Fale-nos sobre os antecedentes do Icons of Denmark. A Icons of Denmark começou como uma agência de mobiliário bastante tradicional, representando marcas de móveis dinamarquesas para o mercado do Reino Unido. Sempre tivemos uma abordagem prática para representar móveis e orgulhamo-nos de ter muito conhecimento sobre os nossos produtos. Temos um alto nível de conhecimento técnico sobre como os móveis podem ser usados, que tipo de aplicações os móveis têm e quais as actividades num escritório em que os móveis são relevantes. Essa abordagem levou-nos ao design e fabrico de produtos. Pegamos no que aprendemos no mercado e agora trabalhamos com designers dinamarqueses para criar novos móveis para o escritório moderno. Entramos em contacto com uma base internacional de clientes que mantemos actualizados com o design e o mobiliário dinamarquês por meio dos produtos que produzimos. Os nossos projectos são principalmente projectos comerciais de larga escala. VEJA TAMBÉM: Está na hora de aprender a trabalhar no SketchUpComo foi a transição de representantes do design dinamarquês para criadores? Quando os designers de móveis que representamos decidiram lançar novos produtos, fomos obrigados a sair para o mercado e vender. Esse trabalho nem sempre reflectia o que pensávamos do produto e sua funcionalidade no mercado... que ficou um pouco ultrapassada para nós. Em 2016, demos os primeiros passos para criar o nosso primeiro produto. Conseguimos informar um designer e fabricante dinamarquês sobre como queríamos que fosse feito um sofá, o que se tornou o primeiro exemplo de como criamos móveis hoje. O que faz com que a sua abordagem para criar novos produtos seja única? A maneira como projectamos móveis hoje é orientada pelo mercado. Quando começamos, havia muitos produtos residenciais a serem transpostos para o ambiente de trabalho. Em contraste, consideramos as necessidades específicas do local de trabalho e criamos projectos com base nelas. O nosso processo começa com a identificação de lacunas no mercado: percebemos uma certa necessidade ou uma área de um projecto para a qual não temos repetidamente os produtos certos. Trazemos esse resumo de volta e colaboramos com designers e fabricantes para criar o novo produto. É isso que nos distingue de muitas outras empresas. Não somos de forma alguma orientados por designers de produtos. Somos orientados pelas necessidades de designers de interiores e clientes. Por exemplo, a área mais recente que identificamos é o assento para salas de espera. Os assentos para salas de espera são geralmente projectados sob medida para cada projecto. Identificamos isso como uma área para um novo produto. Como nos tornamos muito experientes na fabrico de sofás e estofados, decidimos mergulhar nessa categoria. Para criar esse novo tipo de sofá, começamos a desenhar primeiro em 2D, concordando com certas dimensões e conceitos. Este foi então desenvolvido como um modelo 3D que foi construído na nossa oficina na Dinamarca. Depois de criar um protótipo, voltamos ao estúdio para refinar o modelo 3D e finalizar a peça - elaborando os detalhes finais, como a costura e posição da perna. Esse é o processo que usamos para o nosso novo produto, BANK, que lançamos na Clerkenwell Design Week este ano. Qual foi sua primeira experiência com o SketchUp? O meu primeiro encontro com o produto foi em 2007 vendendo móveis para um fabricante dinamarquês. Deparei-me com o software através de um arquitecto. Fiquei bastante empolgado e comecei a promover a ferramenta entre os revendedores de móveis como uma ferramenta onde eles poderiam configurar nossos produtos. Quando me mudei para Londres em 2009, uma das primeiras coisas que fiz foi enviar os nossos modelos para a 3D Warehouse e começar a usar a plataforma como parte integrante de nosso processo de vendas. O aspecto amigável da 3D Warehouse e do próprio SketchUp Pro permitiu-me converter todos os nossos DWGs em ficheiros SKP e torná-los mais disponíveis ao público. Logo descobrimos que estávamos a conquistar um número enorme de seguidores e um número considerável de downloads desses produtos. Dez anos depois, ainda estamos a utilizar a plataforma para carregar e partilhar os nossos modelos. O SketchUp é uma ferramenta que usamos em três categorias diferentes de nossos negócios: design de produto, configuração e design de interiores. Você pode-nos falar sobre o seu showroom e os seus produtos? Algum deles foi projetado no SketchUp? Trabalhamos com muitos designers de produtos. No momento, estamos a trabalhar com um designer que desenvolve os seus projectos no SketchUp, Peter Barreth. Treinado como estofador e construtor de sofás, ele é um utilizador autodidacta do produto. O SketchUp é uma ferramenta que ele achou conveniente e rápido de trabalhar. O Private Sofa foi uma das primeiras soluções criadas pela marca Icons of Denmark pelo Peter. Esse produto foi baseado nalguns princípios básicos sobre conforto, altura do assento e flexibilidade de tamanho. O processo começou com o desenho 2D. Os modelos 3D foram criados no SketchUp a partir dessas ideias iniciais. Depois, o primeiro protótipo foi construído na Dinamarca, enviamo-lo para o nosso showroom em Londres. Usamos esse protótipo para obter feedback do mercado e entender o que era preciso ser feito para refinar a função e a forma antes de colocá-lo no mercado. Quase um ano depois, o The Private Sofa nasceu como um produto completo de nossa pesquisa e desenvolvimento com a comunidade comercial de design de interiores de Londres. VEJA TAMBÉM: Curso Rápido de Desenho Urbano no SketchUp e ARCHLine.XP Onde é que vê mais valor no SketchUp? A maioria dos designs de nossos produtos está disponível em vários tamanhos e acabamentos que podem ser configurados para o projecto específico de um cliente. Quando começamos a vender mesas de salas de reunião, por exemplo, percebemos que é uma vantagem permitir que os clientes escolham o seu próprio tamanho. Podemos visualizar e configurar as tabelas do nosso design existente para atender exactamente às necessidades dos clientes. É aqui que usamos o SketchUp todos os dias. A nossa equipa de vendas de dez pessoas usa o produto. Como os nossos produtos podem ser feitos sob medida, comunicamos detalhes como o posicionamento das pernas, a divisão de tampos numa mesa e a integração da electricidade. Se o cliente quiser um detalhe de borda específico, podemos ver isso. Isso tem de ser visível rapidamente para que possamos obter o compromisso dos nossos clientes e para que todos estejam sincronizados. A nossa mesa Forum, por exemplo, possui uma geometria bastante simples, que se presta à rápida personalização do produto. Podemos redesenhar essas mesas com muita facilidade para ajustar ao tamanho desejado pelo cliente. Enviamos esses desenhos de volta aos nossos produtores na Dinamarca quando fazemos os pedidos. Isso permite-nos sincronizar muito rapidamente com os produtores e fabricantes antes que um pedido seja feito. É aí que encontramos o maior valor do SketchUp para os nossos negócios. Mencionou que a Icons of Denmark contribui para a peça de design de interiores de um projecto. Como é esse fluxo de trabalho? Muitas vezes, somos convidados a apresentar os nossos produtos em cooperação com um arquitecto. Da mesma forma, às vezes colaboramos quando o arquitecto precisa de alguma inspiração para uma determinada configuração e isso geralmente exige um tempo de resposta rápido. Aqui, o SketchUp permite-nos desempenhar um papel no trabalho do designer, não apenas montando um sofá, mas na verdade montando uma configuração completa dos nossos móveis e visualizando-a juntamente com as propostas dos nossos colaboradores. VEJA TAMBÉM: Guia Completo da renderização de espaços exteriores no SketchUp PodiumNesse caso, levaríamos um estudo de um designer de interiores ou arquitecto, sugerindo algumas ideias para o espaço com nossos produtos e preparando uma proposta para o layout do espaço. Isso não mostra apenas os nossos produtos individuais, mas mostra como os produtos funcionarão in situ numa escala maior. Quando se trata de design de interiores, acho que é aí que alguns dos nossos produtos realmente se destacam. Por exemplo, o sofá EC1 é um sofá modular. Você pode brincar com as diferentes peças deste produto, alterando-as de acordo com o espaço em que está. E isso é tão importante para nós quanto as duas maneiras anteriores que mencionei para usar o produto. Você quer o produto num determinado tamanho, mas também numa determinada forma e posição. Acho que é por isso que o EC1 provou ser um dos nossos produtos mais populares na 3D Warehouse. Como é que colabora entre as diferentes ferramentas de design da sua equipa? Além da nossa linha de sofás, os nossos outros designers de produtos trabalham no SolidWorks. Independentemente do fluxo de trabalho dos designers de produtos, tudo isso é alimentado por arquivos DWG, o que nos permite trabalhar num formato que possamos ler e entender rapidamente. É aí que o SketchUp se torna o ponto em comum. Sempre solicitamos aos nossos designers de produtos que estão a trabalhar no SolidWorks que nos forneçam um ficheiro DWG. Em seguida, podemos trabalhar para criar modelos do SketchUp para partilhar via 3D Warehouse ou usar-nos quando configuramos ou usamos os produtos in situ. Para exportar, é extremamente útil para nós que possamos criar instantaneamente DWGs como arquivos 2D ou 3D dos produtos que projectamos do zero. O SketchUp oferece uma vantagem de compatibilidade entre todas as partes interessadas com as quais trabalhamos. Onde podemos encontrar mais exemplos de seu trabalho? Sobre a Icons of Denmark Desde a sua fundação em 2009, a Icons of Denmark ficou conhecida como a casa londrina da Danish Design para interiores comerciais. Comprometida em trazer o melhor do design dinamarquês para o mercado de interiores comerciais no Reino Unido e além, Jesper e a equipa da Icons of Denmark trabalham em conjunto com um círculo de designers e artesãos talentosos que têm um profundo fascínio pela beleza refinada, materiais naturais e funcionais de que os dinamarqueses se orgulham.
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Alexandre RibeiroArquitecto e especialista em Software CAD. CEO da Ibercad desde 2005. Histórico
Março 2025
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