos de uma versão podem ser abertos e trabalhados na outra e vice-versa.
Importação de ficheiros no formato .DWG
A maioria dos utilizadores de Software CAD continua a preferir desenvolver os seus projectos em 2D num Software CAD compatível com o formato .DWG e depois importá-lo no SketchUp para poder desenvolver a sua volumetria em 3D. Para isso, o SketchUp Pro permite a importação dos ficheiros no formato .DWG para serem trabalhados. Os mesmo layers originais continuam a estar disponíveis no SketchUp e os Blocos são transformados em Componentes do SketchUp.
Antes de importar os ficheiros .DWG no SketchUp, convém obedecer a algumas regras explicadas neste vídeo.
A partir daqui o processo de importação torna-se extremamente simples.
Convém assinalar que as linhas oriundas de um ficheiro .DWG dão lugar apenas a arestas no SketchUp e que é necessário transformar as áreas fechadas em superfícies. No entanto, existem "plugins" gratuitos (mesmo para uso profissional) que resolvem este problema de forma muito simples e rápida:
Exportar desenhos para o formato .DWG e .PDF
A exportação de desenhos do SketchUp para o formato .DWG torna-se extremamente útil quando desenvolvemos o nosso projecto em 3D utilizando o SketchUp e depois precisamos de obter plantas, cortes e alçados para serem desenvolvidos em termos de desenho técnico 2D num Software CAD compatível com o formato .DWG. Esta é outra das coisas que não é possível fazer no SketchUp Make.
Um dos problemas que as pessoas encontram é que, pelo facto de o SketchUp trabalhar com superfícies e não com sólidos como acontece com o Software CAD compatível com o formato .DWG (como o ZWCAD ou o DRAFTCAD), o miolo dos sólidos aparece vazio como se fosse "oco". Mais uma vez poderemos recorrer a um "plugin" gratuito para resolver esse problema:
Produzir folhas de impressão e de apresentação
Quando se instala uma qualquer versão do SketchUp Pro, é instalada paralelamente uma ferramenta chamada LAYOUT. Esta ferramenta permite a criação de folhas de impressão com rótulo, moldura e com vários desenhos, vistas 3D, plantas, cortes e alçados, do mesmo projecto ou do projecto diferentes, com diferentes grafismos, com uma liberdade de apresentação inimaginável. Este tipo de apresentações coloca o SketchUp quase ao nível de um Software CAD comum, tornando-o praticamente autónomo já que dá resposta praticamente a todas as fases de produção de um projecto, desde o modelo 3D à impressão em papel a 2D. Sobre este tema aconselhamos a visualização destes quatro vídeos que explicam todo o processo...
Adicionar "comportamentos" aos objectos 3D
O SketchUp Pro permite a criação de componentes dinâmicos em que, mediante determinada interacção com o utilizador, permite que os objectos tenham um determinado comportamento. Podemos clicar num ponto e uma porta abrir-se, ou mudar de textura, ou aparecer um menu para escolher um puxador, etc. Aqui estão alguns exemplos que explicam como funcionam estes componentes dinâmicos:
Criar listas de quantidades e relatórios
É talvez uma das características mais surpreendentes do SketchUp, esta que permite a exportação para uma folha de cálculo todas as quantidades de elementos utilizados num modelo de forma a poder orçamentá-lo. AS peças são discriminadas pelo seu nome, dimensões em X,Y,Z e material, tornando esta funcionalidade extremamente completa.
Utilizar propriedades de sólidos
O agrupamento de objectos em grupos ou componentes permite que os objectos gerados no SketchUp tenham um comportamento idêntico ao de sólidos. Isto permite facilitar imenso o trabalho do modelador dado que poderá assim utilizar ferramentas como as operações boleanas (UNION, SUBTRACT, INTERSECT, etc.).
Brevemente publicaremos informações sobre estas funcionalidades. Utilizar diferentes estilos de grafismos de apresentação
Além da ferramenta Layout, ao instalar o SketchUp Pro, o Software instala também a ferramenta STYLE BUILDER. Esta ferramenta permite criarmos os nossos próprios estilos de apresentação. Desligar a apresentação das arestas, ligar ou desligar a apresentação das texturas, criar desenhos técnicos ou com uma apresentação idêntica a desenhos manuais, são algumas das opções que o SketchUp Pro permite, com a vantagem de podermos criar os nosso próprios estilos
Criar animações
Ao permitir a criação de cenas, o SketchUp permite também a criação de frames intermédias que originam vídeos de apresentação dos seus trabalhos. Para quê apresentar os seus projectos apenas com imagens estáticas se também pode apresentar vídeos e surpreender os seus clientes conforme se explica neste vídeo?
Se pretende começar pelos aspectos mais básicos das cenas, aconselhamos também a que veja este vídeo:
Suporte técnico online
Durante o período de Manutenção e Suporte, o utilizador do SketchUp Pro tem uma linha directa de comunicação com os responsáveis pela programação do SketchUp para esclarecer todas as dúvidas e eventualmente resolver problemas do programa. Para tal é necessário inserir o código de acesso na plataforma da Trimble à qual os utilizadores do SketchUp Make não têm acesso.
Importar. Exportar e Criar ficheiros no formato .IFC
O SketchUp está neste momento já a preparar-se para a tecnologia BIm e, deste modo, suporta já a importação exportação e criação de ficheiros no formato .IFC
O site Polantis.com tem de forma gratuita milhares de objectos 3D provenientes de empresas bastante reputadas e comuns no mercado como o Ikea, 3M, Alucubond ou Trespa, nos formato .DWG, .DXF e .SKP que podem ser utilizados no SketchUp, no ZWCAD ou no DRAFTCAD e também milhares de texturas destas mesmas marcas que podem ser utilizadas no Sketchup, no KDMAX ou nos plugins de renderização do SketchUp, o Podium ou o VRAY para SketchUp.
Para fazer o download destes modelos 3D ou das textura, basta apenas fazer um pequeno registo ou entrar através de uma conta do Facebook, Gmail ou Linkedin. Mais informações neste link. Excelentes notícias para quem pretende adquirir um Software de desenho de cozinhas, roupeiros e decoração de interiores e tem dificuldade no domínio da Língua Inglesa.
A Ibercad, distribuidora oficial do KDMAX em Portugal, chegou finalmente a acordo, ao fim de 5 anos de insistência, para a realização de uma versão portuguesa deste potente e intuitivo Software 3D. Neste momento está já a preparar-se esta versão que deverá ver a luz do dia em finais de Junho de 2017. Os clientes que adquirirem o KDMAX 6.0 em versão inglesa terão pleno direito à actualização para esta nova versão que irá revolucionar o mercado de Software para desenho de cozinhas. Além das grandes novidades que o mecanismo do Software irá incluir, como o "Photon-render" utilizando tecnologia da Chaos (a mesma utilizada em programas como o VRAY), a possibilidade de criação de ambientes para óculos de realidade virtual, entre muitas outras funcionalidades às quais se adicionará brevemente a versão na Língua de Camões. Para conhecer melhor o KDMAX, aconselhamos a visita ao site da Ibercad em http://www.ibercad.pt/kdmax.html. Apesar de a Trimble tem uma versão de ensino para o SketchUp, destinada sobretudo às universidades, foi anunciado o lançamento do SKETCHUP FOR SCHOOLS, destinado fundamentalmente a escolas primárias e secundárias que sejam subscritoras do serviço "G Suite for Education" da Google.
Esta versão distingue-se das demais porque não carece instalação mas funciona directamente sobre o Google Chrome, estando disponível também para os alunos praticarem em casa, numa solução em tudo semelhante o My.SketchUp também recentemente lançado. Os alunos podem usar o SketchUp em qualquer dispositivo com rato e teclado e um acesso à internet, sendo as funcionalidades disponíveis, obviamente limitadas relativamente à versão normal do SketchUp, similares ao SketchUp Pro em termos de funcionamento. Do interface desta nova ferramenta também faz parte a barra Instructor, que facilita a aprendizagem deste Software CAD 3D. Para conhecer melhor este projecto, visite o endereço https://edu.sketchup.com/app/. Esta aplicação está ainda disponível na Web Store da Chrome, de forma gratuita, permitinbdo a sincronização com o serviço Google Drive. Foi lançado esta segunda feira o Service Pack 3 do ZWCAD 2017 (VERNUM 2017.03.31). Fundamentalmente focado na estabilização do novo kernel do ZWCAD, esta nova versão não apresenta novidades aos nível de funcionalidades, exceptuando um interessante processo de modelação e edição de sólidos em 3D em que é possível visualizar de forma dinâmica as alterações que são efectuadas nos objectos 3D. Estará aberto o caminho para a utilização de sólidos paramétricos no ZWCAD?
Esta nova versão está já disponível para download no site da Ibercad neste link.
A Trimble anunciou hoje o lançamento do SketchUp do SpeakUp, o novo assistente de desenho do SketchUp. Esta revolucionária ferramenta permitir-lhe-á desenhar sob ordens da sua própria voz, executando projectos em tempo record. Para mais informações visite o endereço https://www.sketchup.com/products/speakup.
|
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Janeiro 2025
Categorias
Tudo
|