Neste artigo começamos por explorar apenas a importação e edição de pontos obtidos numa sessão de trabalho de campo num levantamento topográfico, incluindo as várias vertentes da importação de pontos, conversão dos mesmos e tratamento gráfico, entre muitas outras funcionalidades.
Importação de pontos de um trabalho de campoConfigurar inicial de um levantamento topográfico
Depois do trabalho de campo, estamos preparados para importar o nosso levantamento topográfico no nosso Software CAD. No entanto, antes de o fazer, devemos configurar correctamente quer os dados do projecto que vamos iniciar, incluindo a localização dos ficheiros de trabalho, quer o aspecto gráfico dos elementos que vamos importar, incluindo a dimensão do texto das legendas e os layers, e respetivas cores, de cada um desses mesmos elementos importados.
Clique aqui para conhecer melhor o DTC-PRO TopografiaImportar pontos de um levantamento topográfico de uma estação total
O próximo passo consiste então na importação da informação registada no terreno através de um ficheiro .CSV ou .TXT. O DTC-PRO Topografia permite não só definir que tipo de pontos vamos importar (tendo em conta a ordem com que os dados das coordenadas e da descrição se apresentam) assim como a escala com que estes vão ser apresentados no ficheiro .DWG, uma vez que isso vai ter influência no tamanho dos textos descritores de cada um dos pontos registados no levantamento. Veja como é simples todo este processo neste pequeno vídeo...
Clique aqui para conhecer o ZWCAD, Software CAD compatível com .DWGComo importar pontos de ficheiros no formato .TXT personalizados
Imagine que tem um ficheiro .TXT com uma configuração das colunas de dados completamente diferente das opções que nos são proporcionadas pelo DTC-PRO, por defeito. Como é que podemos importar esses dados de forma correcta? Basicamente, conforme descrito neste vídeo, temos apenas de configurar a ordem com que os dados se vão apresentar num ficheiro personalizado. Esta opção é fantástica, porque nos permite importar no DTC-PRO Topografia, qualquer tipo de configuração de dados registados num levantamento topográfico.
Converter um ficheiro .TXT de um levantamento
Se esta configuração não satisfaz as suas necessidades e pretende mesmo que o ficheiro de pontos obedeça a uma configuração Standard, então temos de recorrer a uma folha de calculo como o Microsoft Excel para configurarmos manualmente esse ficheiro, conforme explicado neste tutorial...
Clique aqui para conhecer melhor o DTC-PRO TopografiaAdicionar mais ficheiros de pontos a um levantamento topográfico
Por vezes, um levantamento topográfico não é realizado em apenas uma sessão de campo. Outras vezes também acontece de realizarmos um levantamento topográfico complementar a outro que já realizamos anteriormente. É por esse motivo que o DTC-PRO Topografia inclui uma ferramenta que nos permite adicionar pontos de novas sessões de levantamento a ficheiros de cadastro já existentes, tal como explicado neste vídeo.
Clique aqui para conhecer o ZWCAD, Software CAD compatível com .DWGEdição e tratamento gráfico de pontos em levantamentos topográficosFerramentas de edição de anotações de pontos
As possibilidades de personalização da apresentação dos pontos de um levantamento topográfico são inúmeras e podem ser alteradas através de uma série de ferramentas do DTC-PRO que nos permite editar essa forma de apresentação e que são explicadas neste vídeo. Essas ferramentas podem ser utilizadas ponto por ponto ou seleccionando vários pontos ao mesmo tempo e alteradas em qualquer altura do trabalho de escritório.
Alterar a configuração de um levantamento após introdução de pontos
Além dos textos que acompanham cada um dos pontos importados, cuja alteração se explicou no vídeo anterior, vamos agora, noutro vídeo, explicar como alterar o aspecto do próprio ponto que caracteriza o levantamento.
Clique aqui para conhecer melhor o DTC-PRO TopografiaConverter legendas de pontos de um levantamento topográfico em textos
Por defeito, os pontos que são importados num ficheiro no formato .DWG utilizando o DTC-PRO Topografia dão originem a um bloco CAD com atributos que inclui toda a informação de cada um destes pontos, concluindo o número de ponto, a cota e a descrição. No entanto, certos programas CAD digerem melhor esta informação quando estes dados estão representados como textos. Neste pequeno vídeo explicamos-lhe como fazer a conversão desses blocos com atributos sem qualquer perda de informação.
Clique aqui para conhecer o ZWCAD, Software CAD compatível com .DWGExclua pontos ao importar um levantamento topográfico
Por algum motivo, podem existir pontos com uma determinada descrição, que não pretendemos importar num ficheiro .DWG. Por isso mesmo, aquando da importação dos pontos, podemos especificar que não pretendemos que os pontos que obedecem a um determinado critério de descrição, sejam importados para o ficheiro. O processo é muito simples e é explicado neste vídeo.
Diminuir número de pontos de um levantamento topográfico
Imagine que do seu trabalho de campo resultou um levantamento topográfico caracterizado por milhares de pontos e que pretenderia reduzir drasticamente esse número de pontos, excluindo pontos que eventualmente são redundantes. Neste vídeo explicamos-lhe como fazer essa redução, utilizando determinados critérios definidos por si, resultando daí um ficheiro mais leve e fácil de trabalhar, sem perda de dados significativos.
Clique aqui para conhecer melhor o DTC-PRO TopografiaIncrementar um valor às cotas de um levantamento topográfico
Sempre que executa um trabalho de campo sem recorrer à referenciação do levantamento a um ponto geodésico de referência, para ligar esse levantamento ao sistema geodésico, teremos de adicioanr ou subtrair um determoinado valor à cota de cada um dos pontos desse mesmo levantamento topográfico. Neste vídeo mostramos-lhe uma ferramenta do DTC-PRO Topografia que lhe permite executar essa operação sem problemas.
Clique aqui para conhecer o ZWCAD, Software CAD compatível com .DWGFerramenta de edição de pontos
A ferramenta de edição de pontos é bastante útil para eliminar ou adicionar pontos mantendo a ligação do ficheiro .DWG com o ficheiro de pontos que esteve na sua origem. Neste tutorial é explicado como adicionar ou eliminar pontos a um levantamento topográfico.
Adicionar pontos a um levantamento a partir de objectos lineares
Mesmo após o trabalho de campo estar terminado existem dados que podem facilmente ser depreendidos quando desenhamos sobre esse mesmo levantamento topográfico. Neste vídeo mostramos-lhe uma ferramenta que, a partir de uma figura desenhada sobre um levantamento, vai obter as suas coordenadas e acrescentar esses dados ao ficheiro de pontos que resultou do trabalho de campo, como se essas coordenadas tivessem sido obtidas dessa forma.
Clique aqui para conhecer melhor o DTC-PRO TopografiaEliminar ou esconder grupos de pontos não sequenciais
Se importou um levantamento topográfico e existe toda uma região que acha que não deveria ter feito parte do levantamento topográfico, pode eliminar esses pontos utilizando as opções que lhe explicamos neste vídeo. Saliente-se que isso é bem diferente de simplesmente eliminar os pontos, porque dessa forma estaríamos a elimianr apenas a representação desses pontos do ficheiro .DWG, já que les se manteriam na superfície que vai dar otigem, mais tarde, ao Modelo Digital do Terreno e às curvas de nível. Este é o processo correcto de os eliminar, "vedando-os" com uma polilinha fechada.
Clique aqui para conhecer o ZWCAD, Software CAD compatível com .DWGBÓNUS: E se eu quiser obter as curvas de nível?
A criação de curvas de nível a partir da recolha de pontos de um trabalho de campo, será objecto de um novo artigo para ser lançado muito em breve. No entanto, e porque é extremamente simples executar essa tarefa no DTC-PRO Topografia, decidimos elaborar este pequeno vídeo, extremamente básico, para que possa já empreender essa tarefa. Para isso, basta importar directametne os pontos e criar imediatamente as curvas de nível através deles conforme explicado neste tutorial...
0 Comentários
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Março 2025
Categorias
Tudo
|