Em edições anteriores dos "Cursos BIM online no ARCHLine.XP" utilizamos sempre um ficheiro no formato .DWG como ponto de partida do desenho do nosso modelo BIM. Desta feita, vamos utilizar única e exclusivamente o ARCHLine.XP, neste caso, o ARCHLine.XP LT, para que possa compreender toa a potencialidade da versão mais económica deste Software BIM
Antes de começar a desenvolver o projecto...
Antes de começarmos a desenvolver o nosso projecto, convém conhecermos algumas das configurações muito básicas do ARCHLine.XP, nomeadamente como indicar com que unidades (metros, milímetros, centímetros ou outros) é que pretendemos desenrolar o nosso trabalho. Estas configurações podem ser alteradas em qualquer fase do projecto, sem prejuízo do trabalho que já realizamos.
10 Estratégias para competir com os grandes escritórios de ArquitecturaDefinir o perímetro e o volume (pisos)
Partindo do pressuposto que o projecto que estamos a realizar está inserido num loteamento de construções em banda, existem duas condicionantes às quais não podemos fugir, nomeadamente o perímetro construtivo e a estética exterior, que deverá ser compatível com as restantes habitações já construídas. Assim sendo, está dado o mote para percebermos como desenhar as paredes exteriores de um edifício no ARCHline.XP, que é o grande objectivo deste vídeo...
ZWCAD 2021 Professional + ARCHLine.XP 2020 LT por apenas 899€ + IVA
Estando o perímetro de um dos pisos devidamente construído, vamos agora criar os restantes pisos a partir deste, definindo para cada um deles a altura do piso, a espessura da laje e a cota de cada um dos acabamentos, incluindo a altura a que se encontram os tectos falsos. Depois, basta copiar as paredes exteriores para os restantes pisos e, conforme a explicação passo a passo deste tutorial em vídeo, chegamos a uma volumetria do edifício, pese embora ainda sem lajes de pavimento e de cobertura que serão desenvolvidas mais tarde. Convém referir que, apesar de estarmos a definir parâmetros muito importantes do nosso edifício, que vão ter uma importância crucial na definição do volume, e dos cortes e alçados que vamos desenhar oportunamente, em qualquer altura podemos mudar de ideias e alterar radicalmente os valores, porque todos os desenhos reajustar-se-ão aos novos valores assumidos em cada um dos pisos.
Criar espaços construindo as paredes interiores
Vamos agora, noutro vídeo, aprender como criar as paredes interiores, definindo espaço interiores fechados. Exploramos também neste vídeo como se coloca uma parede a uma distância de outra, definindo desta forma a largura ou comprimento de um espaço de forma muito precisa. O ARCHLine.XP dá-nos total liberdade de desenharmos com paredes como quem desenha com linhas.
4 motivos para mudar para o Software BIM ARCHLine.XP este ano
Uma situação que acontece em qualquer Software BIM é o facto de paredes copiadas de outros locais não se interligarem automaticamente com aqueles que confrontam. Neste vídeo mostramos-lhe a forma muito simples como efectuar essa ligação em segundos, nas três situações possível, encontros em "L", "T" ou "X". Esta última situação requer duas atenções especiais, porque, se por um lado o comando está oculto nas ferramentas das paredes, a sua utilização origina a subdivisão de uma das paredes escolhidas em duas paredes independentes.
10 Estratégias para competir com os grandes escritórios de ArquitecturaCriar os nossos próprios tipos de paredes
Até aqui estivemos a trabalhar apenas com estilos de paredes já existentes no ARCHLine.XP. Porém, nós próprios queremos criar os nossos próprios estilos de paredes, definindo as várias camadas que as compõem. Neste pequeno tutorial em vídeo explicamos-lhe como definir uma parede interior com várias camadas, nomeadamente duas camadas de reboco com 2 cm de espessura e uma parede de tijolo com 11 cm de espessura de permeio. Futuramente iremos explicar como é que podemos criar relações de interligação entre as camadas do mesmo tipo e também como gravar os estilos de paredes que criamos numa biblioteca pessoal e assim, na próxima vez que criar um projecto, já não terá de passar pelo mesmo processo, com grandes ganhos em termos de produtividade.
4 motivos para mudar para o Software BIM ARCHLine.XP este ano
Conforme o que foi dito no primeiro desta série de tutoriais, as paredes que confrontam com os lotes contíguos são bastante diferentes das restantes, pelo que elaboramos um vídeo independente para a criação destas mesmas paredes. O processo é muito idêntico ao da criação da parece interior.
Finalmente, chegamos à criação do terceiro dos tipos de parede que pretendemos implementar neste edifício, as paredes exteriores, compostas por 5 camadas. Pese embora o número de camadas seja superior ao das outras duas, o processo é muito semelhante. No entanto, como nos comprometemos a mostrar todas as fases da construção deste projecto, não podíamos deixar de fora este tutorial em vídeo...
ZWCAD 2021 Professional + ARCHLine.XP 2020 LT por apenas 899€ + IVACriar interligações entre os vários materiais das paredes
Quando interligamos paredes de diferentes tipos, temos de definir regras para que as camadas do mesmo tipo se liguem de forma conveniente. Assim, o reboco de uma parede simples, deve ligar-se sem emendas com o reboco de uma parede dupla, enquanto o tijolo de uma parede dupla, qualquer que seja a sua espessura, deve ligar-se perfeitamente com o tijolo de uma parede simples. Por outro lado, um isolamento térmico não se pode misturar com uma parede ou reboco, uma vez que não têm o mesmo material. Neste tutorial em vídeo explicamos-lhe como efectuar a configuração das prioridades das camadas, trabalho importantíssimo para automatizar o desenho de paredes nos nossos projectos de arquitectura quando utilizamos um Software BIM.
4 motivos para mudar para o Software BIM ARCHLine.XP este ano
Feito todo o trabalho de configuração das paredes, utilizando três exemplares como "cobaias", está na hora de copiar as características destas três paredes para as restantes do mesmo tipo, para que estes assumam as diversas espessuras e que é objecto deste tutorial em vídeo. Nesta fase, o nosso projecto adquire já o aspecto de um projecto de execução, bastante distintivo daquilo a que estamos acostumados num Software CAD tradicional.
Embora tenhamos já definido as regras de prioridades das diversas camadas de material, é natural que o ARCHLine.XP fique, nalgumas situações, indeciso quanto à forma como lidar com essas prioridades, pelo que essas situações requerem a nossa intervenção, utilizando ferramentas de interligação entre materiais muito semelhantes às explicadas anteriormente para a interligação entre paredes. Neste tutorial em vídeo encontra todas as explicações necessárias.
Adicione os estilos de paredes que criou à biblioteca do ARCHLine.XP
Seria um trabalho inglório ter de fazer a configuração de todas as paredes sempre que iniciamos um projecto. Uma das grandes vantagens na utilização do ARCHLine.XP consiste na possibilidade de criarmos bibliotecas de elementos para praticamente todo o tipo de estilos e elementos que podemos reutilizar noutros projectos. A configuração de uma parede interior ou exterior é algo que nos acompanha em muitos outros projectos, pelo que se torna imperioso gravar esses estilos na nossa biblioteca para utilizarmos posteriormente. Neste tutorial em vídeo explicamos-lhe como organizar a sua biblioteca de estilos de paredes.
0 Comments
Your comment will be posted after it is approved.
Leave a Reply. |
Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Agosto 2024
Categorias
Tudo
|