Há quatro anos atrás, noutro site por nós administrado, demos-lhe conta de uma tendência que se estava a verificar nos últimos anos: a adopção por parte dos Municípios de Software CAD alternativo, nomeadamente o ZWCAD, para os seus Serviços Camarários. Dissemos na altura que o número de Municípios que aderiram ao ZWCAD ascendia já a mais de 30. Pois bem, esse número não só cresceu mas quase que duplicou. Este facto permitiu a estes Municípios uma poupança astronómica na aquisição e manutenção de Software CAD que ascende a cerca de um milhão de Euros por mandato.
O que terá contribuído para a implementação do ZWCAD nos Municípios?
Muitos terão sido os factores para o sucesso da implementação do ZWCAD nos Municípios. Desde logo, o sistema de licenciamento do ZWCAD. Com efeito, muitos dos nossos concorrentes mudaram o seu sistema de licenciamento para licenças por subscrição mensal/anual. Se a curto prazo este sistema traz vantagens ao nível de custos, ao fim de um ano, já praticamente estará um Município o mesmo que à partida pagaria por uma licença do ZWCAD vitalícia, pelo que esta vantagem rapidamente desaparece. Também a forma como são feitas as adjudicações e os concursos em Portugal levam a que os Municípios optem por um sistema de licenças vitalícias em vez de subscrições. Por outro lado, a política de actualizações extremamente amigável do ZWCAD possibilita que os Municípios não tenham constantemente de estar a despender dinheiro em upgrades, tendo em conta que em qualquer altura é possível fazer a actualização de uma licença do ZWCAD e que o facto de o cliente estar anos e anos sem actualizar não acarreta custos adicionais em termos de actualizações.
Com efeito, das cerca de 5000 licenças do ZWCAD existentes em portugal, cerca de 450 foram adquiridos por Municípios, o que lhe confere uma média de cerca de 7/8 licenças por Município,
O tipo de licenças adquirido é normalmente em rede, pelo que o número de utilizadores reais pode na realidade ser bastante superior, dado que as licenças em rede permitem que as mesmas sejam utilizadas em qualquer computador do Município e uma vez que existem vários utilizadores que apenas usam o Software CAD de uma forma esporádica, libertando a licença para outro utilizador quando não em uso. Isto permite uma gestão extremamente vantajosa e uma grande redução nos custos por utilizador que de outra forma não seria possível. Quais as novidades que lançamos nos últimos quatro anos? De entre as grandes novidades que a Ibercad se responsabilizou, destaca-se, sem dúvida, a representação do Software SketchUp Pro em Portugal. Com efeito, este Software de desenho é extremamente popular nos Municípios por variadíssimas razões... Em primeiro lugar porque tem uma fácil integração com os serviços do Google Earth. É extremamente fácil e rápido geo-referenciar um projecto e colocá-lo no Google Earth. Com um pouco de sorte, a área onde está implantado o projecto está já num local onde a Google efectuou um levantamento em 3D e, deste modo, não só é possível colocar o modelo 3D por nós projectado no seu local preciso, como também experimentar a sua integração no espaço com toda a sua envolvente, incluindo os edifícios circundantes e também a vegetação natural nas imediações.
Paralelamente acompanhamos a evolução da própria Trimble na implementação de novas ferramentas para a área do Urbanismo, nomeadamente a aquisição do plugin Sefaira. Este plugin para o ZWCAD permite a gestão energética de um edifício com base na sua exposição solar, geo-localização e outras condicionantes, desde o início do projecto até à construção e gestão do edificado. É de facto uma ferramenta a ter em conta no futuro, sobretudo pelos projectistas mais preocupados com a vertente ecológica e ao nível da sustentabilidade energética.
Por outro lado, também foi lançada recentemente uma nova ferramenta denominada Place Maker, um plugin para o SketchUp que permite simular um aglomerado urbano (e em que nalgumas situações nem é necessário obter o levantamento do edificado porque o Software já dispõe desse mesmo levantamento. Numa questão de segundos, importamos uma área em estudo, fazemos uma geo-referenciação e criamos um aglomerado urbano em 3D com base num dado número de piso e altura de cada um dele e obtemos uma série de cartografias-base de modo rápido, tornando neste programa numa poderosa arma no planeamento urbano.
O que nos propomos fazer no futuro?
Uma vez que estamos já em campanha eleitoral, não nos ficaria bem terminar este artigo sem revelarmos as nossas opções para o futuro... Nestes termos, o futuro reserva a implementação de versões Linux e MAC para o ZWCAD. Esta questão é de pilar importância para os Municípios que pretendem migrar para o Sistema Operativo Linux e têm dificuldade em implementar esse sistema por não existir Software CAD que cumpra com os seus requisitos mínimos. Esperamos dar brevemente notícias sobre a sua implementação. Estamos tão ansiosos quanto você...
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|