Não é por serem programas diferentes que as vantagens de cada um deles deve ser negligenciada. Obviamente que trabalhar num Software BIM lhe confere mais produtividade na criação do modelo tridimensional, das plantas, cortes e alçados, das folhas de impressão do projecto, nas alterações de projecto que num Software CAD tradicional demoram tempos infinitos e exigem uma grande concentração para que não se acumulem erros de precisão.
Porém, também é um facto que qualquer utilizar CAD experimente executa muito mais rapidamente um pormenor construtivo a partir de um desenho bidimensional do que o faria num Software BIM. Por esse mesmo motivo, explicamos-lhe neste artigo como fazer coexistir o ZWCAD com o ARCHLine.XP para atingir resultados de excelência com mais rigor, mais qualidade, melhor apresentação final e, sobretudo, com menor esforço e em menos tempo.
Importe um ficheiro .DWG no ARCHLine.XP
Caso prefira esboçar o seu projecto inicialmente no ZWCAD, poderá, em qualquer altura transpor esse esboço par ao ARCHLine.XP, importando o correspondente ficheiro no formato .DWG neste Software BIM. Se, no entanto, pretende importar um projecto já executado, isso além de ser perfeitamente viável, faz com que toda a estrutura do ficheiro original seja mantida, incluindo os layers originais. Veja neste vídeo como se processa a importação.
Transforme os seus ficheiros .DWG em ficheiros BIM
Um ficheiro no formato .DWG normalmente é executado a duas dimensões e não possui, de todo, as mesmas características de um ficheiro BIM. Assim, o próximo passo consiste em transformar linhas em paredes, arcos em portas e demais elementos construtivos. Neste tutorial em vídeo mostramos-lhe uma interessante ferramenta que nos permite transformar duas linhas paralelas criadas no ZWCAD ou no Autocad® em paredes que são, ao mesmo tempo, criadas em 3D.
Numa fase não muito mais adiantada de utilização do nosso Software BIM, você já terá desenvolvido a sua própria biblioteca de elementos construtivos e tornar-se-á muito mais fácil criar um projecto no ARCHLine.XP a partir de desenhos do ZWCAD ou do Autocad® em que as paredes geradas já incluem camadas de revestimento, isolamento térmico e outros elementos. Veja como, neste vídeo...
Depois de termos reproduzido todas as paredes neste Software BIM, chegou a vez de introduzirmos as portas previstas no projecto. Este vídeo ajuda-o a entender como pode facilmente adicionar portas em paredes, incluindo o sentido de abertura, em apenas 3 cliques, utilizando a vasta biblioteca de portas do ARCHLine.XP.
As janelas são ainda, aparentemente, mais fáceis de adicionar a um projecto BIM, uma vez que apenas tem de especificar os dois pontos das suas extremidades. No entanto, há que ter em atenção o sentido de abertura das mesmas e neste vídeo explicamos-lhe todos esses cuidados dos quais não se pode olvidar.
Crie um Modelo Digital do Terreno a partir de um levantamento em .DWG
Esta funcionalidade, infelizmente, só está disponível para o ARCHLine.XP Professional, mas é uma ferramenta muito poderosa para transformar um mero levantamento com curvas de nível num Modelo Digital do Terreno. Neste vídeo explicamos-lhe os passos todos.
Conheça as diferenças entre o ARCHLine.XP e um Software CAD tradicional
Quando trabalhamos num Software CAD 2D, um dos erros mais comuns advém do facto de "espalmarmos" os levantamentos topográficos, colocando todos os elementos gráficos à cota 0 (zero). No entanto, quando importamos um levantamento topográfico deste tipo num Software BIM, que trabalha fundamentalmente com desenho 3D, a existência de curvas de nível acaba por ser irrelevante, uma vez que não existem altimetrias nas curvas de nível. O ARCHLine.XP, porém, tem uma ferramenta que restitui facilmente a altimetria dessas curvas de nível, colocando-as à cota devida e permitindo desta forma elaborar um Modelo Digital do Terreno da forma que é explicada neste tutorial em vídeo.
Crie um catálogo de pormenores construtivos no ARCHLine.XP
A produtividade de um escritório advém em grande parte do reaproveitamento de desenhos executados anteriormente, normalmente desenhos de detalhes construtivos. Utilizando elementos desenhados no ZWCAD ou no Autocad® é possível importar desenhos desses pormenores no ARCHLine.XP, criando uma biblioteca extremamente organizada que nos possibilita aproveitar a grande maioria desses detalhes construtivos para serem implementados em vários projectos. Isto representa um ganho significativo em termos de tempos de trabalho e de qualidade do mesmo. Veja neste vídeo como pode facilmente importar desenhos construtivos de uma ficheiro no formato .DWG para o ARCHline.XP, adicionando esses desenhos à sua biblioteca de pormenores.
Exporte os seus desenhos para um ficheiro no formato .DWG
O seu trabalho pode não terminar com a apresentação e impressão do projecto no ARCHLine.XP. Eventualmente você ter a necessidade de partilhar os seus desenhos e modelos 3D com utilizadores do Autocad® ou ZWCAD que fazem parte da sua equipa projectista e que ainda não transitaram para um Software BIM. Pode também sentir a necessidade de ajustar desenhos em 2D utilizando o ZWCAD. A pensar nestes factos, o ARCHLine.XP tem uma ferramenta de exportação de desenhos e modelos 3D para o formato .DWG que é explicada em detalhe neste tutorial em vídeo.
Campanha CAD+BIM por apenas 899€ + IVA
Por apenas 899€ + IVA, até ao próximo dia 30 de Junho pode adquirir um Pack com o ZWCAD 2021 Professional (Software CAD) e o ARCHLine.XP 2020 LT (Software BIM) para migrar para o futuro sem sobressaltos. A aquisição do ARCHLine.XP LT 2020 não confere o direito ao upgrade gratuito para o ARCHLine.XP LT 2021. Ficará com duas ferramentas fantásticas, complementares, de licença vitalícia para melhorar a sua produtividade e a qualidade do seu trabalho a um custo absolutamente incrível. Contacte-nos!
Esta campanha não é acumulável com outras promoções ou descontos.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Dezembro 2024
Categorias
Tudo
|