Por isso mesmo, não convém negligenciar nenhum aspecto. Obviamente que o seu projecto não vai ter a habilidade de agradar e "gregos e troianos" mas quanto maior for o consenso sobre o trabalho que realizar, maior será a aceitação não só por parte do seu clientes (influenciado pelas opiniões das outras pessoas) como, eventualmente, poderá conquistar mais clientes com essa sua apresentação, porque qualquer familiar ou amigo desse cliente também terá uma residência e poderá ter a necessidade de também ter de recorrer aos seus serviços. Se os puder conquistar já, é meio caminho andado para um sucesso futuro...
1 - Utilizar sempre o mesmo tipo de módulos e portas de armário
Embora seja prático em termos de limpeza e em termos de rapidez na elaboração do projecto de uma cozinha, utilizar sempre o mesmo tipo de porta em todos os móveis, especialmente em cozinhas com paredes compridas, gera uma cozinha demasiado monótona. Convém varia o tipo de portas empregues. Se não pretende modificar a cor e o material das portas, pelo menos substitua alguns dos modelos por outros que ocupem o mesmo espaço. Por exemplo, em módulos inferiores, alterne módulos de portas com módulos de gavetões e nos módulos superiores, substitua alguns módulos com portas de batente por portas basculantes, contrariando assim a regra principal e introduzindo na cozinha em elemento diferenciador. Substituir um módulo de cozinha por um outro é uma tarefa muito simples no KDMAX e o próprio programa encarrega-se de o questionar se pretende ou não manter as dimensões do anterior módulo, conforme pode ver neste vídeo...
2 - Não se esqueça dos tectos...
Outro aspecto a ter em conta na elaboração do projecto diz respeito à forma como define o tecto das suas cozinhas. Este não tem de ser necessariamente plano, já que o KDMAX lhe permite elaborar tectos falsos com várias alturas diferentes e até com luz de sanca embutida. Tenha em atenção que é no tecto que normalmente se colocam todos os dispositivos de iluminação (projectores e candeeiros) de uma cozinha e que estes desempenham também uma função decorativa além da sua função principal, mais prática, que consiste em dar ao espaço a melhor luz que este merece. O tecto, muitas das vezes em conjunto com o pavimento, também pode ser uma forma de separar funções num determinado espaço, sobretudo quando temos cozinha do tipo "kitchenette" em que a separação física entre a cozinha e outros espaços como a sala de estar ou jantar não existe. Eis como pode criar tectos falsos decorativos de uma forma muito simples no KDMAX.
3 - Ter elementos da cozinha que escondem outros em segundo plano
Muitas vezes você mostra uma panorâmica geral de uma cozinha com uma ilha, mas esquece-se que o mobiliário da ilha está a impossibilitar o seu cliente de perceber como é que são os restantes móveis, uma vez que a visibilidade destes móveis está obstruída pela presença da ilha. No KDMAX é possível ocultar um ou vários elementos de uma cozinha sem ter de os eliminar definitivamente, permitindo-nos criar vistas de uma cozinha com ou sem esses elementos e assim mostrar aos nossos clientes todo o mobiliário que tencionamos construir para a sua cozinha. No final, é sempre possível restituir os elementos ocultados à cozinha, nalguns segundos.
4 - Não colocar elementos decorativos nas cozinhas
Quando desenvolvemos um projecto tridimensional de uma cozinha temos de ter em consideração que o realismo das imagens que produzimos também resultam não só dos materiais que utilizamos, mas também da forma como decoramos o espaço com elementos que vão acrescentar vida à cozinha, como se esta estivesse habitada. Assim, o nosso conselho é que além de toda a preocupação com o mobiliário, os materiais utilizados e a iluminação do espaço, deve ter em conta que a cozinha precisa de ser "habitada" para parecer real e, para isso, pode contar com a vasta biblioteca de modelos 3D incluídos no KDMAX e que lhe vão possibilitar colocar na cozinhas coisas como talheres, copos, pratos, mas também cadeiras, quadros nas paredes, electrodomésticos de apoio, entre muitos outros elementos tridimensionais que vão dar outro realismo às suas cozinhas.
5 - Apresente várias propostas para a mesma cozinha
Se o seu potencial cliente seguir as orientações da boa prática no pedido de orçamentos para cozinhas, ele irá certamente solicitar orçamento a três fabricantes. Se você for um deles, teoricamente, as hipóteses iniciais para você ser o escolhido para executar a tarefa são de cerca de 33%. Imagine agora que você decidia apresentar uma proposta alternativa. Nesse caso, o seu cliente deixava de ter apenas 3 propostas e passa a ter 4 propostas para tomar uma decisão. Pelo facto de duas dessas quatro propostas serem suas, você parte em vantagem relativamente aos seus concorrentes, aumentando as suas hipóteses de ser o fabricante escolhido para 50%. Utilizando estilos de cozinhas no KDMAX, a alteração de uma proposta de uma cozinha encontra-se á distância de um clique. Basta utilizar a ferramenta de estilos, explicada neste tutorial em vídeo, para modificar todo o aspecto da cozinha em segundos.
Bónus importante: justifique todas as suas opções...
É importante que quando estiver com o seu cliente seja capaz de justificar todas as suas opções quando realizou o seu projecto. Durante a apresentação do projecto irá certamente ser questionado porque é que uma determinada porta tem um aspecto diferente das restantes ou o tecto tem um determinado desenho. Tudo deve ter um motivo e uma justificação. Se puder, coloque todas essas opções tomadas num documento entregue ao mesmo tempo que entrega as imagens 3D como uma "memória descritiva". Irá ganhar desta forma imensa credibilidade junto dos seus potenciais clientes.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|